quinta-feira, maio 08, 2008

...que rejeita o capitalismo liberal


A evolução da socialdemocracia a partir dos fins dos anos 50 foi nitidamente esta: a conciliação dos valores liberais fundamentais com um regime económico que rejeita o capitalismo liberal. Para que as liberdades sejam desenvolvidas e se dê satisfação à justiça social a social-democracia rejeitou, e bem, o capitalismo liberal e enveredou por outras formas económicas em que é mais importante uma política de preços de rendimentos, de salários, de justa distribuição de rendimentos, de participação dos trabalhadores nas empresas e nas próprias decisões conjunturais do que propriamente da propriedade dos meios de produção.

Numa social-democracia, o que é característico é o apoio dos trabalhadores industrializados: e esse apoio é tanto mais significativo quanto mais o País estiver industrializado. As sociais-democracias do Norte da Europa, por exemplo, nasceram com o apoio dos operários da indústria, mas também de agricultores, de pescadores e de pequenos comerciantes, tal como no nosso país. A nossa base social de apoio é tipicamente social-democrata. O nosso programa é um programa social democrático avançado, em relação, por exemplo, ao programa do S.P.D. alemão - e, portanto, isto afasta qualquer deturpação que se queira fazer no sentido de nos apresentar como partido liberal ou democrata-cristão, o que são puras especulaçõestendenciosas que não têm qualquer base.

É que a social-democracia, que defendemos, tem tradições antigas em Portugal. Desde Oliveira Martins a António Sérgio. É a via das reformas pacíficas, eficazes, a caminho duma sociedade livre igualitária e justa. Social-democracia que assegura sempre o respeito pleno das liberdades.


Francisco Sá Carneiro

17 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ora aí está !!!! Falou Sá Carneiro....e não tenho mais nada a dizer....

Estadistas são coisa do passado....hoje temos pastilhas elásticas ...que andam a brincar com o fogo....como os putos no Carnaval...com bichas de rabear...que lhes vão subir acesas pelas calças acima....

7:35 PM  
Blogger Zé Povinho said...

Os herdeiros, mesmo os enchem a boca com o PPD/PSD, esqueceram-se de ler o testamento do seu mentor, o apelo do conforto do bolso clama mais alto.
Abraço do Zé

11:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Zé

Apreciei a sua ironia e concordo consigo.

Este País tornou-se ainda mais pequeno ....e isto parece um aviário quando se atira o milho para o meio dos frangos.....

Um abraço
JOSÉ

12:29 AM  
Blogger João Viegas said...

Com todo o respeito, mas estes bloggers são imagens fracas do Velho do Restelo. Amargurados com a vida, frustrados, um pouco a imagem que o Lobo Antunes refere, nada pior que um azedume dum homem que já passou a metade da vida e que não alcançou o que pretendia, são pessoas azedas e de insuportável convivência. Sejam mais moderados, a vida não á a preto e branco, existem muitos cinzentos. A história não se repete, o mundo não está perdido, os jovens têm valor, a esperança no futuro existe, o futuro está por fazer, quer queiram quer ñão queiram o universo evolui ainda que vocês não se apercebam.
Bem hajam
(deixo aqui o compromisso de comentar muitas das barbaridades intectuais que tenho lido neste bloggue, para que sito deixe de ser um sítioduma só côr onde tods se autoelogiam e inflamam o ego). Sempre houve e sempre haverá muita diferença entre o PS e o PSD.)

12:13 PM  
Blogger João Viegas said...

Esqueci-me disto.. O discurso dos PSD´s está cada vez mais parecido com o do Bloco de Esquerda, se não na substância dos argumentos, certamente na forma, no tom e no radicalismo.
Bem hajam

12:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

João Viegas, um homem, bem instalado na vida que o sistema lhe proporcionou, que ainda não passou a metade da vida, alheio aos problemas do seu tempo porque tem a mesa farta, para quem o mundo está bem e a mudança assusta (pudera!), que fala no futuro sem saber ou entender qual o futuro que lhe reservam, sem duvidas (duvide-se sempre do homem que não tem duvidas), sentenciando do alto da sua sabedoria feita de frases comuns e inócuas ( A história não se repete, o mundo não está perdido, os jovens têm valor, a esperança no futuro existe, o futuro está por fazer, quer queiram quer ñão queiram o universo evolui) numa coisa tem razão – o universo evolui, não seguramente à custa do comodismo do João Viegas, não lhe falem em problemas, não agitem as águas, deixem-no banquetear-se em seus privilégios.

9:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

E do alto da sua cátedra o homem até dá sentenças e deixa promessas deixo aqui o compromisso de comentar muitas das barbaridades intectuais que tenho lido neste bloggue.
Pelos vistos, até agora, o rapaz só tem lido, vamos ver com que discurso nos brinda tão elevado intelecto.

10:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente ...( eu bem me elogio)...dizendo que este País não deve cheirar a povo...e mais.... esses andrajosos todos que por ai andam ás centenas de milhar nas bichas dos Centros de Sáude...hospitais ...Universidades sem saída....pensionistas a deambular e políticos de pacotilha....ou docas junto ao Rio...e internautas à procura de emprego a recibo verde...vermelho...azul ....ou castanho.....só a chatear...bem que podiam ir todos para um Resort no Algarve....e deixar os puros viver ....

11:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esta de chatear o Velho do Restelo...e logo depois do almoço....à beira rio....que horrorosos ....estes de passada meia idade de meia tigela...meio dementes ....frustrados pagadores de IRS....

...vá lá vistam os calções e toca a andar ... seus mal encarados!!!!

12:16 AM  
Blogger joao marques de almeida said...

Bem vindo caro Joao Viega

Espero que cumpra a sua promessa de nos favorecer com os seus comentários e ensinamentos, mas antes disso deixe-me dizer-lhe que algumas pessoas, as que eu sei, que aqui tem intervindo não correspondem aos seus modelos. São pessoas perfeitamente realizadas pessoal e profissionalmente, a sua mágoa, que advém da sua alta consciência social, é de ver o estado a que o seu País chegou sem se vislumbrar o fim a esse descalabro. Algumas delas, das que eu sei, ao contrário dos modelos por si imaginados, foram profissionalmente realizados, alcançando postos de grande responsabilidade. Socialmente, também ao que sei, sempre contribuíram generosamente para a justiça social do País, mesmo quando isso acarretou prejuízos, em alguns casos graves para as sua carreiras profissionais e vida pessoal. São por isso pessoas que sabem e podem com propriedade dizer o que dizem, o que não acontece com todos.
Posto isto espero que através dos seus comentários nos vá explicando a razão de termos a maior taxa de abandono escolar da Europa, perto de 40%?, a razão de termos os mais baixos salários da EU, as reformas mais baixas, o pior serviço nacional de saúde, o mais baixo subsidio de desemprego, o maior IVA, a razão do Governo violar constantemente a legalidade, como no caso do sistema fiscal, a gasolina mais cara, a razão dos bancos apesar dos seus fabulosos lucros estarem pagarem menos impostos do que a oficina do serralheiro mecânico. Como explica a promiscuidade obscena entre governos e administrações? A razão por que violamos ou somos cúmplices nas violações dos Direitos Humanos em larga escala, a razão por que apoiamos guerras de agressão, genocídios e crimes de guerra, tudo isto praticados pelos Socrates, chamem-se isso ou Manuelas Ferreiras Leites, Cavacos e Companhia, isto é, praticadas pelo sistema?
Ao contrário do que o amigo parece pensar, as pessoas deste blog são pessoas esperançadas, que não se conformam com a actual mediocridade, e cada um à sua maneira luta por um futuro melhor, na verdade não para si, não terão necessidade disso, mas pelo País, pelo nosso belo e valoroso povo.

11:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro JOÃO


Bem me pareceu que havia de vir à liça...com toda a sua calma e serenidade...logo vi...

...é que faz parte dos que já não querem nada...já deu tudo ...e de tudo...e conhece o que não quer para o seu País...

Mas ainda vivemos ...o que para muitos é uma chatice...( ou... se calhar mera curiosidade )

Um abraço

JOSÉ

12:19 AM  
Blogger João Viegas said...

Caro João Marque de Almeida,
Por afazeres profissionais, não posso ainda responder-lhe, e o farei ponto por ponto.
Lamento dizer-lhe mas V.Exa contradiz-se abertamente. Tenho mui
to pouco tempo agora, mas deixo desde já umas dicas:
1- A sua fonte estatística é no mínimo arcaica
2- Então estes bloggers que ocupam lugares tão distintos, os marotos são afinal responsáveis pelo estado coisas a que chegámos
3- Não vou em americanadas.
4- Sou um político profissional, pelo que diariamente combato causas e luto pela coisa pública. Não aceito lições de moral nem de si nem de ninguém. E acredite que perco muito dinheiro por ter tomado essa opção, aliás, perco uma coisa que não tem valor, a dedicação à minha famlía, é chego a trabalhar 16 horas por dia.
Um abraço
Bem haja

10:24 PM  
Blogger João Viegas said...

