terça-feira, dezembro 11, 2007

Socialismo ou Democracia Social?


“A parcela de riqueza que é destinada aos salários é actualmente a mais baixa desde, pelo menos, 1960 (o primeiro ano com dados conhecidos). Em contrapartida, a riqueza que se traduz em lucros, que remuneram os detentores do capital, é cada vez mais alta”. A lógica da evolução económica só tem assim, este único sentido - o agravamento, ano após ano, das condições de vida dos cidadãos.

Será entãoque o Homem se conforma com este “empobrecimento” relativo continuado ou, ao contrário, buscará uma nova alternativa mais igualitária?
Certo que as doutrinas marxistas e leninistas de emancipação do homem face ao capitalismo e ao imperialismo, redundaram num fracasso clamoroso. Ao considerarem no desenvolvimento económico e social, como factor principal e único, o colectivismo, desprezando em absoluto o factor individual, as sociedades erguidas e regidas por tais princípios, engendraram dentro de si tais contradições que acabaram por implodir e desacreditar na pratica as teorias em que se apoiavam. Tal não significa que as teorias económicas do desenvolvimento capitalista de Marx se mostrem erradas e, ou, ultrapassadas. Bem pelo contrário, o mundo cada vez mais parece dar-lhe razão. A “globalização” não é mais do que o imperialismo por si caracterizado há mais de um século. As oligarquias financeiras que governam o mundo uma constatação. A corrida dos países imperialistas aos recursos de países do terceiro mundo (petróleo), com utilização da violência quando necessário, uma evidência nos dias de hoje.

Oponho, ao primado do colectivismo, advogado pelos comunistas, a junção dialética do colectivo e do individual. O homem encerrará em si, em permanente contradição dialética, o ser colectivo e o ser individual, sem que qualquer um predomine sobre o outro. Sendo o homem capaz de apresentar o maior dos egoísmos, não é menos verdade que ele poderá demonstrar uma solidariedade extrema. Do egoísmo na estrada de um condutor para com outro, o mesmo homem, é capaz de arriscar a vida para salvar um desconhecido que se debate nas ondas. O homem vive nesta contradição permanente. O ser social não deve ser erguido a uma categoria superior com desprezo absoluto do ser individual. Os dois coexistem em unidade dialética, sem supremacia de qualquer um sobre o outro. Ao considerar o ser social como categoria única, a filosofia marxista abriu caminho às doutrinas leninistas de emancipação do homem através da luta de classes e da ditadura do proletariado e ao aparecimento dos países socialistas. A História provou o erro destes princípios da filosofia marxista e leninista e da ideologia Socialista.

Será a Demcracia Social a ideologia que encerra em si, que incorpora, o princípio da unidade dialética entre o ser social e o ser individual, tendo como expressão de Estado a Democracia Politica, um homem um voto e a vontade politica dos cidadãos expressa nos resultados de eleições democráticas e numa participação activa e constante que assegure um controlo social permanente sobre as instituições e as organizações sociais públicas e privadas.

12 Comments:

Blogger Carlos Sério said...

Ao meu amigo "anonimos" que terá ficado "confuso", digo eu, com o meu Post de ontem.
abraço,
ruy

7:49 PM  
Blogger Laurentina said...

Com toda a humildade do Mundo venho oferecer-te um selito feito com muito carinho.
Dou aos amigos.
Se decidires aceitar é só ir la a casa buscar.

Beijão grande

10:03 PM  
Blogger José Lopes said...

A designação do modelo de sociedade induz muitas vezes em erro quem fala desses mesmos modelos. Nos nossos dias há quem se arrogue de um título qualquer mas na prática aja de modo contrário.
Com ou sem socialismo ou social democracia nos nomes dos partidos, o que os caracteriza é o nível de vida dos cidadãos, a confiança na protecção social proporcionada na infância, juventude, velhice, emprego, desemprego, na igualdade perante a lei, na liberdade de expressão, na justiça, na saúde... .
Os cidadãos querem governos justos, e que não usem da mentira ou de qualquer outro sofisma para mascarar a verdade.
Há países que chegaram mais perto deste estágio de bem estar e de justiça, e até são por vezes mencionados como exemplo, mas infelizmente só para o que interessa fazerno momento.
Cumps

10:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Ruy:

Vamos por partes:

Não fiquei confuso....e a minha ida à livraria...só se entende ....dada a enorme confusão em que vivemos por todo o Mundo....e a dificuldade de raciocínio ...talvez por alguma novidade que advirá....
....sempre assim foi...olhando para trás....

