quarta-feira, março 19, 2008

Efeitos do pensamento único

Hoje, entramos na dinâmica do pensamento único, na ideia de que este modelo de sociedade neoliberal é o ideal. Como disse Fukuyama, guru do neoliberalismo, "a história acabou". Crer nisso é acreditar que não há futuro.
Qual é a lição que apresenta essa perspectiva? A perenização do presente. Querem nos convencer que, daqui a 200 ou 500 anos, haverá shopping-center, mercado, Bolsa de Valores, porque ninguém ousa imaginar algo diferente. A menos que corra o risco de ser chamado de dinossauro ou maluco.
O que há de grave, neste nosso momento histórico, é que não há uma proposta que se contraponha a esse modelo neoliberal de sociedade. Somos seres visceralmente vocacionados ao sonho. Somos o único animal que não pode deixar de sonhar. O único animal incompleto. Uma vaca está na sua plenitude bovina, feliz; o cachorro na sua plenitude canina.
Somos seres marcados pela incompletude e, por isso, a nossa completude só se realiza no sonho. Temos que sonhar. O sonho pode ser um projecto político, uma fé religiosa, um ideal profissional ou uma vocação artística. Somos seres vocacionados à transcendência. Não nos bastamos.
Frei Betto

1 Comments:

Blogger joao marques de almeida said...

Só não concordo com uma coisa, é não haver alternativa ao modelo neoliberal. O próprio capitalismo com regras e ao serviço da sociedade, é uma das alternativas,embora precária devido à própria natureza do capital enquanto poder. Um modelo social semi-capitalista é outro modelo, ou seja, privado e público em pé de igualdade no mercado. Outro ainda será o modelo semi-socialista, isto é, com um sector público estratégico e um vasto sector de pequenas e médias empresas privadas e por cima de tudo isto o paradigma da economia ao serviço do Homem e não o inverso.
O sonho? Naturalmente. É ele que dá aquela força que faz realidades.
Joao

11:14 PM  

Postar um comentário

<< Home