sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Mais papista que o Papa


A comissão que elaborou a proposta de reformulação da rede de urgências nunca abordou o fim dos serviços de atendimento permanente nos centros de saúde de localidades onde se registam protestos. A referência ao encerramento do atendimento nocturno - avançado para Valença - é do próprio ministro da Saúde.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ummmm....cá por mim estou como o porco...que torce o nariz..a estas coisas das urgências....em que tudo é feito no ar...isto é.... em tese....

Então não é sabido que as urgências... afinal não passam em geral de "posto médico "?
Há que mantê-los.....urgências a 45 minutos....sabe o que são 45 minutos ?, por exº em autoestrada...quer dzer que as urgências de Santarém passam, para Lisboa? ou vice-versa ? e...saberá o que é andar 45 minutos em estradas tipo idade media ?

E para que é que andaram para aí a prometer Centros de Saúde e Hospitais por todo o lado durante a Campanha Eleitoral ?


E já agora quanto custa uma consulta, por exº de uma pessoa idosa que se desloque aos Covões?

Consulta marcada para as 09.00 horas.

Doente apresenta-se as 08.30 marca consulta e aguarda até às 13.00 horas .é atendido durante 15 minutos. Fica com nova consulta para daía a quinze dias ( o que é muito bom...)

Bom a doente veio acompanhada por uma assistente - saiu às sete de casa e regressa às quinze horas- lá se vai um dia de trabalho já com algumas horas extraodinárias. Custo de taxi -deslocação 35/40 Kms mais uma manhã de espera - quanto custa a consulta????

E quem paga estes custos de que falo?

E do autêntico sacrifício que o doente sofre nesta imensa deslocação cuja duração dá para chegar a Nova Yorque ?

Será o SNS ?

Ou será que andamos todos convencidos ?

Brincalhões!!!!

JOSÉ

8:35 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Na verdade José, essa história dos 45 minutos está muito mal contada. O que o ministro deveria fazer seria criar urgências de modo a que pelo menos o tempo não ultrapassasse os 45 minutos que é mais do que exagerado.
Agora acabar com urgências só porque elas estão a menos de 45 minutos é perfeitamente estúpido e lesivo das populações do interior.
Estamos a ver os lisboetas todos a correr para Santarém ou não?

10:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro RUY

É que o mal está em que toda a gente....e Ministério incluido ...fala de urgências e ninguém explica o que cada um entende por urgência.

Por exº, acidente na autoestrada , com ferido grave a 30 Kms. de distância do Hospital de referência...é visível o grau de ferimento é aceitável a deslocação dos 30 KMs em ambulância ( 15 a 20 minutos ) a qualquer hora do dia/noite.

Agora, cidadão acorda às 03.00 da madrugada com dor aguda e dificuldade em respirar....não sabe que fazer ( não sabe diagnosticar....evidentemente....) mas sabe que não está bem, ....será que vai logo para o mesmo Hospital com urgências, à mesma distância de 30 Kms com a diferença de que ele acordou em povoação/Vila ?

Claro que vai e porquê ?

Pela simples razão de que àquela hora na sua vila está tudo fechado e não há um médico que lhe possa fazer ao menos um pré-diagnóstico ...podendo resolver o problema e ....evitando assim a deslocação dos 30 Kms de madrugada com absoluto sacrifíco do doente e insucesso garantido porque a final chega à urgência e fica lá no corredor ao frio e sentado num banco de pau ou de plástico durante horas até ser atendido...para depois constar nas estatísticas das falsas urgências porque o que o desgraçado tinha não passava de uma gripe e uma congestão qualquer. ( mas ele até estava convencido de fulminante AVC... erro dele que devia era ter estudado medicina e não engenharia...)

É que por cá, Minº da Saúde e País em geral, cada um estuda para seu lado sem se preocupar com o todo.

Isto é, em muitos casos não se trata de haver uma urgência tipo S. José ...mas sim um serviço de atendimento médico que funcione durante a noite. - por exº saber-se que na povoação tal...há um médico de serviço, podendo estar em sua casa....mas que nos atende...nada se inventa..as farmácias funcionam assim !

