quarta-feira, janeiro 30, 2008

Portugal é o sexto país mais pobre


Portugal é o sexto país mais pobre dos 30 estados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Segundo a organização, o PIB per capita nacional passou de 72%, em 2002, para 69% da média da OCDE, em 2005.

Atrás de Portugal, surgem na lista da organização a Turquia (27%), o México (39), a Polónia (47), a Eslováquia (55) e a Hungria (59).
Ao grupo de Portugal, segundo a estratificação da OCDE por PIB per capita, pertencem países como a República Checa, a Estónia, a Hungria, a Coreia, Malta e Eslóvaquia, estados com valores entre os 50 e os 74% da média da organização.

A OCDE fez, também, uma análise comparativa dos preços nos 30 países da organização. De acordo com as conclusões divulgada ontem, Portugal encontra-se 12 pontos percentuais abaixo da média, na comparação dos níveis de preços (88%).

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pois está bem....e quanto a remunerações de gestores da Banca...como é que estamos...?

E quanto a rapidez de enriquecimento ?....como é que a coisa vai...?

E quanto a capacidade de trasnformação... de ricaços...por ex.º há dez anos um teso...com 100 ou 200 contos/mês...quanto tem hoje ??

Que diabo...também não podemos ser assim tão pessimistas, devemos animar a malta e apresentar estatísticas mais optimistas...não acha...caro visitante...?

5:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger ainda agora estou a ouvir uns paleios na TV e só ouço falar é em proximidade...ele é hospitais de proximidade....escola de proximidade...ensino de proximidade ....

.....eu sei lá o que é que isso quer dizer..? por ex.º a Universidade de Paris não é escola de proximidade do aluno de Valmilhaços....mas a escola de medicina da Covilhão ....onde o aluno que queria ir para engenheiro....mas fica em medicina...já será...?

Que confusão na minha porta-miolo...

5:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger

Desculpe a minha dúvida...eu sei que faz um grande esforço ...

...mas como é possível que o PIB per capita nacional tenha passado de 72% em 2002 para 69% da média da OCDE em 2005 quando .....pelo que vemos...os crescimentos dos lucros bancários são aos montões de ano para ano ...e salários ...ao que se vê aí pelos jornais .....também não ficam nada a níveis que possam evidenciar dificuldades no quotidiano...ou mesmo necessidade de recurso ao crédito para a compra das couves na praça ou do fiambre na mercearia do Sr. António...?

...ou será que está a mangar connosco ???

5:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Além do mais...como toca a baixar o deficit...e como nós somos um deficit permanente..claro que abaixa tudo...até o PIB....

....só não abaixa é a fanfarronice de alguns catitas que por aí pululam....e juraram que não hão-de voltar a ser apanhados na curva...vai daí é encher aos milhões até rebentar....isto é, muito e depressa....

1:49 AM  

Postar um comentário

<< Home