sábado, outubro 03, 2009

QUEM SE METE COM O PS LEVA!!!


Foi com este lema muito provavelmente que, pela mão de Jorge Coelho, se terá iniciado aquilo a que muitos hoje chamam, de Central de Propaganda e Contra Informação do Partido Socialista (CPCI). A escola vinha de alguns anos atrás, na SIC de Emídio Rangel. Aí se formaram muitos “jornalistas” na arte da mistificação e da manipulação da “notícia”. Com as eleições de 2005, o PS formou, a meu ver, um núcleo duro de controlo e acção na comunicação social. Os primeiros órgãos “tomados” pelo PS terão sido o Diário de Notícias com Bettencourt Resende, o Jornal de Noticias no Porto, a TSF com José António Teixeira e outros e a SIC com Ricardo Costa. Com o trabalho desta CPCI o PS foi paulatinamente alargando o seu domínio a outros órgãos de comunicação social, conquistando primeiro alguns dos seus “jornalistas” e com o decorrer do tempo, as suas próprias direcções. Diário Económico, Diário IOL, Visão, RDP, RTP e SIC. E agora, com operações bem estruturadas reveladoras do profissionalismo alcançado pela CPCI, acabam de “calar” a TVI e o Público. O auge da actividade desta Central negra, como se tornou evidente, terá sido naturalmente a campanha e a pré campanha eleitoral das legislativas. Tinham tudo a perder e por isso empenharam-se a fundo. Souberam forjar “casos” com que inundaram a campanha e com o domínio da generalidade dos órgãos de comunicação social melhor souberam dar-lhes publicidade. Envolveram até o Presidente da Republica que, de tão sério, se tornou demasiado ingénuo nas mãos destes “militantes traficantes da notícia”.
José Sócrates, tem hoje o controlo quase absoluto da comunicação social, da investigação criminal, investigação judiciária, procuradoria e secretas. Por esforço pessoal e cobardia de muitos. Os pilares da Democracia e da Liberdade foram usurpados a uma saudável vivência democrática. O País está mergulhado no mais profundo pântano desta terceira republica.

“Enganam-se, pois, os que pensam que a Imprensa é um quarto poder. A imprensa é um contrapoder, cuja influência deve limitar abusos, corrupções, compadrios e jogadas políticas. Porém, o seu inquinamento é exterior. Vem do verdadeiro poder que actua em boa parte da Comunicação Social como se esta fosse o seu “quarto de brinquedos. Um poder que abusa da fragilidade económica dos media para os pressionar e que conta com a docilidade de certos proprietários de meios cujos créditos dependem muito de boas vontades políticas e financeiras.”
(Henrique Monteiro no Expresso)

Marcadores:

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...perante esta análise ....caí por terra...completamente destroçado....

Ainda andaram por aí alguns ingénuos a dizer que tinham falta de ar .....tal a asfixia democrática....


...mas não passam disso.....

6:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho piada ao seguinte....você quer fazer uma TV....?!....

Está tramado ....

......para além de ter que ser português.....com fotografia a preto e branco ....de frente e de perfil .....esquerdo e direito....até a côr das cuecas lhe vão ver...e .....no final leva com uma ...." programação insuficiente e pouco diversificada " pelo que leva tampa..."

...ora tanto trabalho...!!?...você sem grelha de programas nem nada.....vai à bolsa e compra uma TV ....

O que é preciso é ter taco...seja lá português ou espanhol....

...depois dizem que o mal é da justiça....

6:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por outro lado, por Lei o Director de Informação da TV...é tão independente que só falta declarar a indepência ...( o que alguns ...mais afoitos e distraidos.....chegaram a fazer )

Mas, por Lei quem nomeia e demite o dito Director é a Administração...isto é o Proprietário...o tal da bolsa....( basta ter taco nem precisa de provar que tem a quarta classe..)

..Depois dizem que o mal é da Justiça...

6:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

E.... vá lá que podemos estar descansados ...porque ...com tanta lei....provedores....reguladores e pagadores de taxas de audiovisual...estamos protegidos e..... completamente preservada a indepência das TVs , Rádios e Jornais....e..... nem falo dos jornalistas que .....bons empregados neles trabalham

6:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas o mal é da Justiça....

6:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...já reparou na linguagem do Sr. Henrique ??

....que não sei quê e tal e coisa...a imprensa é um contrapoder...e não sei que mais...

....parece assim uma linguagem meia não sei como...meia secreta...

e assim se entende a imprensa...

mas quem quer ser político devia ir para a política e deixar as notícias aos orgãos de imprensa livres e independentes...sem contrapoder de nada...

porque senão vale tudo ...diga-me lá o que é que não será então contrapoder...

Depois o mal é da justiça....

6:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olhe ...o Tonito era um ingénuo...dizia tudo o que queria e ia fazer....

6:42 PM  

Postar um comentário

<< Home