O que se pretende é não ter médico nenhum....à conta de que não se justificam urgências....

e de que urgências estamos a falar ??

É que já não há o nosso velho amigo Dr....( médico de aldeia que era quem atendia toda a gente....) tudo mudou até os estilos de vida...mas a doença mantém-se e nós precisamos de assitência médica...é coisa para que andamos a lutar ... já há bastante tempo e... não é só depois do 25 A - antes dois Senhores pelo menos fizeram muito pela Saúde ( Hospitais....Institutos, assitência das Caixas de Previdência, generalizada a todos os trabalhadores rurais, pescadores e outras classes do povo trabalhador e pobre ....laboratórios ...etc...etc...portanto não é questão recente deste Governo!

Olhe caro RUY antes nesse tempo na minha Vila havia sempre um médico...hoje 40 ou 50 anos depois....se tirarem ou fecharem o Centro de Saúde passa a não haver um médico durante a noite....mas ? não há problema que há um Hospital com urgência nos Covões a cerca de 40/50 Kms e eu vou lá de madrugada de taxi ( se tiver dinheiro e houver taxi...) ou como ? de bicicleta? Não estamos na cidade de Lisboa....

JOSÉ

2:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom...entretanto as coisas evoluiram...e está criada mais uma praxe....é que agora o funcionamento dos serviços de saúde são estabelecidos por Protocolo com as Câmaras....será ???

A propósito de alguns destes Protocolos sobre urgências com alguns Municípios...ou Câmaras....acabaram por manter as urgências que iriam ser extintas e ainda foram estabelecidos mais serviços ???

Mas então os estudos da tal Comissão....que andou a estudar profundamente a problemática das urgências hospitalares durante anos....não sei quantas cabeças ilustres e a final em menos de quarenta e oito horas chegou-se à conclusão que as ditas urgências eram para ficar e o que era necessário eram mais uns serviços....

e quem chegou a essa conclusão ?....O ministério e as Câmaras....( será que as Câmaras estavam dotadas dos tais cientistas....ou bastaram os que andavam pelas ruas....?

Ora ainda bem, haja paz....e daqui para a frente que nada se faça em saúde sem ser por Protocolo com as Câmaras...

12:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ora, nem mais.
Toda a gente «embarcou» ... e os meus queridos amigos também.
Aí estamos todos a debater a última «encenação»: as urgências. Nem o Fellini conseguia tal enredo!
Vejamos.
O povo vem à rua no norte; começa a falar-se do Montijo; Loução, cunhado do ministro, visita Montijo com a RTP e diz que estes serviços não podem fechar; a RTP faz reportagem em directo do Montijo com longa e minuciosa entrevista aos organizadores de manifestação e buzinão; está tudo contra o encerramento da urgência; a RTP deixa anunciar hora e local da concentração e protecção policial dos protestantes; vai ser uma «coisa» em grande; momentos antes da manifestação, a câmara socialista anuncia ao povo que a urgência do Montijo não vai fechar; o ministro assina o protocolo; visita o Montijo com a RTP atrás, avisada uma hora antes da visita; e fala, como o seu ar de Tartufo: fechar a urgência? Mas quem lançõu o boato?
Tudo isto em três dias!
Merecem ou não um «oscar» os encenadores deste filme? E qual o melhor actor: o Louçã cunhado do Ministro, o Ministro, a RTP, a presidente da Cãmara ou o galã Sócrates?

10:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ah!Ah!
Foi com filmes assim, menos «soft», que o Spínola teve de fugir para Espanha. E que o 11 de Março deu o que deu ... e que a UEC comunista criou o perigoso fascista ELP. E ... etc, etc! E que o PS ganhou as eleições!
Eu, que já sou velhote, lá me vou lembrando. E cada dia tenho mais certezas: não há como uma boa contrapropaganda para «governar» um povo desorientado e intoxicado.

10:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

E viva o Prós e Contras......

2:40 AM  

Postar um comentário

<< Home