terça-feira, outubro 16, 2007

a festa do PS e do seu Défice continua


Com grande estardalhaço anunciou o Governo que o Défice de 2007 baixará para os 3% do PIB. Teixeira dos Santos e Sócrates apregoaram durante a semana, quanto de eficaz se mostrou a sua política de combate ao Défice. Naturalmente que se trata bem mais de um acto de propaganda puro e simples, do que a demonstração séria do modo como tal meta será porventura atingida.

Na verdade, com o recurso a receitas extraordinárias, será sempre possível a qualquer governo, reduzir o Défice para a percentagem que muito bem ele entenda. Assim, se o Défice real de 2007 for de 5,1%, por exemplo, bastará uma arrecadação de receitas extraordinárias de 2,1% para se atingir os 3%. Se o Défice real não ultrapassar os 4,6%, então bastará uma receita extraordinária de apenas 1,6%.

Com o recurso, que o PS tanto criticava em governos anteriores, às receitas extraordinárias teremos sempre a fatiota à medida do seu dono.

A imposição do Défice máximo de 3% do PIB pela UE, torna-se assim uma norma absolutamente inútil e enganadora sobre o estado da economia dos países, ao contrário do que se pretenderia. A UE, ao continuar a aceitar que no apuramento das contas sejam contabilizadas as receitas extraordinárias, permitirá sempre a apresentação pelos governos de Défices irreais, que não reflectem o verdadeiro estado das suas economias.

Se o objectivo é pretender um controlo económico dos Estados membros, então que os resultados dos vários Estados não sejam mascarados com as receitas extraordinárias. Só sem o somatório das receitas extraordinárias seria visível e rigorosa a apreciação económica dos Estados.
No caso do nosso país, o tal Défice de 3% do PIB agora anunciado, não passa de uma miragem, e só será por ventura atingido com o recurso a receitas extraordinárias (venda de património, dívida pública, desorçamentações e outras manipulações orçamentais) que, por enquanto, não sabemos qual o seu valor total.

Não é crível para ninguém, que de 5,3% de Défice Público real em 2006, se passe num ano, para um Défice de 3%. Que acredita quem quiser.

(Para quem duvide ainda dos 5,3% de Défice para 2006, recordamos as receitas extraordinárias arrecadadas em 2006 - antecipação de impostos sobre o tabaco (300 milhões), vendas de património (439 milhões), dividendos extraordinários e antecipados (REN-60 milhões), dividendos extraordinários (GALP-124 milhões, recuperações de créditos líquidas de adicionais da operação de titularização (1.198 milhões), o que dará, tudo somado 1,4% e assim, para valor real do Défice, 5,3% do PIB).

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O Défice que "entrou" ilegalmente no país, foi um LADRÃO que nos apareceu.

Para "alimentar" esse abominável vândalo, OS do governo "vestiram-se" de heróis para fazer frente e controlar o pestilento monstro.

E, pelo modo mais rápido, eficaz e com resultados "muito" positivos, foi assim : fecharam-se escolas, hospitais, embaixadas, consulados, criaram-se fórmulas para absorver o "quase nada" que o povo possuía, aplicaram-se impostos e mais impostos, deixaram jóvens recém formados ao abandono, etc., etc. ... tiveram que mentir ... tudo para alimentar o maldito Défice.

Com tanta alimentação o tão badalado Défice deve estar demasiado obeso, como gordos estão os que "dizem" controlar o bicharoco.

Todos nós temos muito que agradecer aos "heróis" do governo por terem poupado o fecho das portas dos cemitérios ... que "ainda" estão abertas ... até que a despesa pública desça ...

10:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cá por mim sinto que estamos no bom caminho....é só ir ao Supermercado e trazer umas receitas extraordinárias e pronto...está tudo ao point....

10:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Conhece aquela do pobretes...mas alegretes ...?

.....é assim ....a modos como aquela..... dos dois milhões de miseráveis....mas com déficit certinho.....e penteadinho.....

...ainda se nós fôssemos bons estudantes...mas nem isso....!

....alguém acredita que por aqui na ponta da Península há uns tipos....bem comportadinhos...???...

......ainda por cima com umas notícias que vão saindo sobre igualdade no crédito....que anda mesmo mal parado....

Cala-te boca...bico calado...

...É preciso é ter o deficit controlado.....


Porra !!!...vou emigrar lá para trás ...trinta e tal anos atrás.....

Também era assim....? ou o homezito corria com a maralha a pontapé ..??

10:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom....à volta dos 20% vivem na miséria ou lá o que é ....e quantos vivem .....na quase miséria ??????

....há por aí uns catitas que lá porque andam de avião privado para ir cortar o cabelo.....pensam que é preciso é ir pró mercado....

.....começo a perceber o que é que quer dizer mercado...!

11:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger....você que é pessoa culta e... nada asinina...acha que ainda terei alguma esperança que me perdoem uma dívidazita ....ou será que não passo da senha amarela....?

Dizia-me há uns tempos um amigo meu...que quando nós pensamos que já vimos tudo....ainda nos aparece alguém a pedir licença para instalar uma autoestrada na ponta da chaminé

Está bem visto... ou será que eu é que já estou a caminho....da chonezice???

11:08 PM  

Postar um comentário

<< Home