quinta-feira, janeiro 03, 2008

resultados concretos


O presidente da república na sua “mensagem de Ano Novo” do ano passado, em 4 de Janeiro, afirmou esperar resultados concretos em 2007 das políticas e das “reformas” promovidas pelo governo de Sócrates, no campo da Educação, Justiça e da Economia.

Esgotado o ano:


- O poder de compra dos trabalhadores por conta de outrem registou em Portugal durante o ano passado a maior descida dos últimos 22 anos, calcula a Comissão Europeia. Segundo os dados divulgados pelo Eurostat, Portugal encontra-se já abaixo da Eslovénia e da República Checa, estando a Grécia bastante acima do nosso país.

- De acordo com o relatório semestral ontem divulgado (Maio 2007), os salários reais portugueses caíram 0,9 por cento. Portugal deverá registar, em 2008, o quinto ano consecutivo de evolução negativa do desempenho das suas exportações.

- Segundo o INE o PIB nacional sofreu uma desaceleração do primeiro para o segundo trimestre de 2007, passando de 2,0% para 1,6%. O PIB dos países da (UE27) aumentou 0,5% no 2º trimestre de 2007 face ao 1º trimestre de 2007 segundo o Eurostat.

- O indicador de confiança dos Consumidores continuou a descer em Novembro, registando o valor mais baixo desde Fevereiro de 2006, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

- Segundo os dados do Eurostat, no terceiro trimestre de 2007, o PIB na UE(27), em relação ao trimestre anterior, aumentou 0,8%. Relativamente ao trimestre homólogo do ano anterior o PIB na EU (27) cresceu 2,9%.Em Portugal, no terceiro trimestre de 2007 e em relação ao trimestre anterior, o PIB cresceu 0,0% isto é, estagnou. Quanto ao crescimento homólogo do trimestre do ano anterior não foi além de 1,8%, muito aquém portanto da média europeia (2,9%).

- As exportações para países fora da União Europeia caíram 5,3% em Agosto, registando a primeira descida mensal em pelo menos 12 meses, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.- No primeiro trimestre de 2007, o Investimento caiu 2,3% em volume face ao trimestre homólogo de 2006. De Janeiro a Março, a variação do défice da balança comercial foi de 15,4%. As importações atingiram um valor de 13.235 milhões de euros e as exportações ficaram-se pelos 9.258 milhões de euros. Um saldo negativo de 3.977 milhões de euros. (Dados do INE de 08/06/07)

- Em Março, face ao período homólogo do ano anterior, a produção industrial registou uma desaceleração de 3,4% na taxa de variação homóloga face à registada no mês precedente (dados corrigidos dos dias úteis e da sazonalidade, INE)

- Portugal está menos competitivo no xadrez económico mundial. Desceu dois lugares, de 37.º para 39.º, na tabela da competitividade, elaborada pelo Institute for Management Development (IMD).

- Portugal diminuiu o seu índice de “desenvolvimento humano” ao cair uma posição, situando-se agora em 29º lugar no ranking das Nações Unidas que analisou dados de 177 países. Na Europa fomos ultrapassados pela Eslovénia, Grécia e Chipre. Atrás de nós apenas a Hungria, Polónia e Bulgária.- Desde que o actual Governo, liderado por José Sócrates, tomou posse, em Março de 2005, Portugal perdeu 167 mil postos de trabalho qualificados (INE).

- Através de vários estudos do Eurostat e de pequenas notícias nos jornais ou suplementos económicos, ficámos a saber que os
portugueses ganham menos 40% do que a média europeia e que o fosso salarial entre os mais ricos e os mais pobres em Portugal voltou a bater recordes, estando quase duas vezes acima da média europeia a 15. Ainda antes das alterações às reformas aprovadas pelo Governo, já somos o terceiro país onde as pessoas trabalham mais anos e se reformam mais tarde da Europa a 25

- De acordo com o Relatório sobre a Protecção e Inclusão Social de 2007 da Comissão Europeia, 14% da população activa portuguesa vive abaixo do limiar da pobreza, a percentagem mais alta da União Europeia a 25 Estados-membros. Portugal está igualmente entre os países com maior taxa de pessoas a viver na pobreza (20%), tendo abaixo de si apenas a Lituânia e a Polónia (ambas com 21%).

