quinta-feira, setembro 04, 2014

Estamos a ser colonizados

Segundo os dados revelados pelo Eurostat e divulgados esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, 29,8% dos jovens portugueses entre os 20 e os 24 anos está em risco de pobreza. Um número que disparou na última década: em 2004, eram 22,8% na mesma situação.
Estamos mais pobres, com os serviços sociais mais caros e degradados, com gastos de dívida pública insuportáveis (em 2002 pagámos 3.917 milhões de euros em juros quando hoje, em 2013, pagámos o dobro, 7.813 milhões de euros), com crescimentos económicos negativos (2009, 2011, 2012 e 2013), com a sangria dos jovens que emigram.
A crise financeira veio apenas mostrar às claras a regressão económica em que o país vivia. Na verdade, o período correspondente à participação de Portugal na UEM (desde 1 de Janeiro de 1999 e com a mudança do escudo para euros em 1 de Janeiro de 2002) caracterizou-se pela estagnação da actividade económica: o produto cresceu a uma taxa média anual de 1,2% e sempre a uma taxa anual inferior a 2,4%.
Quando ainda pensávamos pela nossa cabeça, longe do euro, entre 1986 e 1991, a economia portuguesa crescia a uma taxa anual média real de 5,4%.
  A partir de 1999, com a entrada de Portugal na UEM, deixámos de ser senhores do nosso destino. Obedecíamos (os nossos governantes) alegremente ao que nos mandavam fazer e tínhamos até orgulho em sermos “bons alunos”. Foi assim que destruímos a nossa frota de pesca, os sectores mais importantes da nossa indústria, a nossa agricultura enquanto ao mesmo tempo íamos vendendo ao desbarato o nosso património.
Deixámos de pensar e agir em defesa dos nossos interesses, deixámos que os outros, os senhores ricos dos países europeus mais fortes economicamente, pensassem por nós. Como se os interesses deles fossem comuns aos nossos. Como se a UE fosse um paraíso de uma irmandade fraterna, quando ao contrário, os países que a dominam política e economicamente apenas visam manter e aprofundar tal domínio com total desprezo com os problemas sociais sofridos pelos países dominados. E a nossa classe política, a troco de um tacho em Bruxelas, prestou-se a receber e a cumprir as ordens vindas de Bruxelas com igual desprezo para com o seu povo.
Hoje estamos metidos num buraco, com a corda na garganta, à mercê dos senhores mandantes de Bruxelas. Estamos a ser colonizados. E não se vislumbra uma saída para tão humilhante situação. O próprio Presidente da Republica, aceitando um tal destino para o povo do seu país, apregoa-nos que teremos que suportar tal escravidão para além de 2020.
Enquanto não tivermos a coragem de romper com o euro e restaurar a nossa soberania.

29 Comments:

Blogger João Nobre said...

Ainda ontem abordei esse tema aqui:

http://www.historiamaximus.blogspot.pt/2014/09/o-poder-da-uniao-europeia.html

5:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vá.... nada de ficar triste...porque a Comissão da UE vai ser reestruturada e cada País tem direito a um Comissário....

Mas ....claro que nós não vamos ter só um Comissário....vamos ter pelo menos uma BOA PASTA....

Ora vê...isto é que é Pasta...e parece que será a do Emprego...

Temos muita experiência por cá....

é só emprego....agora que a malta de cá foi toda lá para fora talvez se lhe arranje emprego por lá...daí a Pasta...???

Isto é que é estratégia...de longo prazo...!!!

7:16 PM  
Anonymous pvnam said...

Todos diferentes, todos iguais!...
---> Isto é: TODAS as identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta!...
{nota: Inclusive as de 'baixo rendimento demográfico' (reprodutivo)!... Inclusive as economicamente pouco rentáveis!...}
---> Uma NAÇÃO é uma comunidade duma mesma matriz racial onde existe partilha laços de sangue, com um património etno-cultural comum.
---> Uma PÁTRIA é a realização de uma Nação num espaço.
Leia-se:
- os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa!
.
.
.
P.S.
Separatismo-50-50

2:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Queria escrever qualquer coisa...

mas olhe falta-me a inspiração....ou então já não há nada para dizer...

Vou mas é até ao Chiado tomar um café...antes que seja vendido....aos sem dentes que por lá andam a vegetar....

7:18 PM  
Blogger Carlos Sério said...

caro João José,
Na verdade, seguramente que será tema de grande discussão. Francisco Louça e Ferreira do Amaral acabam de lançar um livro de muito interesse sobre a permanência ou saída do país do euro.
Caro anónimo,
Há dias assim, sem inspiração, Talvez até porque os temas sejam demais.

7:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Há uns tempos houve um Banco que fez aumento de capital...bom como ouvi dizer que não havia problema que o Banco estava bem e até tinha umas boas reservas...e quem assim falava não era gago...e com direito a falar...investi uns cinco euritos que tinha de lado...( poupanças.. .claro ainda do tempo do antes....)...at'ão e não é que afinal quem tinha falado...só tinha dito o que lhe tinham dito....olhe e lá se foram os cinco euritos pó lixo...nem sei como ...mas enfim...agora é nova moda ..


...ainda quero pôr os cinco euritos no lado bom mas não sei se me deixam...!!! e à mulherzinha do lugar da fruta...bem lhe digo que a dívida pela fruta vai pó lado mau e a fruta vem pó meu lado bom...olhe !!!sabe lá !!!....queria dar-me com as cebolas na cabeça...

7:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por falar em Banco...parece que o vão vender...e o que não sei é quando nem como... e agora não sei se siga as informações do Governo...( que não parece que haja-..)....ou do Banco de Portugal...(..que parece que não há ..)....ou de algum comentador de TV...que parece que há...!!!

8:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já não sei que faça...se diga o que penso ou se diga o que me dizem....

É bem verdade que o " diz que disse " é património nacional...

12:53 PM  
Anonymous Anônimo said...


Finalmente...vamos ter uma pasta na Comissão da UE que.... se não é a mais importante é a que tem maior orçamento....eu já desconfiava que a malta não iria ficar com uma pasta qualquer....isso de " qualquer " ....é para franceses....italianos...holandeses e finlandeses.....polacos...espanhóis ou alemães.....

Caramba...!...pá já viu..?! uma pasta com o maior orçamento....é de valente...e at'ão com a experiência que a malta leva da ciência e inovação cá no Puto...! Xi...patrão ...!!...vai ser o máximo...tudo a perguntar cá óh pessoal como é ...como não é....


...e não diga mal...porque para começar este ano ...por cá a grande moda são os bancos de livros....escolares...( você faculta livros em segunda mão aos miúdos que não os podem comprar novos nas livrarias...)

Já é um passo....na ciência e inovação...

4:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Sr. C. Sério só agora é que deu por ela que estamos a ser colonizados? Fala também "quando pensavamos pela nossa cabeça",mas nós alguma vez pensamos pela nossa cabeça, após o fim do Estado Novo?Ou o Senhor não tem vivido em Portugal ou é maldoso ou é um poço de preconceitos, porque destituído é que não é.

1:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oh...!...Oh...! querem lá ver....at'ão a equipa gestora do Novo Banco já vai embora...???

Puxa que não dá para entender....

....ao menos dêm-lhe uma reforma

1:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ora e esta...?

Um avião carregado de passageiros...levanta vôo e logo decide voltar para trás ...mas antes para poder aterrar tem de gastar a gasolina toda e andar durante três horas às voltas ...por cima...e

....explicação....!!!... nada importante...tudo bem ...não houve uma emergência...só uma avaria..!!!.

Eu não devo andar bem dos ouvidos...e estou a ver que tenho mas é de emigrar ou então ir pá pesca do barbo no Zêzere...

1:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hoje comemoram-se 35 anos do SNS ( Serviço Nacional de Saúde )....

hoje há Centros de Saúde e ....Unidades de Saúde Familiar...

Bom no Centro de Saúde estou inscrito e nem tenho médico de família....nas outras ....isto é nas Unidades de Saúde Familiar ...diga-me caro Blogger...como é que se entra para a dita como utente...????

Concurso...? por idade..???....por primeiro a chegar...?...por tipo de moléstia...?...por posse de algum cartão....por ....ora cala-te boca...!!!!

Isto é...há utentes de luxo...e há os outros que ficam à porta.....

Diga-me caro Blogger quantos são aqueles e quantos são estes..??


E já agora como são definidos e analisados os indíces de produtividade para efeitos de remunerações salarias nas Unidades..?

3:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

E já agora...como é que se arranja um médico de família...???

3:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Agora andam pá'i a discutir a Lei da Cópia Privada e porque ninguém vai a espectáculos...ora toma e cria-se uma taxa ...não sobre a propriedade mas sobre os suportes digitais ....gravadores...computadores...pens...telefones e telemóveis...etc...etc...

mas que raio...porque é que não vão aos reformados e vai disto..... mais um corte...???

12:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parece que não haverá dinheiro nem para um pífaro...e vai daí toma lá levas com uma taxa em cima....

...agora experimenta ir a um espectáculo e vê quanto pagas....

12:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Agora criar uma taxa e entregar o seu produto a uma associação privada....puxa vida....a imaginação só pára....quando.....bom vamos vendo no que isto dá...!!!

12:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom...vamos lá a ver...então eu compro um telemóvel para fazer e receber umas chamaditas...( tipo saber se já saí do cinema...se estou a jantar...se me dói a barriga... se está sol ou começou a chover...e coisitas do género....) e.... pago uma taxa p'ós autores que escrevem aí uns romances ...ou tocam umas músicas...???

12:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...

