segunda-feira, janeiro 28, 2008

a corrupção do sistema


Neste charco pantanoso em que vivemos, num país de notícias enlatadas como qualquer produto do mercado, variando apenas de marca (Sic,Rtp,Tvi,…) onde se cultiva o “politicamente correcto”, que não é outra coisa senão a cobertura às cumplicidades entre políticos, será de algum modo agradável ouvir uma voz frontal de denuncia da corrupção instalada no País.
Marinho Pinho, bastonário da Ordem dos Advogados, com as denuncias que fez sobre casos concretos de corrupção, conhecidas de há muito e de toda a gente, porque há meses divulgadas pela comunicação social, sem que no entanto, tal divulgação merecesse a devida intervenção do ministério público, teve o mérito de colocar em sobressalto a nossa classe política e mostrar a rede de cumplicidades do nosso sistema político. Desde Marcelo Rebelo de Sousa, passando pelo governo, até Luís Filipe Menezes, todos se mostraram, em seus comentários, incomodados com as palavras do bastonário.

O caso da venda do edifício dos Correios de Coimbra, citado por Marinho Pinho, evidencia bem, a impunidade e a liberdade que goza a nossa classe política em suas altas negociatas. A Administração dos Correios vende, por cerca de 15 milhões de euros, o edifício dos Correios de Coimbra a privados que, no mesmo dia e no mesmo Cartório, o revende a outra entidade por cerca de 20 milhões de euros.
Este negócio, feito há meses, não suscitou quaisquer dúvidas a nenhum dos políticos (ou sequer ao ministério público), que agora se apressaram a criticar Marinho Pinho.

Por alguma razão as propostas de Cravinho contra a corrupção foram reduzidas a metade pelos deputados e, mesmo o que delas resta encontra-se em banho-maria, à espera sabe-se lá de quê.
O nosso sistema político é um sistema corrupto, e vem mantendo-se e perpetuando-se, devido apenas às cumplicidades de toda a classe politica.

9 Comments:

Blogger José Lopes said...

Eles são mesmo bons, nem um só se deu mal na vida.
Os portugueses é que são mal agradecidos e não confiam neles, vá-se lá saber porquê...
Cumps

9:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Comentar, só para dizer esfole-se por que se fosse noutros tempos a expressão seria à forca, não a alguém em particular, mas ao sistema. A questão é saber como por as forças em prontidão para correr com a segada
E de segada se trata, perante um gesto corajoso, diria (correndo mesmo o risco de ser insultado) patriótico, a reacção do sistema, através das suas figuras representativas, foi de incómodo.
Certamente que o saque não vem a limpo nos livros, eventualmente até muito pouco acabará por lá ficará escrito, mas que mesmo ao longe se ouve o tilintar do metal, lá isso, ouve-se.

10:31 PM  
Blogger Espectadora Atenta said...

Um verdadeiro pântano a situação da classe politica em Portugal. A realidade que todos sabemos e conhecemos normalmente termina em impunidade dos senhores que governam (e se governam) este país!
Abraço,

10:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estou perplexo ! Então a corrupção é crime ?

É que pensava que era legal !

E pensava que era legal porque nunca vi alguém culpado.

Meu Deus, como tenho andado enganado ! Peço perdão aos corruptos.

11:15 PM  
Blogger Rui Freitas said...

Ora nem mais, Caro Ruy,
Também eu fiquei estupefacto com a reacção dos líderes e representantes partidários a esta declaração do Bastonário da OA.
Que peca apenas por ser óbvia mas nunca ter sido provada. Sabemos agora porquê!

12:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Quanto ao cagaço...já se sabe....em véspera de chuva...é preciso arranjar capa.....


Tudo rapaziada com boa memória...

1:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

Só eu então de cada vez que vendo...perco dinheiro...!

....puxa...até já pensei que devo ser atrasadinho a fazer contas....

1:46 AM  
Blogger JOY said...

Estas acusações do Bastonário só podem ser novidade para quem anda distraido,atitudes menos claras têm sido mais que muitas,não passa despercebido a ninguém o desejo do governo de privatizar várias áreas do estado, não tenho dúvidas que depois os lugares nos concelhos de administração serão ocupados por antigos menbros do governo,lembram-se de Ferreira do Amaral.

Um abraço
JOY

8:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

O que o bastonário disse também eu o digo. Mandar tiros para o ar toda a gente o sabe. Agora é preciso ter "coisos" para apontar o dedo.
Agora pergunto se o bastonário não andará também à procura de mediatismo e/ou algum cargo na politica.
Há que concretizar os factos.
Também quero algum cargo pilitico neste país de merda e governado por sanguessugas. Infelizmente não tenho nenhum padrinho bom.

10:36 AM  

Postar um comentário

<< Home