diz-me com quem andas
O que tem vindo a público sobre os três responsáveis máximos da Universidade Independente de Lisboa é demasiado mau para acreditar.
O facto é que nenhum destes responsáveis, se escusam de lançar os mais grosseiros ataques mútuos, numa “peixeirada” difícil de imaginar em personagens com as responsabilidades destes senhores.
Como é possível que homens deste carácter possam encontrar-se à frente de uma escola superior?
Juntando este a outros casos vindos a público ultimamente, chegamos à conclusão de que os governos responsáveis pela abertura destas “universidades” não tiveram os devidos e indispensáveis cuidados. Conhecemos bem que estas “universidades” deram cátedras a muitos ministeriáveis e que terá havido nestas 2universidades" muitas facilidades na obtenção de cursos superiores por parte de personalidades oriundas das clientelas partidárias. Será que bastaram estes interesses da nossa classe política para que ela se deixasse corromper ao ponto de distribuir alvarás a torto e a direito a qualquer pretensa universidade que se apresentasse a solicitá-lo?
Uma destas sombrias personagens, o reitor da Universidade Independente de Lisboa Luiz Arouca, aparece agora a tecer os mais rasgados elogios a José Sócrates, numa entrevista dada ao 24 Horas em 28.02.07, «O nosso primeiro-ministro terminou o curso com 16 valores. Talvez nunca tenha ouvido Beethoven ou lido Goethe, mas é um tipo brilhante, de rápido raciocínio e inteligência prática».
6 Comments:
Ora ....e esta...ehm !!!!
Tenteirei resumir o que penso. A questãom não é procurar os responsáveis específicos pela abertura destas Unuversidade, mas sim os responsáveis por esta mentalidade que privado igual a Deus, púbico iguala a inferno. mPor outras palavras que a regenaração de Portugal e da sociedade passa pelo privado, bom ou mal,mas pelo privado, e não pelo bom público, isto é, pelo espírito do público, isto é que nem é propriedade, mas sim público, sem dono como eram, os baldios.
Está provado é que ainda há bens que não podem ser entregues à gula do privado. E quando assim é temos de intervir TODOS.
E que fique bem entendido que eu não sou nada tendente a colectivismos.
Mas também não sou nada tendente a ser esbulhado por espertezas saloias de habilidosos individuais : Estes quando não sabem viver com gente terão de viver fora ! É uma questão de opção !
Como no antigamente ....só levava no nariz quem queria....porque avisados eram...
Assim, quanto a EDUCAÇÃO....temos de saber quem é que anda a ensinar e o quê....
Não pode haver sociedades escuras...têm de ser todas muito claras . isto é, registadas e aprovads por NÓS ...leia-se Ministério da Educação ou Das Universidades ou lá o que seja....!
E o mesmo se passa com a SAÚDE !!
Não é só porque está na Constituição !
É muito simplesmente porque NÓS....o POVO quer !!!
O Quê ???
O Povo tem de ter acesso aos cuidados de saúde garantidos pelo Estado...porque pura e simplesmente as pessoas individualmente não têm dinheiro para pagar esses cuidados médicos e medicamentosos.
Isto só não vê quem não quer.....
Já andàmos muito para agora deixar perder o que já se ganhou com muito sacrifício!!!
E não é suficiente a existência de cuidados prestados pelo privado porque ninguém ( ou muito poucos ...) consegue suportar os custos - os prêços das consultas....dos medicamentos ...dos internamentos e restantes actos médicos....Por ex.º quem pode pagar um transplante...ou uma cirurgia com internamento por três ou quatro dias...numa Clínica Privada? E o conjunto de exames complementares e de diagnóstico ? RX...tacs....análises....etc...etc....
Já escrevi há uns tempos neste Blogg qualquer coisa de parecido com o que hoje ( 04.03.2007 ) o Jornal de Notícias noticia......" Mudanças na Saúde abrem o apetite a grupos privados....Saída de serviços públicos de localidades cria oportunidade de negócio.."
" Privados aproveitam encerramentos na saúde..."
..." À espreita. Ou já a aproveitar portas abertas pela saída de serviços públicos. Mirandela, Vila Nova de Cerveira e Mealhada são três exemplos do interesse que operadores do sector privado e social demonstram pelo redesenhar do mapa de Saúde....."
Será que acabando com assistência pública ou reduzindo-a ficaremos entregues a uma única saída que é o recurso a serviços de iniciativa privada que não poderemos utilizar porque pura e simplesmente não temos dinheiro para pagar ?
Isto apesar de se poder dizer que a zona está servida ? E quando digo não temos são os que não podem ....já que haverá sempre alguns poucos que possam recorrer ao privado ( ou este não se instalaria )....mas a maioria ficará sem assitência
E como ? .....mesmo Jornal e edição...." não compensa ir para os Hospitais da Universidade de Coimbra ( HUC ), não pelos profissionais que lá trabalham, mas pelo tempo de espera. Mais vale pagar aqui os 15 euros".....explicava F...., cuja sogra com uma dor na coluna estreou o serviço.."
Com se vê é fácil a adapatação....claro até que se pode....mas.... e a cirurgia à coluna ?...ainda permite a adaptação ?....porque aí já não são só os 15 euros e....quem tem consegue a cirurgia mas quem não tem....aguenta !
E quanto custa uma consulta de especialidade ( €75,00 ou mais....)
E ....se não expliquem-me : porque será que o privado se instala nos sítios de onde sai o SNS ( Serviço Nacional de Saúde ) ?
O resultado pode ser este: Na localidade X, onde havia o SNS está agora garantida assistência ( Clínica,médica...etc...) porque há privado...só que uns podem pagar e têm essa ssistência...a maioria não pode pagar não tem pura e simplesmente assistência...
Ou será que eu estou a ver tudo ao contrário ?
Por falar em espera nos Hospitais ...já que agora há tanta estatística e tanto estudo.... será que haverá algum que ....nos possa mostrar qual o custo médio de uma consulta num Hospital Central por exº de clínica geral, considerados não só os custos do hospital( médico... enfermeiro...pessoal administrativo e auxiliar...infraestruturas, material e outros custos de consumo - água, luz, gás, ....etc.... mas ainda os custos de transporte e tempo gasto pelos utentes desde que saem de casa ... até regressarem ?
Era interessante.....
e ...melhor ainda.... por tratamento...que não raro exige várias consultas....todas com os mesmo custos de transporte ( táxi...ambulância...e outros meios...) e de tempo gasto pelo doente e..... acompanhante.
Será que se sabe qual é o tempo médio de espera de uma consulta...não, não me refiro à marcação...mas desde as 09H00 que( em geral é a hora marcada para a consulta ) até ser atendido , em regra entre as 12h00/13h00 ?
E quantos doentes são marcados para a mesma hora ? Em geral... todos !!!!
Por acaso era bom que se conhecesse algum estudo sobre isso para irmos estudando enquanto esperamos ( ...na sala de espera com mais um magote de doentes todos de senha no bolso... ) pelas consultas....aos Srs. Drs...
Que diabo...! Um serviço gerido por gente Universitária com habilitações superiores... considerados pela Sociedade.... e não conseguem fazer uma escala por forma a atender cada doente à hora que lhe foi marcada....
Postar um comentário
<< Home