quinta-feira, julho 09, 2015

O tsunami financeiro está a caminho


Quando a crise mundial rebentou em Setembro de 2008, a exposição dos bancos privados na Grécia chegava aos 270 mil milhões de euros. Os planos de "resgate" ao sistema financeiro organizados pela UE, o FMI e o BCE, reduziram essa dívida a 50 mil milhões de euros.
Quatro anos mais tarde, em 2012, quando se decretou a quebra da Grécia, 80 por cento da dívida pública helénica se devia à banca europeia e 20 por cento a suas instituições. Nos últimos três anos essa relação inverteu-se e hoje 80 por cento da dívida se deve às instituições como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu. O custo de transferir uma crise financeira iniciada na banca para o governo significou a quebra da Grécia. Mas ninguém ousa reconhecê-lo.
Dos 230 mil milhões de euros do "resgate grego", apenas 11 por cento foi parar ao governo grego. Mais de 200 mil milhões de euros usaram-se no pagamento das dívidas da banca europeia, principalmente alemã e francesa, numa operação que significou o empobrecimento de milhões de gregos. Como em todos os "resgates" não ouve nenhuma injecção de dinheiro real na economia.
O resultado para a Grécia foi desastroso. O Producto Interno Bruto reduziu-se em mais de 25 por cento nos últimos cinco anos, o desemprego disparou em mais de um milhão de pessoas, enquanto o consumo caiu 28 por cento. Sem dúvida, os pedidos da UE pela devolução do "dinheiro dos resgates" mantêm-se como uma guerra de surdos.
A crise iniciada no ano de 2008 foi rapidamente mascarada, mas não terminada, com abundantes injecções de liquidez ao sistema financeiro, responsável pela crise. Agora que a liquidez do sistema financeiro secou e as instituições financeiras também estão secas não há de onde sacar dinheiro para "resgatar" os países. A Europa demonstra não possuir nenhum tipo de resposta e está condenando toda a economia. Os planos de resgate fracassaram tal como fracassaram as injecções de liquidez à banca ou os programas de "alívio quantitativo". O tsunami financeiro está a caminho e os líderes europeus muito bem graças a Deus.
(retirado do elBlogsalmon)