segunda-feira, julho 16, 2007

A VITÓRIA DA ABSTENÇÃO


Vivemos num regime de corrupção institucionalizada. Quando para qualquer cargo da Administração Público, do mais humilde ao mais elevado, prevalece como critério único, a nomeação politica, o cartão partidário, e deixa de ter qualquer valor o curriculum e as aptidão para o lugar, o regime que assim procede é um regime corrupto.
Em Democracia nenhum cidadão pode ser preterido para qualquer lugar público, por razões de cor da pele, das convicções religiosas ou ideológicas. Em Portugal o acesso aos lugares do Estado é reservado apenas para os militantes do partido do poder. Nada mais conta do que a cor do cartão partidário. Isto não é outra coisa senão a corrupção do Estado ao seu mais elevado nível. È um regime corrupto. O cidadão confrontado com tal situação só tem um caminho, alterar o próprio regime. E uma das formas de alcançá-lo é mostrar o seu descontentamento nas eleições através da Abstenção. O voto do cidadão, em qualquer dos partidos do poder, não altera em nada o regime em que vivemos, uma vez que qualquer deles pratica a corrupção politica. Votar num ou noutro, será apenas alimentar a ilusão de que vivemos num regime democrático, de igualdade de oportunidades e tardar a alteração de regime. O povo de Lisboa demonstrou com o elevado número de Abstenção compreender bem este estado de coisas. Em próximas eleições estou certo, os cidadãos darão aos políticos resposta semelhante.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

.Caro Rui
Sem dúvida, o que se passou foi um sinal muito forte.
Se a abstenção corresponder a uma posição consciente e não a mero desinteresse, assistir-se-á a uma maior participação das pessoas em outras formas de protesto e afirmação. Se assim não for ficará como um sinal de uma descrença, que é necessário consciencializar, pois caso contrário poderá ser aproveitado para derivas perigosas, de entre elas as controladas pelos grandes interesses. Repare como todos eles passaram por cima do sinal, como cão por vinha vindimada, pouco se importando com o facto de representarem muito pouco, regozijando-se com as suas vitórias, as suas semi-vitórias e até com as quase vitórias.
De qualquer modo vamos caminhando e sem dúvida que é necessário mudar de sistema, este esgotou-se e esta bloqueado.

10:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Subscrevo, na íntegra, tudo quanto diz.
Parabéns.

11:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

JOÃO

Estou de acordo, o regime deu o que tinha a dar....os velhos arrumaram...os novos estão velhos...fica o nada.....

JOSÉ

12:11 PM  

Postar um comentário

<< Home