Outra nota final:
Posso ser o que os anónimos pensarem o verborriarem, mas há uma coisa que não sou:
Um frustrado anónimo que não tem coragem de assinar o que escreve.
Os psiquiatras explicam isso muito bem.
Por isso desde já explico uma postura que tenho como inegociável na blogosfera: "Não dou crédito a anónimos"
Bem hajam

10:27 PM  
Blogger joao marques de almeida said...

Caro Joao Viegas
Pelo visto teve tempo para dois postes (creio que é assim que se diz), foi pena não ter aproveitado esse tempo para ir explicando as minhas inexactidões, mesmo uma de cada vez que seja.
Tenho muito respeito por todos aqueles que dão o seu tempo para bem do País, como Sá Carneiro, Mota Pinto e até Mário Soares (isto para nos ficar-mos pela área social democrata, pois noutras áreas outros haveria a acrescentar que deram tudo da sua vida) enquanto conjunto do povo. Mas tenho muito pouco ou nenhum respeito pelo políticos do sistema, isto é, do PS/PSD da última quinzena de anos (excepto por aqueles que , diria por milagre, lá continuam de boa fé) que conduziram Portugal ao estado em que se encontra.
Diz americanadas, eu digo crimes de guerra, genocídios, violações grosseiras dos Direitos Humanos e das Leis Internacionais,( para não falar de ética e decência) em que os governos colaboraram e colaboram activamente ou como cúmplice. Naturalmente que sobre isto será necessário um dia fazer justiça.
Quando tiver disponibilidade gostaria também que explicasse onde está o nosso sistema produtivo, a nossa agricultura, base da independência de qualquer Nação? Que me explica-se também, a razão dos nossos jovens abandonarem Portugal para procurar futuro por esse mundo? A razão por que se continua a esconder o pico petrolífero e as tremendas consequências que isso irá (está já) a acarretar e razão por que o governo age como se nada se estivesse a passar?
Quanto a mim, caro amigo, e pelo que sei outros que por aqui andam neste blog, também andaram por ai, eventualmente a fazer sacrifícios semelhantes ao que o senhor anda a fazer, mas a partir de certo momento, quando era evidente que, por dentro, nada era possível fazer para evitar a podridão do sistema, não lhes restou alternativa que não fosse denunciá-la sobre pena de se ser colaboracionista.
Perdei-me, sei que não tenho nada com isso (mas foi o amigo que a isso se referiu) será que o esforço que anda a fazer merece os sacrifícios que a sua família passa com a suas ausências, falta de tempo e eventualmente paciência?
Portugal precisa de todas as pessoas válidas, como o amigo parece ser, para mudar este estado de coisas, para se por novamente o Homem no centro das preocupações e não o dinheiro, para se por o social como paradigma e não os interesses pessoais.

11:51 PM  
Blogger joao marques de almeida said...

Caro Joao Viegas
Esqueci-me de perguntar se político profissional quer dizer viver da política? Pessoalmente, nunca vivi da política, portanto nuca fui profissional. Mas uma parte da minha vida vivi para a política e durante alguns anos 24 horas por dia e sem ganhar um tostão. (Acrescente-se que não era, nem sou, rico nem filho de pais ricos.) Mas isto, só por si, não acrescenta valor, como se divisas fossem, ao que eu digo ou tenha para dizer.

12:11 AM  
Blogger Efeitoplacebo said...

Hoje em dia 80% dos jovens nem sabem o que é ideologia politica, nem social democracia, nem socialismo, nem comunismo.

2:40 AM  
Blogger chenlina said...

chenlina20160202
uggs on sale
tory burch outlet online
air max uk
ray ban sunglasses outlet
mihchael kors outlet online
jordan retro
hollister clothing
michael kors handbags
toms outlet
cheap jordans
coach factory outlet online
tod's shoes
beats by dr dre
ray bans
coach outlet store online
ray ban sunglasses
michael kors outlet
louis vuitton outlet
christian louboutin outlet
nike trainers uk
oakkey sunglasses
ray ban sunglasses
louis vuitton outlet online
cheap oakley sunglasses
mont blanc pens
toms shoes
michael kors outlet
louis vuitton handbags
hollister outlet
replica watches
abercrombie outlet
coach factory outlet
burberry outlet
chanel bags
lebron shoes
hollister
louis vuitton handbags
michael kors outlet online
oakley outlet
oakley sunglasses
as

12:58 AM  

Postar um comentário

<< Home