sexta-feira, maio 30, 2008

tramoço e minuins


Infelizmente os “consumidores políticos”, os seguidistas, só tardiamente compreendem a evolução histórica. Depois de grandes esperanças depositadas no neoliberalismo, eis que se verifica que tal pratica revela menos crescimento económico e grande agravamento nas desigualdades sociais. O modelo neoliberal, recauchutado do liberalismo de há dois séculos atrás, adaptado e perfilhado pela “globalização”, demonstra hoje, não responder aos anseios de progresso das sociedades. Não é possível deixar o “mercado” à solta, até porque hoje o mercado tal como se entendia há anos atrás já não existe, sendo substituído por oligarquias mundiais onde a competição económica se tornou inexistente ou demasiado débil (veja-se o caso presente da especulação dos preços dos combustíveis provocado pela especulação financeira das oligarquias mundiais).
O neoliberalismo e a divinização do mercado, tem os seus dias contados. É uma ideologia retrógada, embora tente convencer do contrário e procure sabiamente aparecer com um ar de inovação e “modernidade”.

10 Comments:

Blogger Pata Negra said...

Terão o dia contados?! Poderemos contar com eles enquanto nós não contarmos! Não contamos! Faltam ainda uns tempos até que alguma coisa acenda o rastilho e a luta dê sementes revolucionárias.
Eles têm as armas, nós temos os números!
Até lá, iremos reunindo as tropas à volta de uns pratos de tramoços.
Um abraço liberal

1:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom cá por mim e hoje ...só quero ouvir a AMY WINEHOUSE....Bye....BACK to BLACK....

3:26 AM  
Blogger joao marques de almeida said...

Nós sabíamos que o sistema tinha bloqueado, sem apelo, os mais conscientes deles era como se tratasse de uma constipação que uma aspirina logo resolveria. Nós sabíamos que nestas circunstâncias o sistema tornar-se-ia mais reaccionário e repressivo, os mais conscientes deles viam nisso alguns excessos a evitar. Nós sabíamos que o País se desproductivava e empobrecia, eles viam nisso o combate ao deficete. Nós víamos a riqueza nacional a acumular-se num punhados dos deles, eles viam nisso a modernidade. Vejo o desrespeito pelos Direitos Humanos e pelas Lei Internacional, eles vêm nisso o combate ao terrorismo. Os terroristas estão num lado e eles dizem que estão noutro conforme a conveniência ou o que alguém manda dizer.
Era natural que o obsesso rebentasse. Começou pela ala PSD e logo se sabia que alastraria por todo o sistema.
Mas é da ala PS que vêm os primeiros sinais de verdadeiro pânico (o que revela que há por ali alguns sinais de vida) como se até aqui nada se tivesse vindo a passar. Na verdade, nada se passava a seu descontento, o seu pânico não é consciência é o medo da transferência dos pensares, sentem que estão a ser empurrados para fora do palco.
Desde há muito que era evidente que o BE se posicionava para vir ocupar o lugar do antigo PS socialista e é à volta dessa guarda subjante que se agrupam agora, verificado que foi o falhanço (criminoso) do neoliberalismo, os que não querem perder o pé,ou a teta, tentando travar a trânsfuga quer para o BE quer para o PC.. Para o primeiro é tarde para o evitar, sendo possível que este se venha a constituir como um importante partido social democrata de difusa matriz marxista, a tal metida na gaveta pelo Mário Soares, que ele já nem sabe onde a guardou.
Quanto ao PC. fortalecerá e muito as suas posições, é inegável a sua força na rua.
Da opção social democrata centrista, aquela da saúde e educação como investimento publico,da segurança social um direito, da especulação e corrupção como crime, da produção e trabalho como bem a proteger, do pensamento e palavra um paradigma, não se ouve falar, ou melhor, só aqui e ali, tramoços, embora não falte a vontade a alguns, mas não basta.
Joao

5:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

E esta do EXPRESSO " 80 mil empresas não têm funcionários - mais de 22% das empresas portuguesas têm zero trabalhadores, diz a CIP "

Ora isto já se ia vendo....agora é só fazer empresas ....que é o mais fácil deste Mundo...tudo na HORA !!

Ora bem mas nem assim com tanta empresa sem trabalhadores a produtividade sobe lá para níveis de modernidade....?!

....será que só dão prejuízo...ou será que não dão lucros por causa da legislação laboral que é pouco flexível....e a culpa é dos trabalhadores ...!!!!

...caramba até dá gosto ver por aí nas autoestradas...até parece o salão automóvel qual deles o mais último modelo....( alguns nem sabia que existiam...)


...pudera ,,,como é que se pode trabalhar neste País com esta legislação laboral...tão rígida....?

...agora que até estamos numa de neoliberal...caramba..de mercados...consumidores....parceiros...etc....kik offs.... e coisas do género....

O País que não abra os olhos e vamos ver o trambolhão que a gente leva...

Bye...Bye....vou até Paris....que isto aqui está muito visto...e está a ficar muito parolo...

1:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Por falar em neoliberal...e Paris e coisas assim....há dias um pequeno empresário ( mas podia ser grande que o BM ....é dos grandes à mesma ...)queixava-se de que bem quer arranjar dois ou três empregados só que ninguém quer trabalhar....o que é uma chatice...

...o senhor pelo que verifiquei ainda não percebeu que o salário mínimo nacional pelo menos em Espanha ainda é maior do que o que se pratica por cá e ....em Paris ou Holanda .....então não tem comparação....

1:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sabe os liberais cá do Burgo....o que pensam é que isso...é enriquecer num dia e o mais depressa possível....antes que o tempo mude... ( como se diz...já cá está...ou já cá canta....que nós gostamos é de fado !!!)

Aqui pela Europa conhece alguma coisa mais ou menos assim...?

1:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

Já agora...diga-me caro Blogger...que já vi que é entendido em coisas de prêços e de petróleo...e tal e coisa :

...se o Imposto sobre os combustíveis baixar pra´í 5% quer dizer que o prêço que eu pagar na Bomba baixa logo também 5%??

E os fretes na camionagem ...e os preços do passes do autocarro ( claro que o tipo que tem um passe para ir de Condeixa a Coimbra e regresso...não tem passe congelado....).....e o prêço do carapau....e a bandeirada nos taxis...também baixam logo 5% ? ...ou mais ....porque deixa de haver encargos com os empréstimos a que a malta teve de recorrer?....
Ah...já me esquecia e os bilhetes da TAP também baixam...?

E como a malta começa a andar mais... as autoestradas passam a cobrar mais portagens e as oficinas a arranjar mais radiadores e pneus.... e as estações de serviço a vender mais hamburguers e pisas....e coca-cola....e as fábricas começam a vender mais carritos dos pequenos ....porque dos grandes nunca deixaram de vender....e até ....quem sabe a instalar-se por cá....e mais multas por excesso de velocidade...e mais multas por estacionamentos em cima dos passeios....e passamos a falar português que já não temos de ir tanto a Espanha...?

Bom...se é assim....

Enquanto o caro Blogger me arranja uma resposta ...vou mas é até ao ROCK IN RIO.....

1:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

Será verdade o que li num jornal...que os iates de luxo e sem ser de luxo....têm gasóleo ao prêço dos barcos de pesca...?

Puxa que anda tudo ao subsídio...

12:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

E ainda há subsídio de reinserção social...?

12:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

A propósito da notícia acima ...

.....quer dizer que 80 mil empresas ( mais de 22% das empresas portuguesas )....ganham milhões sem pagar um tusto para a segurança social.....

4:30 PM  

Postar um comentário

<< Home