segunda-feira, abril 07, 2014

Neoliberalismo – o modelo do capitalismo que mata

Nos últimos tempos, várias personalidades têm alertado para uma certa subversão do significado das palavras, para uma certa dissimulação de conceitos, que o governo e os seus apoiantes nos têm brindado. Esta estratégia não é nova e faz parte do ataque ideológico do neoliberalismo.
Recordo um texto que a este propósito coloquei aqui no “classepolitica” a 19 de Dezembro de 2007, titulado “os neologismos neoliberais”:
A teoria neoliberal, apesar de se apresentar como novidade tresanda a mofo.
Faz a felicidade de qualquer oligarca, que vê agora finalmente o messias de há muito ansiado. Com a sua aplicação tardia em Portugal, chega agora a hora da libertação tão desejada.
O neoliberalismo, não teve na Europa e no mundo, o seu desenvolvimento natural no pós-guerra, pela simples razão que a sua vivência suscitaria a revolta dos povos europeus influenciados pelas doutrinas “libertadoras” então em prática na URSS. O desenvolvimento capitalista, perante este cenário de leste, com fundamentados receios, obrigou-se a dar um passo atrás. Mas, logo que liberto de tais preocupações, eis que novamente ressurge, com ímpeto redobrado, recomeçando a sua natural evolução no preciso ponto em que a deixou. O capitalismo “selvagem” com a sacralização do mercado em toda a sua pujança.
Na tentativa de “esconder” a sua própria natureza egoísta e desprovida de valores humanos, tal como hoje o conhecemos, a ideologia neoliberal esforça-se pela apresentação “anti-histórica” do capitalismo contemporâneo, apresentando-o como algo de novo, através de um arsenal de neologismos.
Nesta tentativa de destruir a perspectiva histórica dando novos nomes a velhos conceitos, surgem assim neste arsenal de neologismos neoliberais pseudo conceitos como - a globalização, os novos actores (sociais), pós-modernidade, informalidade, novas centralidades, planeamento estratégico, exclusão social, sustentabilidade, flexisegurança, movimentos sociais urbanos, empreendedor,e muitos outros.
O seu objectivo será apenas o de encobrir o sentido de conceitos pré existentes bem definidos, substituindo-os e dando a ilusão “do novo” enquanto fazem perder toda a sua perspectiva histórica.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

De um Jornal..." Pensões e salários devem estar indexados ao crescimento, diz PSD..."

Bahh...!!!..Isto de laranja só dá mesmo é para.... sumo de laranja....

2:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por falar em crescimento....já viu que mal se apanharam privatizados...logo aumentaram o preço dos sêlos....das cartas...???

2:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se calhar o que diz aquele Partido...é que as pensões vão crescer na medida do crescimento dos lucros de algumas recentes empresas privatizadas..!??...será.. ????

2:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

...ou do crescimento dos impostos e outros cortes...do género..???

2:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Dizem os rapazes ( estudiosos da economia...(tirada ao fim de semana...em curso de trimestre...) ...que os salários e pensões serão indexados ao crescimento da produtividade....claro que e.... porque o curso era trimestral...não chegaram àquela parte que diz que a economia é que está indexada ao crescimento dos salários e das pensões...

Ninguém pode saber tudo....

2:53 PM  
Anonymous Um judeusito said...

Muito bom artigo. Tem sido notado e bem por vários especialistas, que desde a queda da URSS, a situação das pessoas se tem deteriorado, pois os neo-liberais perderam a vergonha que porventura tivessem.
É sempre bom, quando se vê artigos a recordar isto, e bem.

10:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ao que parece as pensões vão ter valor diferente todos os anos conforme a evolução da economia... Estou pá ver se o preço. Das couves ...a taxa de rádio....a renda da casa....o preço da água ....da luz e do gás... A taxa do ir se do IVA...as taxas moderadoras....as multas por estacionamento proibido...as taxas dos certificados de. Registo criminal e outros taxas de justiça .... Ou de injustiça...as licenças de caça ...etc e tal e coisa....também irão mudar conforme a conjuntura. Bye... Bye...!

9:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ora...vejamos ...quanto a cortes so sei que dleveriamos saber que nao havera mais cortes e para o ano devera ser devolvido o montante ja cortado nós, anos anteriores ja que eram so transitorios e para ocorrer a dificuldades pontuais. Entretanto o PS anda muito preocupado em saber se a Comissao entregou ou nao o Relatorio. Ora bolas.....

11:31 PM  

Postar um comentário

<< Home