sábado, julho 11, 2015

Tsipras converte o Não em Sim e se rende às exigências da troika


O governo grego deixou a democracia num monte de cinzas e converteu o Voto Não, de recusa às medidas da troika, num Sim de capitulação e rendição aos ditames de Merkel e Bruxelas. Ou isto é o que nos querem fazer crer. O certo é que o voto Não, contrário aos cortes e à alta de impostos foi torpedeado, e haverá cortes e altas de impostos em toda a linha estabelecida por Bruxelas. Este surpreendente acordo pode ser para aliviar a dramática situação do povo grego que requere socorro imediato, e também deixar a troika descansada no sentido de evitar futuras "insurreições" de países periféricos.
Os apertos pelo dinheiro e os pedidos de crédito do governo do Syriza transformaram o Não ao referendo num Sim. A transição da democracia à ditadura financeira foi completa. Não havia outro remédio: Na Grécia escasseavam os alimentos, os serviços de saúde e os bancos estavam fechados. Tudo isto e ainda uma fuga de capitais estimada de mais de 100 milhões de euros diários porque a especulação nunca cessou.
Tsipras não tinha alternativa, e passou de herói a vilão em menos de uma semana. Para salvar o país ainda que seja por uns meses, teve que ceder à troika e aceitar os cortes e o aumento de impostos. Se este novo programa de austeridade deixa a situação igual ou pior que antes, a Tsipras não lhe restará mais que renunciar por ter actuado como um cavalo de Troya e ter burlado a decisão dos gregos do passado domingo que votaram 61,3 por cento na recusa das políticas da troika. Esta decisão soberana do povo grego foi, no dizer de Jean-Claude Juncker "totalmente irrelevante" e foi parar ao caixote do lixo. O que só confirma que a UE funciona como uma ditadura financeira e defenderá sempre os interesses do dinheiro.
Para a troika, são as pessoas que devem submeter-se à ditadura da economia e não a economia que deve estar ao serviço das pessoas. É o mundo ao contrário, de uma total distorção. Tsipras havia oferecido menos troika e sai como ovelha tresmalhada com mais troika. Para isso não era necessário haver referendo. Grécia retirou-se do combate sem sequer esperar pelo primeiro round. Veremos se sai da asfixia com estas novas medidas ou se cai para sempre no abismo.
(retirado de El Blog Salmón)