terça-feira, fevereiro 26, 2008

Sócrates e as "reformas"


Num país democrático, será condição necessária para o êxito de implantação de “reformas” aos serviços da Administração do Estado, o esclarecimento, o diálogo, com os profissionais do sector da aplicação da reforma, de modo a chegar-se a um compromisso entre as partes. Porque se entende e bem, que será imprescindível o apoio maioritário dos trabalhadores para o sucesso de qualquer reforma. A vivência democrática será isso mesmo – o permanente diálogo social.

Esta, uma das razões porque em Democracia as forças profissionais se encontra legalmente organizadas. Só em regimes totalitários as reformas promulgadas não são discutidas com os profissionais do sector. Aqui, a força obrigará os trabalhadores ao seu cumprimento.

O modo como este governo pretende implantar as “reformas” da Educação, pela força e não pela razão e diálogo, irá seguramente condená-las ao fracasso. Sem a força dos regimes totalitários, (ainda que se recorra a processos de intimidação usuais em regimes não democráticos como foi o caso da identificação pela policia dos professores que falaram para a comunicação social recentemente no Porto), não será possível levar por diante um qualquer processo de reforma contrária à vontade da esmagadora maioria dos profissionais como é agora o caso dos professores.
O governo de Sócrates, governo de um País com uma Constituição Democrática, pretende o impossível – governar e aplicar reformas do mesmo modo e usando iguais métodos dos regimes totalitários. É uma contradição impossível de ultrapassar, que só a pobreza ideológica de Sócrates não vê.
Por mais Prós e Contras ou por mais entrevistas dadas pela ministra da Educação, cada vez é mais óbvio o fracasso desta politica do “quero, posso e mando”.



5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ora...que dizia eu há dias quanto ao fim da publicidade na Televisão Pública.....em França...??..que iríamos ver por cá ....onde há sempre imitadores ....


...pois aí está .!!!!....declaração já está feita......

11:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger..o tipo é um cagão...por isso...

.....BICO CALADO

1:12 AM  
Blogger osátiro said...

Não é4 só o quero, posso e mando: são as ideias(?) da madame.
Os alunos não chumbam com faltas injustificadas?
E os profs têm boa avaliaçãose derem boas notas? Qual é o prof que chuma 1 aluno para ser mal classificado?

1:42 AM  
Blogger Carlos Sério said...

anonimos,
Pois é o homem julga-se o Sarcozy português e leva a coisa a sério!

osatiro,
claro, para a ministra o que realmente interessa são as estatisticas e a redução das despesas, quanto à Educação isso pouco importa.

12:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

See HERE

2:19 PM  

Postar um comentário

<< Home