sexta-feira, fevereiro 06, 2009

O “Sistema” no seu melhor


É comovente a bondade com que a classe politica manifesta publicamente o seu “não acreditar” do envolvimento do primeiro-ministro no caso Freeport.
Desde Paulo Rangel líder parlamentar do PSD, a Guilherme Silva deputado do PSD, ou a Marcelo Rebelo de Sousa e Freitas do Amaral, ou ainda Proença de Carvalho, Rui Rangel, Ferreira do Amaral, Bettencourt Resende, Valentim Loureiro, Miguel Sousa Tavares, Clara Ferreira Alves, José Miguel Júdice, Filipe Menezes, Luís Nobre Guedes, Marco António Costa líder do PSD do Porto, Carlos Barbosa presidente do ACP, Marinho Pinto Bastonário da Ordem dos Advogados, Procuradora Cândida e muitos outros, todos eles, confessam não acreditar nas suspeitas que recaem sobre Sócrates - mais que razoáveis, dadas as informações vindas a publico nos últimos dias pelos meios de comunicação social.
Como se compreenderá, o que estará em causa para todos eles, não é a “defesa da Democracia” como pretendem fazer crer mas, ao contrário, a defesa do “sistema” em que vivem e lhes proporciona uma vidinha agradável. Ameaçam quanto aos perigos para a Democracia desta coisa de se dizer mal dos políticos. No fundo, o que todos eles desejam, é a perpetuação deste “sistema” de compadrio, de clientelismo partidário e de corrupção económica e política em que o País se encontra mergulhado e do gozo, das benesses, que o “sistema” lhes oferece.
Como diz e bem Eduardo Cintra Torres no Público: "O sistema — a investigação, o PGR, a cândida Cândida, a justiça, o parlamento, os políticos, os partidos, até a constituição — funciona para alimentar o sistema. A normalidade do sistema que nos andam a vender em comunicados, comunicações e entrevistas é a mais absurda anormalidade para nós, os outros todos. O sistema político-administrativo-judicial-financeiro parece só servir para aguentar o poder e a mentira".

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ai...Tonito....eras um anjolas...!?

1:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

EM PORTUGAL A LEGALIDADE PREVALECE SOBRE A VERDADE. É assim: pode provar-se que 1+1=2, mas as provas só valem se conseguidas por um agente na sequência de uma ordem de um juíz, mas mesmo assim de nada valem se se conseguir lançar a dúvida sobre a imparcialidade do juíz, por isso assistimos hoje a tudo e não podemos falar porque se o visado for um "TUBARÃO" quem se lixa é o "MEXILHÃO".

Nada vai mudar enquanto 80% dos portugueses não mudarem a orientação do seu voto, por isso há que votar mas nos pequenos: quanto mais disperso for o voto menos força têm os políticos e seus acólitos.

Zé da Burra o Alentejano

4:31 PM  

Postar um comentário

<< Home