segunda-feira, dezembro 08, 2008

Aproxima-te um pouco de nós e vê.
O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O desprezo pelas ideias aumenta. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima abaixo! Toda a vida espiritual, intelectual, parada. O tédio invadiu as almas.
A ruína cresce, cresce, cresce, As falências sucedem-se. O pequeno comércio definha. A indústria enfraquece. A sorte dos operários é lamentável. O salário diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
Eça de Queiroz em As Farpas de 1871-1872

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Puxa vida ... que produção...e eu fora uma semana ...de cama ...com gripe...que nem via se chovia ou fazia Sol...

Isto é que vai por aí uma crise.....uma à vista registada outra secreta...sem registo....


Mas ...nada de desanimar que a conta pró Zé pagar....há-de chegar....ainda a malta está no segundo prato.....na fase dos bólides ( lembra-se....lembra-se da minha admiração nas autoestradas...??? )

12:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

É impressionante a actualidade deste texto. Mas mais impressionante ainda é que o ouço, dito de diferentes maneiras, desde que tenho consciência(E lá lá vão sete décadas)!
Começa normalmente assim: "Nos tempos que correm..." ; "Hoje em dia..." ; "Com este Governo...". Parece que as pessoas que o dizem ou se esqueceram ou não viveram os tempos anteriores.

4:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

can u leave ur phone number to me???

11:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

See you in these things, I think, I started feeling good!
Personalized Signature:贵州信息港休闲游戏中心,我爱掼蛋网,重庆游戏中心,金游世界视频棋牌游戏中心,南通棋牌游戏中心,贵港热线休闲游戏中心,淮安棋牌游戏中心

1:59 AM  

Postar um comentário

<< Home