sexta-feira, outubro 02, 2009

Preços de monopólio

Brisa invoca "alteração do modelo de tráfego" para aumentar A5
Brisa, responsável pela concessão da Auto-estrada A5 (Cascais/Lisboa), anunciou hoje que vai aumentar o preço das portagens de Carcavelos e Estoril até cinco cêntimos, devido à alteração de tráfego provocada pela abertura da nova A16.
O contrato de concessão da nova A16, inaugurada esta semana, e que custa 1.90 aos utilizadores de classe 1, foi entregue à empresa Ascendi, da Mota-Engil e Grupo Espírito Santo. O contrato prevê uma concessão em sistema aberto, ou seja, uma gestão isolada em relação aos outros troços com que se cruza, como a A5 ou CREL, ao contrário do que acontece, por exemplo, com a A8 (Lisboa-Leiria, concessionada pela auto-estradas do Atlântico) e a A17 (Marinha Grande-Aveiro, concessionada pelo consórcio Brisal, a que pertence a Brisa, e pela AENOR), em que, apesar das concessões terem sido entregues a empresas distintas, há uma gestão integrada dos percursos.

Segundo a Brisa, o aumento não tem a ver com a diminuição do tráfego na A5, ou com compensações devidas, pela abertura da nova A16, mas com “uma alteração dos modelos de tráfego”, mais precisamente com um aumento do tráfego distribuído, explica o porta-voz da empresa. (Publico)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não percebi nada....mas está bem ...!!!!..... at´ão se houve uma alteração no tipo de tráfego....claro está tem que se aumentar a portagem....

....é sempre a aumentar...como a malta gosta ...aumenta o pão...a autoestrada ...o crédito mal parado...a pouca vergonha por essas ruas ( alteração do trânsito...claro está...)....a bagunça....o desemprego....a fome....a abstenção e ....agora até o cagaço....!!!- tudo cordeiro a ir a Belém.....rezar ao Menino...!!??

11:29 PM  

Postar um comentário

<< Home