sexta-feira, março 16, 2007

Irresponsável, senhor Sócrates...

Causa-me alguma surpresa, as palavras de Manuela Ferreira Leite, ao vir a público desdizer as propostas do seu líder de partido Marques Mendes anunciadas em recente intervenção política. Não tanto pelo facto do manifesto de uma opinião discordante mas, porque a questão em causa estar longe de ser considerada indiscutível.
Compreendo no entanto e de certo modo, este ímpeto, este desejo de Ferreira Leite em se mostrar solidária com Sócrates relativamente ao não abaixamento de impostos.
Afinal, tanto o actual ministro das Finanças Teixeira dos Santos, como ela própria, quando no anterior governo ocupava idênticas funções, praticam a mesma politica e a mesma receita, na tentativa de atenuação do Défice Público, só se distinguindo pela expressão que deram às suas medidas.
Essa politica, comum aos dois governos, resumia-se a tentar combater a Despesa Pública com o aumento da Receita Pública através do agravamento de impostos e da redução das condições sociais dos cidadãos.

Ferreira Leite aumentou o IVA de 17 para 19%, Teixeira dos Santos aumentou o IVA de 19 para 21%; Ferreira Leite congelou salários, Teixeira dos Santos congelou salários; a Despesa Pública Corrente do Estado (DPC) aumentou com Ferreira Leite, a DPC aumentou com Teixeira dos Santos. Só diferem em termos de escala. Mas tanto Ferreira Leite no passado como Teixeira dos Santos no presente se mostram incapazes de combater com eficácia o verdadeiro monstro da economia nacional, o excessivo valor da DPC. Se é certo que a anterior ministra viu subir ano após ano a DPC, o ministro de Sócrates foi incapaz de diminuir em 2006 esta despesa. Gastaram-se mais milhões de euros em 2006 com a DPC do que em 2005.

O verdadeiro desígnio nacional de qualquer governo será seguramente fazer regredir a DPC para valores aceitáveis.
A diminuição do Défice Público sem a diminuição da DPC significará sempre novos aumentos de impostos e mais cortes nas condições sociais da população e no Investimento Público. É esta a política do actual governo.
Mas com os brutais agravamentos dos impostos e os não menos brutais cortes sociais (encerramento de maternidades, hospitais, congelamento de salários, aumento das taxas moderadoras, etc) e a redução não menos drástica do Investimento Público, terá o governo conseguido um acréscimo de Receita Pública de 1,5% do PIB para além do previsto em Orçamento de Estado.
Menos de metade destas verbas já arrecadadas dariam para descer o IVA para 19% e o IRC para 22%. E sabendo quanto grave se torna para o desenvolvimento económico o IVA e o IRC demasiado elevados, as propostas do PSD são a meu ver justificadamente correctas e oportunas. Seria certamente um estímulo interessante para a nossa economia que tarda em arrancar.
Irresponsável, senhor Sócrates, será não combater a Despesa Pública Corrente e deixá-la sem freio. O Défice Público deverá ser diminuído não à custa de impostos ou redução de Investimento ou cortes sociais, mas antes com a redução efectiva da Despesa Pública Corrente. E isto é o que o senhor e os seus ministros se mostram incapazes de realizar.




7 Comments:

Blogger Laurentina said...

O amigo Arrebenta dos “TheBraganza Mothers” lançou o desafio para se Iniciar uma corrente de Blogues, subordinada ao tema: "AS DEZ MELHORES IDEIAS PARA CORRER COM ESTES GAJOS RAPIDAMENTE DE CENA!...Uma listagem dos “gajos” pode ser encontrada [AQUI]

Regulamento:
Cada blogue escolhe cinco blogues seus vizinhos, para espalhar a propaganda, referindo a sua origem, "The Braganza Mothers".
O desafio é breve e deve repetir apenas o pontapé de arranque do concurso: lançando a frase escolher "AS DEZ MELHORES IDEIAS PARA CORRER COM ESTES GAJOS RAPIDAMENTE DE CENA!..."
A seu tempo, se abrirá uma caixa de votações, para levar a cabo a ideia.
Propõe-se para data limite o dia 25 de Abril de 2007, único dia em que, durante 100 anos, os Portugueses do séc. XX conseguiram fazer qualquer coisa que se visse.

Se desejares entrar na corrente, estás convidado.
abraço
Beijão grande

10:01 PM  
Blogger Consciência Critica said...

Boa análise. De facto eles não querem entender que a mola real para o florescimento da economia, está para além da elementar e simplista solução de acréscimo tributário. Um fortissimo empenho ao desenvolvimento economico, e consequente redução do deficit só será possivel através de mais investimento, o que por seu turno só será possivel com o desagravamento fiscal... Além de reduzir a despesa pública e de não contratar... 2373 cargos para os boys...

11:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Sócrates é o maior, agora já nem preciso de atestado médico para ir às aulas de natação.

1:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Devia ser de estranhar, mas a mim não me causou nenhuma surpresa. Vejamos, Ferreira Leite é uma invenção de Cavaco Silva, aparece pela sua mão com a recomendação que era muito competente e as credencias de ter publicado qualquer coisa, sobre fiscalidade, numa edição da Gulbenkian. Vai para as Finanças, Secretária de Estado, onde afinal não foi muito precisa, pois pouco tempo depois salta para a Educação, substituir Couto dos Santos, acabadinho de levar com o chuto no sítio depois de ter feito todo o trabalho “sujo” que Cavaco lhe tinha mandado fazer e o que é curioso, mas não misterioso, é que sai dali, ela, com boa fama, bastou ficar quieta com uns laivos de apaziguadora. Rapidamente, pelas mãos do inventor, passa para a nobreza política, com o título de Marquesa.
Por identificação de feitios ou vassalagem, copia o protector.
Vamos ao protector, assim só por alto, trai Sá Carneiro, trai Fernando Nogueira, antes Couto dos Santos, depois Santana Lopes, agora Marques Mendes (ela nunca teria dito nada se o outro não a tivesse mandado dizer) e claro, trai o PSD e cá para mim começo-me a inclinar (estou a seguir isso de perto) também o País pois a verdade é quie nada faz, nem diz, para travar os Andeiros que se passeiam por ai.

5:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro JOÃO

É forte..mas a verdade é sempre dura....

Viva Portugal !!!!!

12:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pode ser que se aprenda que esta vida não é só feita de seguidismo....

Realmente é bem verdade ...às vezes aparecem assim uns ilumninados repentinos que ninguém sabe donde que até a gente fica parvo a olhar....como é possível.....

FINALMENTE !!!!

Concordo com
Marques Mendes.....muito bem toda a gente tem opinião mas..." quem dirige o Partido sou eu "...

Se não fôr assim adeus Marques Mendes....por isso força.....e quem não gostar...o que para aí há mais são Partidos.....

1:00 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Laurentina. Toda a minha simpatia pela idéia, no entanto não creio ter "vizinhos" disponíveis. A minha solidariedade toral para convosco,

Consciência critica. Sem dúvida que a redução da Despesa Pública Corrente sem cortes sociais ou aumento de impostos será a única saída económica viável. Mas não será pedir o impossível ao PS sendo ele o principal responsável pelo aumento desta despesa (DPC)aquando da governação Guterres que deixou um Défice Anual Crónico de mais de 3% do PIB, que actue neste sentido?

João. Sou igualmente muito crítico com a postura de Cavaco Silva face a esta desgovernação de sócrates.

Anonymous. Na verdade nos partidos vê-se cada vez mais um seguidismmo - oportunismo acrítico.

7:34 PM  

Postar um comentário

<< Home