segunda-feira, outubro 12, 2009

o triunfo dos negócios


António Costa, enquanto permaneceu no governo ao lado de Sócrates, foi sempre considerado como o braço direito de Sócrates e, depois do primeiro-ministro, o principal responsável pelas políticas governativas desta ultima legislatura. As politicas anti-sociais e de direita da governação de Sócrates, sempre foram acompanhadas e defendidas por António Costa. O encerramento de maternidades e centros de saúde de proximidade, escolas, aumento das taxas moderadoras, medicamentos, aumento das taxas de IRS para reformados e deficientes e aumento generalizado de impostos, que agravaram o custo de vida das populações, o ataque aos Sindicatos e aos trabalhadores em geral, culminando na nova legislação laboral, o novo Código de Trabalho, que objectivamente enfraquece os Sindicatos face ao patronato e o apoio em termos económicos aos monopólios e às grandes empresas nacionais, traços fundamentais da politica governativa do governo PS, sempre foram apoioadas e defendidas por António Costa.
António Costa é a personificação e a ramificação autárquica desta política, bem evidente quando aprova o parque de contentores em Alcântara (negócio da Mota Engil), o encerramento do Aeroporto de Lisboa, a terceira ponte ferro - rodoviária sobre o Tejo ou ainda as obras e os negócios do Terreiro do Paço e da Frente Ribeirinha.
António Costa ganhou Lisboa com os votos do PCP e do BE. Ambos perderam um vereador e cerca de 20.000 votos em relação às autárquicas de 2005. Foi uma severa derrota para estes dois partidos, que só podem lamentar-se e queixaram-se de si próprios. E perderem para um candidato que exprime uma inequívoca política de direita - uma nova direita mascarada de esquerda - neoliberal, de grandes negócios e de falta de transparência. São responsáveis pela sua derrota miserável por se mostrarem hesitantes ou mesmo solidários com a política de António Costa - Sócrates para Lisboa, por lhe darem objectivamente credibilidade de "esquerda". Deixaram-se usar para o triunfo de uma política da cidade de Lisboa de direita e de negociatas. Torna-se assim penoso, ridículo mesmo, ver figuras como Carvalho da Silva e Carlos do Carmo, para não falar já de Helena Roseta e Manuel Alegre, associarem-se e a festejarem este obscuro, opaco, e reaccionário triunfo.

Marcadores: ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E viva a Esquerda...!!...

.....até nem percebo porque é que a gente não passa a circular pela esquerda...

...sim porque quanto q estacionar já é à esquerda ..... à direita e ao centro....enfim é preciso é estacionar em qualquer lado....desde que seja à mesa do orçamento....

11:05 PM  
Blogger JotaB said...

BASTA!
Pegando no título do seu artigo anterior, direi que basta destes partidos e destas gentes medíocres e sem escrúplos.

Os portugueses merecem outros governantes.
Não temos que ser os capachos destes trastes.

Vamos correr com eles.
Vamos exigir círculos uninominais.
Vamos permitir que os mais capazes possam ser os escolhidos.

Temos esse dever para com os nossos filhos.

1:07 AM  

Postar um comentário

<< Home