Quanto ao Post de hoje....concordo com a sua conclusão...mas o que está dito...pela profundidade ( á que já nos habituou) ...merece muito mais do que um simples desabafo....em uma linha....no Blogg.

Falta-me o ar para mais do que o desabafo

Um abraço

JOSÉ

12:52 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Laurentina,
agradeço-te o selito e por te teres lembrado do classepolitica. grande abraço,

oguardião,
tem toda a razão.Os partidos usam nomes que têm muito pouco a ver com as ideologias que dizem professar. Quando cito a Social-Democracia ou o Socialismo cito em sentido histórico, em modelos de sociedade, o que nada tem a ver com o nome dos partidos actuais. Os partidos actuais estão longe de satisfazer as aspirações da maioria das populações e vão iludindo os cidadãos com sofismas ou mentiras como diz.
abraço,


josé,
Na verdade entrei por caminhos, idéias alias amadurecidas um pouco antes da "perestroika", seguramente polémicas, já lá vão uns anitos, e que agora, esquemáticamente, coloquei no Blog.
abraço,

ruy

10:42 AM  
Blogger Espectadora Atenta said...

Parabéns mais uma vz Ruy!
Excelente Post!

10:59 AM  
Blogger Pata Negra said...

O comunismo implodiu, a social democracia está-se a desfazer.
Ter apenas esperança, quando não confio nos homens que têm o poder como ambição nem acredito no vizinho do 3º esquerdo, é já ingenuidade.
Gaita! vai subir outra vez o tabaco e o pão!
Um abraço de pensamento

10:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se fosse só o tabaco e o pão a subir....não era nada mau....

Sabe que esta coisa do cliente pagador.....é um bom princípio....também não me importaria se tivesse com que pagar as coisas ....ou

.....então também faço figura com os bolsos cheios de dinheiro...o pior é que estão cheios de ar...e então ....olhe amigo ...rio com eles....

Já viu algum teórico teso....?

12:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

É que esses...os tesos...só falam...falam...e não dizem nada....

Portanto viva o capital!

12:44 AM  
Blogger R said...

O comunismo morreu.

6:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Desculpem a minha ignorancia em que area se enquadra a politica deste governo ? Socialismo seguramente que não Social-Democracia não de forma alguma,sem definição nestas areas nem tão pouco com as ditas mais de esquerda fico confuso mas teria que se arranjar um qualquer enquadramento politico, como vivi no tempo da outra senhora durante 30 anos quase me esqueci da pide, da censura, das delacção do medo de exprimir os sentimentos politicos, começei agora a recordar como era com as vivencias do dia a dia actual ou estarei enganado ? só eu é que vejo o regresso ao passado com o posso mando e quero actual? peço ajuda

9:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu amigo enquadre como quiser, vou dar-lhe aqui umas dicas para o fazer:
Fecham-se urgencias,maternidades, escolas,tribunais que o Salazar construiu:
Os grandes grupos economicos abrem maternidades,hospitais particulares
onde o governo fechou:
Os direitos á saude á carreira ás diuturnidades que os funcionários adquiriram como complemento do seu magro salario, foram consideradas regalias e retiradas ou cogeladas:
As reformas foram reduzidas nalguns casos para menos de metade, qual será a reforma daqui a 40 anos de uma pessoa que tem agora 25 sabe ? não queira saber porque tem uma surpresa muito desagradável
e fica sem vontade de trabalhar.
Penso tê-lo ajudado. xau

9:38 PM  

Postar um comentário

<< Home