- Pelos dados do Eurostat, verifica-se que a taxa de desemprego da EU(27) foi de 6,7% em Agosto de 2007 quando em Agosto de 2006 era de 7,8%, baixando portanto, em apenas um ano, de 1,1%. Portugal no entanto, não contribuiu para esta descida. Ao contrário, contrariando a UE, Portugal subiu no mesmo período a Taxa de desemprego de 7,5% para 8,3%, sendo a variação mais alta entre todos os países da UE.

- O número de processos de despedimento colectivo quase duplicou no primeiro semestre de 2007. Segundo os dados da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, os processos concluídos resultaram em 1376 rescisões de contratos, contra apenas 725 registadas em 2006. Este ano, foram 123 as empresas que iniciaram despedimentos colectivos, quando no ano passado eram apenas 69.

- Portugal está no grupo de países com piores gestores, diz o Diário Económico esta segunda-feira (16.07.07) citando um estudo realizado pela Mckinsey junto de quatro mil empresas, nos EUA, Ásia e Europa. (DG)

- Com a nova directriz da ministra da Educação os jovens, a partir dos 18 anos que não tenham o 12.º ano de escolaridade, podem vir a obtê-lo recorrendo muito simplesmente à apresentação de um trabalho sem qualquer exigência de exame.

- A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, defendeu ontem, em Castelo Branco, a necessidade de encerrar, no próximo ano lectivo, cerca de 900 escolas do primeiro ciclo. Tudo isto com bons propósitos, pois claro - “Só após a identificação e o encerramento das cerca de 900 escolas, Portugal estará em condições de enfrentar o desafio da modernização dos estabelecimentos de ensino”, diz a ministra.Primeiro encerram-se as 900 escolas, depois… “enfrenta-se o desafio”!...

- Sobre o Défice Público ou o controlo das finanças públicas, haverá que ter presente que as receitas provenientes dos impostos Directos e Indirectos arrecadadas pelo governo PSD/CDS em 2004, somaram 28.389 milhões de euros. Em 2007 estas receitas, dos mesmos impostos, totalizaram 34.557 milhões de euros. Uma diferença portanto de 6.168 milhões de euros. Este montante representa 4,6% do valor do PIB de2004. Isto significa, muito simplesmente, que o Défice real de 2004 (com todas as receitas extraordinárias) que ascendeu a 5,2%, seria reduzido para apenas 0,6% do PIB se pudesse contar com igual montante de receitas de impostos que hoje é cobrado aos portugueses. Sem contarmos sequer com as múltiplas receitas extraordinárias das desorçamentações e venda de património praticado pelo governo de Sócrates ou ainda com as receitas provenientes dos cortes sociais que impôs aos portugueses constata-se, quanto elevado é o grau de desgovernação económica deste País e quanto falaciosa, mistificadora e miserável é a campanha que apresenta como grande triunfo do governo a redução do Défice em 2007 para 2,4% do PIB.
- Os 36 arguidos do caso UGT/FSE foram esta segunda-feira absolvidos do crime de fraude e plano criminoso. O Tribunal da Boa-Hora apenas considerou atribuível o crime de burla na forma tentada ao dirigente do sindicato José Manuel Veludo, mas já prescrito.O processo remonta a 1988/89 e tinha como arguidos, entre outros, o actual secretário-geral da UGT, João Proença, o seu antecessor, José Manuel Torres Couto, o antigo tesoureiro José Veludo e o também ex-dirigente Rui Oliveira e Costa.
- Com 321 sessões realizadas em dois anos e oito meses, o julgamento de pedofilia da Casa Pia foi novamente interrompido, na segunda-feira, devido às férias judiciais de Verão, e será retomado em Setembro, mês para que estão marcados os depoimentos das 242 testemunhas que falta ouvir – foram ouvidas até ao momento 678 das 920 testemunhas arroladas.


