sexta-feira, maio 14, 2010

desenganem-se


Mais inteligentes que os políticos, parecem ser as agências de rating e os “mercados”.
Considerando, e bem, que as medidas de austeridade impostas pelos países de dívidas públicas e défices elevados, irão penalizar os seus próprios crescimentos económicos e assim agravar a médio e a longo prazo as suas débeis economias, a resposta aí está, com a desvalorização do euro e com o aumento das taxas de juro da dívida pública. Os sinais estão a ser dados hoje nas Bolsas com a queda do euro e os índices a acentuarem as quedas.
Se os nossos governantes pensavam que tinham o problema resolvido, desenganem-se. As medidas de aumento de impostos não agradaram aos mercados. Eles conhecem bem os resultados destas medidas restritivas. A resposta só poderia ser dado com cortes efectivos na despesa corrente do estado, coisa a que os nossos governantes são avessos, por razões óbvias.

Marcadores:

1 Comments:

Blogger Lusitano said...

Caro
RUY,
O problema é que estes políticos de polichinelo, das duas uma ou são estúpidos ou são hipócritas, dizer hoje que não se mexe nos impostos e daqui a dois dias, vir dizer que tem de os aumentar porque o "Mundo mudou nos últimos 15 dias" (esta não lembra nem ao Diabo, e se nos próximos 15 dias o "mundo mudar outra vez" como é que vai ser???), ora, isto cria um clima de desconfiança que poderá iniciar uma reacção em cadeia descontrolada, aliás, já se vinha notando isso, nomeadamente no abaixamento das vendas e no receio que as pessoas estão a demonstrar, porque já não sabem com o que podem contar no dia de amanhã.
Uma situação de forte retracção poderia levar ao descalabro e ao descontrolo total da situaçºao para além de anular os esforços agora exigidos.
Quase de certeza, muito mais que o aumento dos impostos por si, foi muito mais perigoso, diria mesmo mortal para esta Economia de vão-de-escada, que a figura principal do Governo, se desdissesse em apenas 48 horas, ainda por cima invocando uma desculpa de mau pagador, não sei se isso resultou da sua habitual falta de jeito e incompetência, ou se se limitou apenas a ser um retransmissor das ordens dos patrões de Bruxelas, de qualquer forma esperem pela pancada.
Mais grave ainda, é o facto do PR nem sequer tossir, ninguém, eu por ele, parece que está alheado de tudo, ou então, tenho que dar razão àqueles que dizem que o senhor sofre da doença do alemão, pois, qualquer Presidente de República, no real e pleno uso das suas funções, tinha feito um discurso à Nação, não para correr com o Governo, que isso ainda era pior a emenda que o soneto, mas para que explicasse o seu ponto de vista e pelo menos dar uma imagem de esperança, uma vez, que Sócrates apenas soube trazer aquele sorriso cínico quando ontem deu aquela conferência de imprensa, aliás, tal como o Sr. Passos que chorou lágrimas de crocodilo ao pedir desculpas aoa país.
Se já naõ reage, então estamos mesmo muito mal, uma vez que em qualquer regime, quer o PR, quer o Rei nos regimes monárquicos, são sempre a última esperança dum povo, a não ser...que já não saiba o que fazer, e isso é ainda mais grave, pois, quer dizer que o barco anda completamente à deriva, e que os timoneiros simpesmente nunca o foram.
Penso que nos encontramos num beco sem saída, e que nada de bom poderemos esperar.
Espero bem que me engane.
Cumprimentos.

LUSITANO

1:14 PM  

Postar um comentário

<< Home