quinta-feira, outubro 22, 2009

O ESTADO

O Estado deve manter-se superior ao mundo da produção, igualmente longe da absorção monopolista e da intervenção pela concorrência. Quando pelos seus órgãos a sua acção tem decisiva influência económica, o Estado ameaça corromper-se. Há perigo para a independência do Poder, para a Justiça, para a Liberdade e Igualdade dos cidadãos, para o interesse geral em que da vontade do Estado dependa a organização da produção e a repartição das riquezas, como o há em que ele se tenha constituído presa da plutocracia dum país. O Estado não deve ser o senhor da riqueza nacional nem colocar-se em condições de ser corrompido por ela. Para ser árbitro superior entre todos os interesses é preciso não estar manietado por alguns.

Normalmente o Estado deve tomar sobre si a protecção e a direcção superior da economia nacional pela defesa externa, pela paz pública, pela administração da justiça, pela criação das condições económicas e sociais da produção, pela assistência técnica e o desenvolvimento da instrução, pela manutenção de todos os serviços que são auxiliares da actividade económica, pela correcção dos defeitos que por vezes resultam do livre jogo das actividades privadas, como é o da desigual distribuição da população e duma inconveniente estrutura da propriedade rural, pela especial protecção das classes menos favorecidas, pela assistência, quando não pode conseguir-se, mediante a acção das instituições privadas, a conveniente satisfação das necessidades humanas.
Infelizmente do livre jogo das actividades particulares nem sempre resulta a justiça, nem a administração é sempre satisfatória perante a inferioridade económica de muitos indivíduos. Eis porque essa mesma aspiração do justo nas relações sociais nos deve levar a proteger os fracos dos possíveis abusos dos fortes e os pobres do excesso da sua pobreza. Na função educativa que deve ser dada a este moderado intervencionismo, o progresso, porém, não está em o Estado alargar as suas funções, despojando os particulares, mas em o Estado poder abandonar qualquer campo de actividade por nele ser suficiente a iniciativa privada.
Salazar

Marcadores:

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O Tonito era um ingénuo....por isso morreu teso.....

...se vivesse agora logo que entrasse na pista das bonbonas que circulam por essas autoestradas....dava-lhe um badagaio que não mais se endireitava....todo apanhadinho pela esquerda....

9:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já agora .....quem é que em Estrasburgo votou contra a discussão do caso TV da Manelinha ??

9:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda hoje não percebo afinal o que é que alguns "artistas" pensam sobre o que é a liberdade de informação...??!

9:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei da anunciada orgância ......aí num grupo editorial...depois de umas compras accionistas...bem publicitadas...


É preciso é agitar a malta....

9:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

E aquela do museu virtual...!!??

......puxa vida....??!...no que isto vai...basta um tipo lembrar-se de uma asneira qualquer e pronto que ninguém lhe toca....

9:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Arre macho...Óh égua...?!

9:56 PM  

Postar um comentário

<< Home