quinta-feira, maio 24, 2007

FACILITISMO E IRRESPONSABILIDADE


Os governos socialistas sempre mostraram uma apetência muito especial pelo facilitismo. Este que nos desgoverna não foge à regra. A cultura de rigor e de excelência de que falam todos os seus ministros não passam de meras intenções, sem qualquer convicção e usada apenas para efeitos propagandísticos.
Na prática são vezeiros em introduzir medidas que vão em sentido exactamente contrário ao que apregoam.

Na Educação, não se compreende que uma nova medida anunciada vá permitir que os jovens com 18 ou mais anos, obtenham o décimo segundo ano, mesmo que apenas possuam o nono, mediante um trabalho a apresentar colocado a discussão perante um júri. Claro que o trabalho poderá ser comprado pelo aluno e elaborado por terceiros, isso para a excelência do nosso ensino pouco importa, basta a sua discussão. Perguntar-se-á que razão, nestas condições, levarão os alunos do décimo, ou décimo primeiros anos a frequentar as aulas quando, chegados aos dezoito anos, podem muito simplesmente recorrer àquele expediente!

Na Administração Pública (AP), e nos vários diplomas que o governo pretende legislar, observa-se este mesmo pendor para o facilitismo. Alias, na generalidade os diplomas já anunciados irão provocar seguramente a maior irracionalidade e anarquia da Administração Pública, com os gravíssimos problemas daí decorrentes e que se resumem a uma AP mais cara e menos eficiente.
Agora, o acesso às carreiras mais altas da função pública vai deixar de exigir licenciatura aos candidatos. Até aqui, a candidatura ao concurso de acesso à carreira de topo na função pública, designada no regime geral de técnico superior, exigia a apresentação de uma licenciatura, mas no novo regime em fase de negociação, «pode prever a possibilidade de candidatura de quem, não sendo titular da habilitação exigida, considere dispor da formação e, ou, experiência profissionais necessárias e suficientes para a substituição daquela habilitação».
Tudo isto porque uma tal comissão técnica, a quem o governo pediu um parecer sobre carreiras e vínculos na Função Pública, entende que se deverá “terminar com a sobrevalorização do saber lógico-formal em detrimento da inteligência prática". Nem mais. Em breve veremos nos mais altos cargos da Administração Pública, os filhos e enteados, as clientelas partidárias ou mesmo as namoradinhas dos Antónios Josés Morais que pululam por aí. Afinal todos aqueles que, sem jeito para o português ou matemática, têm “inteligência prática”.
Está assim aberto o caminho à mais absurda degradação e corrupção da Administração Pública.
Nem valerá a pena argumentar sequer, perante tanta manifestação não já apenas de incompetência mas sobretudo de idiotice.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Meu caro amigo só lhe posso dizer....BICO CALADO.....há por aí uns valquírias....que o melhor é BICO CALADO....como antigamente...só que antigamente andava tudo de boca fechada porque também ninguém sabia o que dizer...o melhor que se alcançava era boca pequena....por esses botequins...agora já nem sequer há botequins...

Portanto..BICO CALADO E BLOGS para o fogo ...(não tardará muito...)

Boa noite e até amanhã...

12:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Há que poupar...em tudo...até nas carreiras...ou se calhar ainda acaba a função pública...e depois.....ora, já viu a Assembleia...ou o Governo em Outsorcing?

12:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

Por acaso nunca no antigamente tive de andar como agora de BICO CALADO ......

Há muito facho por aí encapotado....

12:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bonecos...na Disney não faltam ...e por cá também não....

Já agora ouvia eu há dias um cidadão dizer-se muito admirado por o PSD ter demorado tanto tempo a entregar a Câmara de Lisboa ao PS.....
Será que ouvi mal ? O que me aconselha, caro Blogger...que vá ao Otorrino ????
E deverei eu continuar a levantar-me todos os dias de manhã ????
Ou sera só cansaço ?

12:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

OS CALOIROS DAS SONDAGENS DEVEMTAR ALIDAR COM O POVODO ANTES DE 25 ABRIL. O XOCRATES TEM A MAIORIA. POLICIS, TROPA, AGRICULTORES, FUNCAO PUBLICA, REFORMADOS, ENFIM O XAMADO POVO TA CONTRA ESTA GENTE. NO ENTANTO NINGUEM DIZ QUEM TA A FRENTE DAS DITAS SONDAGENS! AVERIGUEM. NAO A XAMADA COMUNUICA CAO XUXIAL ISSO E LIXO.

10:59 AM  
Blogger adrianeites said...

bom post!
não sei porque mas fez-me logo lembrar Guterres!
cp's

12:11 PM  
Blogger Laurentina said...

Rui ,
Na minha palhota tens lá uma nomeação para um premio...
Vai verificar para levantares o premio aque tens direito.
Isto é uma corrente organizada pelo O Cartel

Bom fim de semana
beijão grande

1:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

É muito merecido o Prémio com que o CLASSEPOLITICA foi distiguido.

Um abraço a todos !

11:03 PM  
Blogger Kaotica said...

Passei por aqui para te atribuir o prémio "Blog com Tomates".
Um abraço!

11:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

A propósito do professor suspenso há por aí segundo os jornais quem não comente o folclore....e esta? EhM.....aguenta !!!!!
Arrogância não falta por aí ....

É o que faz quando o pessoal não faz testes psicotécnicos antes de começar a rabalhar........

8:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

E quanto a curriculos ????

Eh...pá...é cada colecção de cargos....que tenho impressão que nem há tempo para fazer nada.....

Como aquele que se apresenta a candidato a um emprego ...começa a desfiar ...Presidente disto e daquilo...membro de....e de....Alto ...qualquer coisa para isto e para aquilo ...honorário por ....e por.....de política já tinha sido de tudo...até cola cartazes nas campanhas..... quando no final o responsável pelo recrutamento lhe pergunta.....sim está bem...mas e quanto a fazer alguma coisa...o que é que sabe ???

8:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom o melhor é BICO CALADO.....

8:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como em todos os regimes há sempre os peões armados em chefes que dão cabo do sistema....


Já agora....se o processo disciplinar do tal professor fÕr arquivado.. curiosidade ....qual será o resultado da avaliação de desempenho do homem para efeitos de promoção ????

Será difícil advinhar ????

Vejam bem ao que estamos sujeitos neste Mundo ....

O AOS era um menino de coro bem comportado!!!!!

12:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Dizem que a senhora corta a direito e tem mau humor....mas o que é isso ??? e que culpa temos nós....?

Isto é o País...em grande !!!!

1:00 AM  

Postar um comentário

<< Home