sábado, julho 05, 2008

Auditoria do Tribunal de Contas à AdP


Em qualquer país minimamente civilizado, perante resultados semelhantes aos agora apresentados pelo Tribunal de Contas na Auditoria à gestão da empresa Águas de Portugal, não apenas o presidente mas todos os vogais da empresa pediriam de imediato a sua demissão.

Não é o que acontece por cá. Agarram-se com unhas e dentes ao tacho estes “gestores paridos do 25 de Abril” e tentam a todo o custo sacudir a água do capote.
Não têm pingo de vergonha, não se importam sequer de carregarem pela vida fora semelhante vexame.
Relativamente aos carros atribuídos aos administradores, só como exemplo, veja-se como o Tribunal de Contas rebate os argumentos e trata (merecidamente) o presidente da AdP:


“As empresas do Grupo AdP atribuem aos administradores e a alguns dos restantes trabalhadores viaturas de serviço personalizadas(viaturas também para uso privado), substituídas todos os três ou quatro anos, livres de seguros e custos de manutenção, e, ainda, a atribuição de um plafond para combustível.
Entre 2004 e 2006, as sete empresas do Grupo AdP, consideradas no âmbito da auditoria, despenderam cerca de 2,5 milhões de euros comtais viaturas, dos quais 478 ml euros respeitam a combustível. São montantes importantes não apenas pelo seu volume, mas porque foram realizadas por empresas que não revelam saúde económicofinanceira que lhes permita fazer face a tais despesas, o que agrava ainda mais a situação deficitária em que se encontram”,…


Em sede de contraditório, o Presidente do CA da AdP, SGPS, refere que «é importante não esquecer que este grupo de colaboradores tem, pela natureza das funções que exerce, uma disponibilidade permanente que determina que, a todo o momento possa ser chamado para o exercício de trabalho ao serviço da empresa.» Ora, quanto a este argumento, o Tribunal entende que se, por um lado, a disponibilidade permanente fosse argumento para atribuir viaturas de serviço personalizadas, então as empresas do Grupo AdP teriam de atribuir viaturas a muitos mais do que aqueles que já delas beneficiam; por outro lado, tal traduzir-se-ia numa utilização pouco parcimoniosa dos dinheiros públicos.

6 Comments:

Blogger Pata Negra said...

Xiu!...É melhor estarmos calados senão eles ainda nos fecham a água!
O xuxalistas e os xuxiais demo-cratas gostam de deixar as suas tropas à solta - violando e estropiando o erário público - para depois justificarem a necessidade da sua privatização. Claro que depois são eles próprios que as compram com a massa que ganharam enquanto as xuxaram!
Um abraço com um boto de enchada na mão!

11:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu bem me admirava ....por essas auto-estradas fora...são só Bombas BM...Audi...Mercedes....eu sei cá e Jeeps....eh carago..!!.... é um ver se te avias...

...afinal é a rapaziada que tem de ser chamada a qualquer hora....

....mesmo quando o cano da água rebenta em Faro e o rapaz está em Paris...no seu pópó...no Molin ....

...Caro Blogger como já há dias lhe dizia...percebe-se agora porque é que ....quem pode...neste País ninguém pia com os aumentos do pitrol....

....pudera...paga a empresa !!

..... e a subida dos prêços com os custos repercutidos pagamos nós....nem que seja em taxa de disponibilidade....

...agora percebo o que é isso da disponibilidade...

Boa noite que vou mas é dormir....!!!???

O Tonito era um anjolas...!!!!

E o Henrique que até foi acusado de ficar com o peixe...era outro anjolas....

3:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Agora se percebe porque é que a malta não podia com o Tonito....

...é que o tipo não deixava pisar em ramo verde....e quanto a bagunças...nem pensar...??!!

3:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

O pitrol subiu mais de 100% veja bem o aumento salarial da rapaziada....

( não contando com os pneus..!!.)

.....que nem paga segurança social ( claro também não levam nas reformas...)a não ser que também haja algum esquema de reforma na empresa .....ainda por cima não sujeita a plafonds...

.......admira-te óH Rosa !!!!!.......

Agora compare com os aumentos da função pública - juizes...... embaixadores.... professores universitários... e sem serem universitários....cozinheiras .....escriturários e polícias...militares .....de cabo a general...economistas...juristas e engenheiros...secretários-gerais ...bombeiros ...médicos ....enfermeiros ...motoristas.....secretárias...e assessores....(sem carro....-)-

.....2% e nada mau...!??

Para não falar nos que diminuiram as pensões...

...e nos que já só tomam um banho por semana .....para não gastarem água...ao prêço a que está....

Boa noite que vou mas é dormir.....!!!

3:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Demissões...??

......isso é que era bom...atão e depois o que é que iam fazer...???

Por falar em água...já reparou o que é que se paga com água...??

Agora ......imagine que a gente vivia na Ilha do Sal...em Cabo Verde...?...com estes gestores!!!??

2:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Que rico descanso este do porco....

2:06 AM  

Postar um comentário

<< Home