sexta-feira, janeiro 25, 2008

o Estado como pessoa de bem


Honrar compromissos assumidos anteriormente; o Estado como pessoa de Bem; no entender dos nossos iluminados governantes, tornaram-se conceitos antiquados e desajustados à “modernidade” dos nossos tempos. Sempre que lhes dá jeito, a seu belo prazer, estes senhores rompem com os compromissos assumidos com a maior das ligeirezas.
Se a anterior gestão de uma Câmara fez um negócio que não agrada à nova gestão, vá de romper tais compromissos e tratar de forjar um novo negócio, sem qualquer preocupação com os custos que a nova operação acarreta ao erário público. E isto de gestão em gestão, de mandato em mandato.
Com a mudança de partido na gestão de uma Câmara, segue-se de imediato o rompimento dos negócios anteriores e a formulação de outros com novas entidades mais do seu agrado naturalmente. Não será o interesse público que determina estas mudanças de negócios, mas simplesmente o interesse dos políticos e dos partidos onde são filiados.

O mesmo se passa com os governos do País. A primeira preocupação de um qualquer ministro logo que empossado, é jogar no lixo todos os projectos do seu antecessor independentemente do seu valor ou do estado adiantado em que se encontram.

Os partidos tornaram-se assim corpos sociais alheios ao interesse público que manifestamente desprezam, preocupando-se tão só, com os seus interesses de natureza clientelar e partidária. Os partidos não servem o Estado, antes, servem-se do Estado, que arrastam para o jogo dos seus negócios e privilégios. Se a motivação dos partidos consistisse realmente na prestação e defesa do interesse público, os governos deles saídos seriam os primeiros a respeitar os compromissos assumidos e a zelar pela dignidade, pela palavra, pela honra do próprio Estado.

13 Comments:

Blogger Zé Povinho said...

Os compromissos e a palavra dada pouco valem nestes dias que correm, em que a classe política já deixou de defender ideias e princípios, passando a defender interesses e transformando a política na arte do embuste. O interesse público demasiadas vezes invocado esconde quase sempre interesses mais obscuros e inconfessáveis.
Abraço do Zé

9:10 AM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

A palavra, os valores morais, tudo isso é já letra morta para os nossos políticos. Mas não são só os compromissos que eles não honram, não é só o dinheiro e tempo que desperdiçam. É um endossar de culpas permanente, e em cadeia, a quem governou antes.
Tanta ausência de dignidade é demais.
Um abraço

10:06 PM  
Blogger Espectadora Atenta said...

Caro Ruy
Mais uma vez, aqui tens um excelente post! Mas "palavra" é coisa que os politicos não tem e não respeitam. Esse tipo de valores para a nossa classe politica está fora de questão. Sinto que esta gente viola a cada instante o verdadeiro sentido da palavra dignidade...
Um grande beijinho para tí!

10:08 PM  
Blogger CHIC-HANDSOME said...

great week-end

12:14 PM  
Blogger cadeiradopoder said...

Palavra e honra são as duas coisas que os políticos não têm. Se o nosso Primeiro rompe as promessas e mente a dizer que não o fez, o que esperar das Câmaras Municipais deste país?

5:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Com a moda das nulidades.....

.....Não há-de tardar muito e ainda declaram a nulidade do tratado de independência do D. Afonso Henriques....

....lá que eles se fartam de falar uns com os outros e dizem que são oa maiores amigos...lá isso....não nos cuidemos e um dia destes acordamos a falar portucalês

5:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

É preciso é marcar a agenda...

......aliás ...nós andamos ao sabor da agenda....


...e alguns jornais e j....listas acham que tudo isto não passa de uma agenda de redacção...

olhe !!!! viva a República e siga o baile....

5:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Palavra....?!!!!

O que é isso ????

6:03 PM  
Blogger José Lopes said...

A política anda muito mal frequentada. Quais os valores defendidos por aqueles senhores na prática?
Cumps

8:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu até julgo que os políticos já dizem as coisas de modo a poderem dizerem que disseram...e que a final não era bem aquilo...está fora do contexto e o contexto está fora do que se disse....e por outro lado está a chover...o que sempre foi dito é que no Inverno sempre há um friozito...tudo depende da temperatura...e tal e coisa e coisa e tal...e assim....

.....Boa Noite vou mas é dormir e sonhar com ladrões.....

11:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quanto ao deitar para o lixo o que vem de trás....

...é que todos nos dizem que vão fazer num ano ou dois aquilo que durou séculos....noutros lados...

...por exemplo proibir de cuspir para o chão....proibir de fazer xixi atrás do pinheiro .....proibir de andar com a fralda de fora....proibir de falar alto ...tipo macaco....ou proibir de berrar pela Maria...que anda às compras no Shoppping e se afastou....proibir de chegar atrasado a uma reunião...ou ao cinema...ou para jantar....proibir de escutar a conversa do vizinho na fila do autocarro....proibir de dizer mal do trabalho do colega....que no mínimo é uma besta...proibir de dizer eu....proibir de evidenciar que o rico sou eu...e o lacaio és tu....proibir de pôr piriscas para o chão....proibir de ser carneiro vai com os outros....proibir de não saber quem é Mozart....proibir de ser vistas curtas....

...Eh rapaz.....acha que podemos acreditar nalgum político....??

12:38 AM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Ruy
Voltei a cumprimentar não apenas por cortesia mas sim por amizade.

A política anda muito mal frequentada, diz o Guardião e eu subscrevo também.

Um abraço

7:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Isto de compromissos dos políticos são como os ratos ...sempre virados para o lado do milho....e pão com azeite....

11:36 AM  

Postar um comentário

<< Home