... veja notícia no DN de 17.09....
Citius. Centristas falam de " trapalhada "e inabilidade mas não esquecem que Paula Teixeira da Cruz tem sido " amiga " do CDS,......claro que o título da notícia é ..."Caos na Justiça deixa CDS incomodado."...

Ah !...Ah!...eu bem me queria parecer que afinal o facto da reforma ter sido o que se diz...não será assim tão mal... será apenas uma questão de amizade......

..porque pôr.... escrivães... oficiais de justiça ... militares e outros ajudantes de salário reduzido... a carregar camionetas de processos ...é coisa de somenos....

....já estou como o outro...ai aguenta...aguenta...!.

Diz a malta...pois paciência..é o que temos...e pior era se nem houvesse camioneta...!!!

2:45 PM  
Anonymous Anônimo said...


Estou lembrar-me do grande Gestor que fez um projecto formidável de grandes fábricas com centenas de empregados ....produtos manufacturados com mercados ansiosos pelo consumo... ganhos acima de qualquer concorrente...e conferências de imprensa a dar c'um pau..

Logo de manhã no dia da inauguração do projecto ... o porteiro ...tímido e receoso dirige-se ao grande Gestor e diz-lhe mas ....senhor como ponho eu isto a funcionar se fizemos a fabrica neste sertão onde nem sequer há electricidade...!!!???
.............................

Olhe.... caro Blogger ..eu vou mas é tomar a bica da tarde ali à leitaria da esquina....e volto já....para discutir o jogo do Benfica de ontem à noite...

2:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

E ...por favor mude mas é de Post...que este já não tem espaço....

2:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oh...! diabo...afinal não houve caos..houve transtornos nesta questão da Justiça...

Vá lá ...o pessoal aguenta...ai aguenta...aguenta...!!! e não pia...!!!

5:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tudo em defesa do cidadão...!!

já há por aí quem pense em criar portagens pagantes nos acessos a Lisboa e Porto...( porquê só estas...??? ....) com vista áquela defesa e a incentivar os transportes colectivos...???

Está bem visto..!!!..e o incentivo aos colectivos ainda seria maior se a malta fosse proibida de circular a pé...tais seriam os ganhos de produtividade...dos ditos...! e aí se veria a real eficácia da gestão privada.....

6:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por acaso gosto da iniciativa privada e ....quanto menos intromissão do Estado melhor....liberta a capacidade criativa...então.... vai daí e toca a criar uma taxa pelo Estado sobre as cópias privadas....e o dinheirito vai para onde...???

Bah..! penso que não irá para qualquer iniciativa privada....

..talvez vá para a criação de uma Orquestra Sinfónica Nacional...( isto é ...penso eu...claro ...! ) e até fica barata já que nem há que pagar direitos de autor ao Mozart...

5:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Agora parece que vai haver alargamento da proibição de alguns automóveis prá'í com quinze anos ou mais não poderem circular em quase toda a Cidade....

...Ora aí está.... uma medida e pêras...onde é que já se viu pé-rapados a circular na cidade...isso era no tempo da Revolução Francesa....se calhar nem a pé....vá lá e condescendendo....podiam ser autorizados a ir à Repartição de Finanças e vá...vá rápido ....andar para longe....

12:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Os social-fascistas já estão a ensaiar o seu grande sonho:tal como na antiga União Soviética, ninguém se poder deslocar de uma cidade para outra sem ter uma autorização.

1:57 PM  
Anonymous Anônimo said...


E esta...? dos jornais...." Patrões querem cortes no pagamento de feriados e horas extra em 2015..."

....realmente esta só pode ser mesmo de patrões...( à antiga...de chibata na mão....lápis atrás da orelha ....e sarnenta comichão no ...)

....que não podem com uma gata pelo rabo e que nem ganham para pagar aos empregados...

...ou então será que vão fazer saldos nos dias feriados e deixam ir os empregados até à LOJA...( não empresa...) para se distrairem da chatice que é um dia sem trabalho...!!!!

7:47 PM  
Anonymous Anônimo said...


Ora veja...

O salário mínimo subiu mais ou menos vinte euros....em compensação as entidades patronais que descontavam para a segurança social 23,75% passam a pagar 23,00% , ou seja menos 0,75%....mas só quando tiverem trabalhadores com salário mínimo nacional .....

Ora ....isto é que é ....de uma só vez retira-se à Seg. Social 0,75% e...ao mesmo tempo incentiva-se ao pagamento do salário mínimo e não superior a este...

Xiiii....cabecinha pensadora...paga reformado...!!!???

12:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Será que o Estado já nem consegue recrutar um ou dois gestores dos fundos comunitários...? e tem para isso de contratar uma ou duas agências de recrutamento de pessoal...???

Mas quem e com que capacidades é que anda por lá....??

Ao que nós chegàmos....

..agora vejo que a produtividade baixa está é nos reformados e pensionistas pobres...que têm que pagar isto tudo..!!???

4:16 PM  

Postar um comentário

<< Home