sábado, maio 01, 2010

PS, PSD, ou os dois juntos


Tudo não passa afinal de um tremendo equívoco. Os “mercados” insistem em confundir a situação económica de Portugal com a da Grécia. E, de pouco valem as declarações em contrário do presidente da república, do primeiro-ministro, do ministro das finanças, do líder da oposição e dos economistas do sistema. Esses “malandros” das agências de rating teimam em não aceitar como boas todas estas beatas declarações. Simplesmente não acreditam na palavra dos nossos políticos. Sem razão naturalmente, porque se há gente que não mente, essa gente é seguramente a nossa classe política. Os portugueses podem confiar nos políticos que têm e colocar todo o odioso da situação nas ditas agências de rating. Podem acreditar nos seus governantes e aceitar mansamente o cabresto que estes lhe querem enfiar pela cabeça abaixo.
Claro que se a dívida pública subiu de 60% do PIB em 2004 para mais de 80% em 2009, qualquer coisa como 44.500 milhões de euros, os responsáveis não são os governantes mas as agências de rating. É seguramente também da responsabilidade das ditas agências a colocação dos títulos de dívida pública nos mercados internacionais e não colocar a dívida internamente. Este enjeitar de responsabilidades dos políticos, esta tentativa de desculpabilização, é de bradar aos céus.
Previa-se, desde há muito, este resvalar contínuo das contas públicas e da economia nacional. O sistema corrupto institucional que paulatinamente foi erguido, em especial nesta última década, com a criação de múltiplos e parasitários órgãos do Estado, num total e astronómico desperdício de verbas, associado às políticas (as ditas “reformas” indispensáveis e da “modernidade”) de figurino único desta Europa neoliberal, só poderiam ter o desfecho a que agora assistimos.
E, como as políticas continuarão a ser as mesmas, com o PS, o PSD, ou os dois juntos, como não existe uma verdadeira alternativa (não se discute a redução da despesa pública pela extinção das empresas municipais, dos institutos e outros órgãos do estado e dos seus gestores, da extinção dos governos civis, redução de deputados, …), os portugueses poderão esperar tão somente o agravamento da situação económica do país, o agravamento dos impostos e mais cortes nas funções sociais do estado. Os custos da má gestão, os custos da corrupção institucional instalada, continuarão a ser pagos pelos mesmos de sempre, pelos funcionários públicos, pelos aposentados, por todos os que trabalham por conta de outrem e, seguramente também, pelos pequenos e médios empresários.

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger Unknown said...

This Arizona Cardinals 2x3 Wall Banner is made of polyester, cheap nfl flags is 2'x3' in size, nfl sports flags and has four corner metal grommets for attaching to your inside or outside walls, Miami Dolphins banners deck railings, or from the rafters. Our Arizona Cardinals New England Patriots banners 2x3 Wall Banner perimeter cheap New Orleans Saints banners is double stitched and the NFL Arizona Cardinals insignias are screen printed into the banner so they New York Giants banners won't peel and remain colorfast. New York Jets banners These banners are also great to hang on any wall in the house or office due to their large size.

The banner is viewable from both sides with the opposite side having a reverse image.

1:29 PM  

Postar um comentário

<< Home