terça-feira, novembro 29, 2011

governo da treta

Nos países da UE, USA e em todos os outros por esse mundo fora onde se aplicaram e continuam a aplicar as receitas neoliberais, as chamadas “reformas estruturais", as consequências e os resultados destas políticas têm sido em tudo iguais, de um único figurino e de um único sentido – um agravamento sempre crescente da desigualdade na distribuição da riqueza criada, com os acréscimos de riqueza gerados ano a ano, a serem arrecadados em sua maior parte pelos detentores do capital em desfavor da parcela destinada aos trabalhadores.
Assim, por exemplo, “entre 1972 e 2007, os rendimentos médios dos EEUU cresceram mais de 15.000 dólares. Mas 10% da população mais rica absorveu 95% dessa nova riqueza enquanto apenas  5% restou para os 90% restantes da população”; e de modo semelhante assim aconteceu na Europa. Em Espanha, “segundo a Encuesta Financiera de las Familias o rácio de desigualdade entre as 25% de famílias mais ricos e mais pobres, passou de 33,3 em 2002 para 39,3 em 2005, para subir a um espectacular 50,4 no primeiro trimestre de 2009. Entre 2005 e 2009, as 25% famílias mais pobres viram diminuir o seu rendimento em 6,4% enquanto os 25% mais ricos se incrementou em 19,9%". Ou ainda “entre 1997 e 2010, os salários reais baixaram 10% e a produtividade horária aumentou em torno de 8%, o que resultou numa redução geral de 25% no custo unitário do trabalho (Fonte: Comissão da União Europeia)”.
Em Portugal, o penúltimo país com maiores desigualdades sociais da União Europeia, enquanto o PIB aumentou de 41,33% entre 1994 e 2007 o salário médio dos trabalhadores portugueses no mesmo período apenas subiu 14,32% (dados a preços constantes “pordata”).
Os portugueses não podem ir mais na balela, ultimamente tão propagandeada “de que é preciso produzir mais para se poder distribuir depois” quando dessa riqueza produzida os 10% mais ricos arrecadam 95% e deixam uns miseráveis 5% para distribuir pelos 90% restantes!
Nem tão pouco aceitarem sem revolta o empobrecimento a que nos querem conduzir e despudoradamente apresentado pelo governo como se de uma fatalidade histórica se tratasse pois, do que se trata objectivamente, é da transferência dos parcos rendimentos dos 80% da população para os 20% mais ricos, alcançada através do aumento de impostos e da redução dos salários directos e indirectos (cortes sociais).


Marcadores:

4 Comments:

Blogger Força Emergente said...

Caro amigo

Este blog deveria ser de consulta obrigatória.
As análises aqui apresentadas refletem bem a situação a que foi e está a ser conduzido este País.
Obrigado pelo esforço e pelo esclarecimento.
Um dia, talvez se consiga varrer esta escumalha politica.

6:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nunca mais chega esse dia...

5:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eles consultam o Blogg só que não dizem...

se calhar não acreditam...e depois ...ora vá ver lá para trás uns anos bons lá atrás.... que eles leram mas não acreditaram....e agora ...claro que o Blogg tem ( tinha ) razão....

5:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas..que raio de foto de família....


Por falar nisso .....já reparou que agota já nem se tiram tantas fotos de família...lá por Bruxelas...???

E a rapaziada que adorava...ir a Bruxelas....jantar ....num palácio qualquer ...fazer ó..ó...no Hilton....e depois tirar a foto de família...!!!

....Agora anda tudo nas poupanças...e se calhar por isso é que a foto de família é só ....a dois...!!??

5:38 PM  

Postar um comentário

<< Home