sábado, abril 11, 2009

a mesma servidão

Entre o senhor rei de então, e os senhores influentes de hoje, não há tão grande diferença: para o povo é sempre a mesma a servidão. Éramos mandados, somos agora governados: os dois termos quase que se equivalem. Se a velha monarquia desapareceu, conservou-se o velho espírito monárquico: é quanto basta para não estarmos muito melhor do que nossos avós.
(Antero de Quental)
“Na prática, tanto o Estado como o mercado são freqüentemente dominados pelas mesmas estruturas de poder. Isto sugere uma terceira opção pragmática: a de que o povo deveria guiar tanto o Estado como o mercado, que precisam funcionar de maneira articulada, com o povo recuperando suficiente poder para exercer uma influência mais efetiva sobre ambos.”
(Relatório sobre o Desenvolvimento Humano da ONU, 1993).

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

UHmmm...não me cheira....o Povo existe apenas para que aquelas mesmas estruturas possam funcionar....fica só a faculdade de pagar impostos....Caro Blogger ...por favor.... retire a notícia anterior...que fico mal disposto sempre que a leio...sobretudo aquela questão dos ordenados ( ? ) dos gestores.......UM ABUSO....!!!A rapaziada de antes do 25...era uma anjolice pegada.....

12:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

Agora que eu ia comprar  um JEEP desses matulões que andam por aí com 500 cavalos / 230 Kms/hora....e GPS e tudo...para andar na Europa bem sinalizada e onde não se pode andar a mais de 120 KMs/hora - no máximo - bom.... agora é que vão fechar as fábricas ....por falência....Dá para entender...?! Estou a ver que ando sempre na oposição !!

1:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Li...num jornal que se vendem cá no nosso País casas de milhões de euros...com dinheiro na mão....Caro Blogger ...será verdade.??...ou o jornal quereria referir-se a outro País qualquer que não o nosso que aliás, à frente de outros mais adiantados...tão ràpidamente aderiu ao sistema de multibanco e outros cartões de preferência ....amarelos...!! ...(Sem icterícia..claro..)

1:53 PM  

Postar um comentário

<< Home