Na mensagem do novo ano de 2008,

Cavaco Silva mostrou-se parcialmente satisfeito com a resposta dada os desafios lançados no ano anterior e eram eles o Desenvolvimento Económico do País, e as reformas da Educação e da Justiça.

Cavaco reconheceu melhoria do crescimento da economia e progressos no controlo das finanças públicas.

“Todos gostaríamos que a evolução da situação económica e social do País tivesse sido mais positiva e que os sinais de recuperação fossem agora mais fortes". (dn)

20 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estou derreado depois de ter lido este estudo....que, como é evidente não podia ter sido lido pelas altas instancias....senão outro discurso teria de ser feito...

mas há uns fumos...será por termos os piores gestores que.... são os que mais ganham e quanto a nível europeu..estão sempre em linha...???

....caramba !!!! ...Ainda vale a pena viajar por aí em aeronave privada ... de charuto habano ....e aterragem nos Champs Elisées....pelo menos para ver o nível de ganhos dos pares... e das consortes claro está.... ou não tivesse por lá andado a Antoinette....

6:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alguns comentadores se apressaram logo a dizer que já há muito tempo se não invocava a questão dos salários....

Meu caro ....há olhos que só vêm as contas e não conseguem escutar a alma....

Pois eu concordo com o Presidente que está a escutar o sentimento das pessoas...
...sinais...sinais...de alerta que os instalados nunca viram ....nem nunca conseguirão perceber.....

6:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quanto à satisfação parcial...bom !!...aí é que eu fico um bocadinho...para trás...

Mas também como não sou presidente de nada.....

7:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ora...se o Tonito não tivesse feito o INE...estàvamos agora muito mais descansados

7:07 PM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Excelente apanhado e só não vê quem não quer. Está aqui um trabalho que demonstra, até à exaustão, que contra factos não há argumentos. Este blogue é um espaço excelente que, além de linkado no meu Silêncio, recomendarei vivamente aos meus amigos.
Um Bom Ano de 2008!

9:16 PM  
Blogger JOY said...

Queria dar os parabéns por este post,um texto esclarecedor que transmite com clareza aquilo que todos nós sentimos no dia a dia e que este (Des)governo deveria ter a coragem de transmitir aos portugueses e não a conversa cor de rosa com que o P.M nos brindou no discursso de fim de ano.O governo pode dominar a comunicação na TV,Rádio ,Jornais mas por enquanto aqui na blogosfera há quem vá revelando a realidade em que nos encontramos .

JOY

5:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Essa é que é uma grande verdade !...até que haja alguma Alta Autoridade que nos cale o pio....mesmo na BLOGOSFERA !!!!..

Quanto ao que se ouve por estas TVs fora....nestes últimos dias sobre as misérias deste País...banca...governo...encerramentos de urgências...etc...projectos de grande governação...oposição....crise laboral....desgraça social -pobreza e parecido....aumento de prêços...refiro-me não só às misérias propriamente ditas...mas sobretudo às explicações dadas ....olhe os políticos estão velhos...são todos da minha geração ...é só miséria e repetição....se calhar estamos já como antes do 25 A em que todos diziam a mesma coisa estivessem eles no Norte ou no Sul....e viu-se o resultado....( perdemos território !!!!)- isto é moléstia do Regime...que se calhar esgotou....

Será...??

10:10 PM  
Blogger Espectadora Atenta said...

Ruy
Excelente post este! Parabéns!
Só quem não andar "atento" é que não percebe esta triste realidade!
Um grande abraço para ti,

11:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não é nada que não soubessemos, por defeito, com números fica mais bonito e particularmente útil para os incrédulos de boa vontade.Boa sintese.
É pena que a tristeza e a desesperança, a angustia e o desespero, a raiva e a revolta não sejam quantificáveis, assim, em numeros.
Esperemos que se manifestem de outro modo, não em alternâncias ilusórias, bacocas, mas apontando o dedo, dizendo um grande NÃO, juntando vozes e vontades. sobretudo com raiva.

5:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Depois do que tem sido noticiado por aí...sobre a Banca ....e crédito e perdões....e facilidades de crédito ...

....caro Blogger...gostava de ver outra vez a porquita...para ver se já há mais leitões ....na têta

2:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Então...sempre estava convencido que ...pelo menos algumas áreas ( para não mencionar...) eram o refúgio dos supra-sumos da gestão...? o que é que eu lhe dizia..?!..que não passam de vulgaridades....o resto ....à volta ...é só fumaça...!! e.... venha a nós..pelos vistos...

Vou mas é cantar os Reis..!!

2:18 AM  
Blogger ALG said...

Entre o que os nossos politiqueiros de algibeira gostavam que o país fosse e a realidade, a distância é enorme, com prejuízo para todos nós, infelizmente!

Cumprimentos

5:40 PM  
Blogger cadeiradopoder said...

Um texto excelente, que, lido do princípio ao fim, apenas pode levar o leitor a dizer que "contra factos não há argumentos"!

6:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bem observado, bem escrito e bem significativo.
Um bom ano... apesar de tudo

8:26 PM  
Blogger Zé Povinho said...

Temos que reconhecer que os nossos governantes são uns verdadeiros artistas, eles conseguem até ver virtudes na situação do país e dos portugueses, o que prova que a sua qualidade de malabaristas ou ginastas, que sempre a fazer o pino, nos conseguem ver sempre nos primeiros lugares dos rankings de desenvolvimento. Agora percebo o porquê da oferta dos GPS's por parte de Sócrates, como o sangue lhe subiu à cabeça têm dificuldades de orientação.
Abraço do Zé

10:17 PM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Contra factos não há argumentos. Para quando uma consciência colectiva que permita dizer basta?

9:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom...parece que o Week-end está a ficar um bocadito comprido....

E depois lá vem o Ministro dizer que afinal a culpa da fraca produtividade é do Week-end....

Um abraço !

4:45 PM  
Blogger José Lopes said...

Estes discursos optimistas e os reparos sem consequências, enervam-me. O que todos sentimos, e cada vez mais, é a carteira mais vazia e um futuro demasiado incerto e sem a protecção social para que se descontou durante uma vida de trabalho. Isso eles não vêem, pudera, com os salários e mordomias que auferem, também eu!
Cumps

6:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Para mim a pedra de toque do discurso do Presidente está exactamente no modo como colocou a questão de saber se algumas remunerações dos executivos e administradores não estarão em discrepância com a média dos salários das respectivas empresas.

Não será que isso não será uma forte razão para o sentimento ainda difuso mas que vai adensando na mente colectiva de que vivemos num grau de injustiça e que resulta ainda do facto de esses proventos assentarem não em produção ....sólida e do País...que se não vê (vejam-se os indicadores económicos....) mas antes em expedientes mais ou menos ao geito do "salve-se ou safe-se quem puder " e o mais rápido possível...( vejam-se os notíciários abundantes ...donde perpassa a ideia de que se ganha - ou recebe - muito dinheiro sem que se veja riqueza criada. - isso faz enquistar o sentimento de vacuidade,em que parece que vivemos e que nada tem a ver com pobreza....

As populações podem viver pobres...mas não toleram a injustiça...

E ...parece que toda a gente começa a perceber que o desequilíbrio social em que se vive - ricos/pobres - não tem a ver com pobreza...

mas.... antes com saber como e quem enriquece..tanto e tão ràpidamente....

Nestas alturas se vê quem é POLITICO sem necessidade de falar muito...daí que ao que parece tanta timidez ...(mesmo entre os comentadores)....em pegar no assunto...

...Veremos os próximos capítulos...!!

Tchau.!!..que vou mas é comer umas tapas à adega espanhola...


JOSÉ

7:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Isto é que vai por aí ...por esses jornais...uma crise de urbanismo...?!

Puxa vida que o Povo até fica tonto....!

7:34 PM  

Postar um comentário

<< Home