sábado, março 31, 2007

Os filhos do 25 de Abril(II)


Dos jornais de hoje

Segundo uma "auditoria aos gabinetes governamentais" ontem revelada pelo Tribunal de Contas, e que abrangeu os governos de Durão Barroso, Santana Lopes e o primeiro ano do actual governo de José Sócrates, "as despesas [dos gabinetes governamentais] com transferências correntes totalizaram 12,5 mil milhões de euros”.

O Tribunal distribuiu estas verbas por anos, no período abrangido pela auditoria: 3,5 mil milhões em 2003 (governo de Durão Barroso); 4,2 mil milhões em 2004 (metade Durão, metade Santana); e 4,9 mil milhões de euros em 2005 (nos primeiros três meses Santana, depois Sócrates).

Numa "prática sistemática e anómala de, ao longo do triénio, de se inscrever, como despesa dos gabinetes governamentais, verbas muito substanciais, destinadas a ser transferidas para as mais diversas entidades, públicas e privadas, estranhas a qualquer tipo de apoio aos gabinetes governamentais e sem a mínima contrapartida para os mesmos"...

Entre Janeiro de 2003 e Dezembro de 2005, os gabinetes governamentais movimentaram, em "práticas sistemáticas e anómalas", e muitas vezes "sem a mínima contrapartida", verbas quase quatro vezes superiores ao custo previsto para o novo aeroporto da Ota, que é de 3,1 mil milhões de euros.

37,9 milhões de euros foi quanto os três governos pagaram por estudos, pareceres e projectos a empresas de consultores e escritórios de advogados.
Nos governos liderados por Durão Barroso, Santana Lopes e José Sócrates foram contratados assessores sem limites pré-fixados, com critérios de selecção nem sempre claros e com remunerações atribuídas sem ter em conta as funções para as quais foram contratados. O Tribunal de Contas fala de colaboradores a ganharem mais do que o próprio ministro a quem foram ajudar e alguns com ordenados superiores ao do primeiro-ministro.
José Sócrates foi o primeiro-ministro do triénio em causa que mais nomeações fez para o seu gabinete. O Tribunal de Contas imputa-lhe 148, enquanto Santana Lopes tem 80 e Durão Barroso 62.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Em primeiro lugar ( ou.... first of all...)
1 - Gosto mais da porca do 25A com os chupas todos na mama de cú para o ar.
2 -Não percebo porque é que nós perdemos tanto tempo sempre a discutir coisas grandes como OTAS e TGVs e Desempregados quando qualquer Gabinete gasta mais do que essas ninharias....em assessorias....etc...
3- O Tribunal de Contas bem pode fazer contas.....porque há sempre um buraco por onde os mamões passam ....e depois se necessário fôr até se fazem uns comunicados e nós ficamos até sem saber quem tem razão....o Tribunal ou os fiscalizados....por isso,
4 - Só me resta ter a esperança de ser também contratado para um parecerzito ( até nem precisa de ser muito complicado.....) desde que dê para um JEEPzito....ou mesmo qualquer posição em condomínio da moda.....
....é que a porca já tem as tetas todas ocupadas

1:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

Está tudo muito bem....e agora para que serve nós sabermos isto tudo....?

Quais são as consequências do judiciosamente observado ?

1:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olhe sabe que mais....? Vou mas é preencher o meu IRS on line....que é o que está a dar : pagar impostos...quanto mais melhor...até rebentar.....para diminuir o déficit....depois já ficamos bem...não é uma gracinha isto tudo ????

1:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

Há uma coisa que o SALAZAR fez: foi pôr a malta toda ( ou quase toda ) a pagar impostos.
Ora trinta anos depois do 25 A a democracia ainda não conseguiu....o quê ??...!!....( Acabar com os impostos....é ?)Responda....responda..... meu amigo que é um democrata......

1:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

A porca ....quando der por ela já ficou sem têtas.....

12:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pela posição - uns por baixo.... outros com a perna por cima....outros de lado....e vergados...ou de joelhos....outros de barriga para cima ...quase que dá para conhecer os filhotes ....mas claro que nestas coisas a cara nunca se vê bem ....e ...assim é sempre muito difícil.....!

12:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Anda tudo ao mesmo....chupa....chupa !!!

1:56 AM  

Postar um comentário

<< Home