sábado, janeiro 24, 2009

Teixeira dos Santos e as suas "incertezas"

A Ameaça
(Augusto Cid no Sol)
Neste turbilhão de acontecimentos económicos e políticos destas últimas semanas, com Sócrates e o ministro das Finanças a negarem hoje o que juravam há dias atrás, de uma coisa os portugueses podem estar certos – o agravamento da situação económica e social que vem acontecendo com esta governação “socialista” desde o primeiro dia da sua posse, continuará o seu rumo de modo cada vez mais acentuado.
A “crise” internacional veio apenas acelerar e tornar mais profunda ainda, a crise económica e social em que o País tem vivido, fruto inequívoco das politicas económicas de favorecimento e protecção das grandes empresas monopolistas, das oligarquias financeiras, com total desprezo pelas pequenas e médias empresas. Não faltou com este governo, o favorecimento das grandes empresas nacionais e estrangeiras, com apoios financeiros directos e indirectos, com a doação de verbas do Estado a fundo perdido, com isenções de taxas ou desagravamento de impostos, ou permitindo-se preços exorbitantes de bens de primeira necessidade praticados pelas Galps, EDPs, Brisas e algumas outras. Gastos que agravaram penosamente os custos de produção das nossas pequenas e médias empresas. Temos combustíveis, energia eléctrica e auto estradas com preços muito superiores ao da vizinha Espanha.
Os “reguladores” existem apenas por duas ordens de razões. Por um lado, para darem a ilusão ao cidadão distraído, de que os preços praticados pelos monopólios são preços justos. Por outro, para retirarem ao governo o ónus da aplicação de tais preços. São entidades que servem exclusivamente os objectivos e interesses das empresas monopolistas.
Depois da aprovação do Orçamento há dois meses atrás, onde Teixeira dos Santos considerava um crescimento do PIB de 0,6% para 2009, escarnecendo da Oposição quando esta considerava uma tal previsão como fantasiosa, surge agora com um novo Orçamento, um Orçamento suplementar, que prevê não um crescimento mas uma recessão de 0,8% do PIB. E acrescenta que dadas as “incertezas” poderá ser obrigado a uma nova rectificação. Das certezas de ontem, num ápice, num golpe de mágica, passou-se para as incertezas de hoje.
Na verdade, não existem quaisquer “incertezas”, bem pelo contrário. Nunca existiu tanta certeza sobre o agravamento da situação económica (com uma dimensão nunca antes verificada) e social do País.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...não lhe parece que o País anda meio estonteado....com ....uns meio distraidos...outros meio parvos a fingir de espertos ...outros a tratar do bolso e a maioria ...como sempre.....muito bem comportada a ver a banda passar....?


...cá por mim só estou à espera que façam o tal de... TGV para emigrar .....para França....

2:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Há por aí uma ou duas empresas que são a salvação ...o emblema ....a alma ...do País...só que são estrangeiras...e a mamã está falida.....ou coisa parecida...


...caramba ....por muito menos numa noite aqui há uns anos atrás.....se nacionalizou tudo o que até nem estava falido.....


.....sempre será melhor que andar por aí ......pelos cantos .....a dar a uns sem que a gente saiba a quem....nem porquê....


....enquanto que outros...que não passam da bisca lambida.....nada recebem.....

...sempre se ouviu dizer que as ajudas são para todos.....

Veja bem ...!! eu a dizer estas coisas....o Mundo está mesmo de recuas....!?

2:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Para onde nos levou....o mercado....

2:26 AM  
Blogger JOY said...

Aqui aplica-se a velha máxima, o que hoje é verdade amanhã é mentira.

Joy

3:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...mais uma vez lhe peço ajuda para resolução dos meus sonhos agoirentos....


e...é o seguinte.....tenho um velho amigo que ...aqui há uns tempos pediu umas massitas ....nada de importante prá'i uns cem ou cento e cinquenta contos ( em moeda do antigamente....)

Bom...veio a crise e ....possibilidade de pagar ...claro está....foi-se...

Mas...como leu nos jornais ...viu que até haveria por aí como nalguns casos....a possibilidade de renegociar a dívida o que já se terá feito ...aos milhões....e milhões....

Qual quê...ou paga ou vamos à conta bancária...ou à reforma....

Agora esse amigo de longa data não para de ler ...ao serão....penso eu que .....para se entreter......um texto da Constituição da República que diz :

" Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei e ninguém pode ser priviligiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo,raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social ou orientação sexual"

Bom ....a minha dúvida é se ele andará a ler bem....ou já terá mas é alguma ponta de febre...

9:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Há malta que gosta mesmo é de perder eleições....com minoria absoluta...!!!

.....com que então o aumento da função pública é exagerado...???

9:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Há dias ouvi esta teoria....

......em vez de ir ao Casino....ou... no caso de não fazer uma fabriqueta....para trabalhar...você joga o que tem na bolsa .....ou seja um milhão....e..... no dia seguite tudo o que fôr ganho acima de 3% você entrega na Segurança Social....

...Olá...!!!!....acaba-se o jogo...???.....e aumentam-se as reformas ....do pessoal....?!

Fiquei a pensar !!!!

10:01 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Essa da "minoria absoluta" está mesmo bem caçada.
Abraço

1:27 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Este comentário foi removido pelo autor.

1:35 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Também não compreendo por onde andam os assessores de imagem que não corrigem a postura da senhora - meia curvada, de cabeça baixa, com ar cansado, tristonho, envelhecido.
Deveria aparecer com um ar jovial e humorado e uma postura direita, decidida e de cabeça bem levantada.
Sei que será difícil, mas tentar não custa. Vá lá, corrijam a postura da senhora.

1:41 AM  

Postar um comentário

<< Home