sexta-feira, abril 18, 2008

Infantilismo tardio


De algum modo Luís Filipe Menezes sofre de um certo infantilismo tardio. São notórios os episódios que procuram uma imitação de Sarcozy, seu confessado ídolo, como agora este último de abandono da liderança do partido, aguardando, como outrora Sá Carneiro, um dos seus outros ídolos, pela vaga de fundo que o reconduziria à liderança do PSD.

Não sei se será bem sucedido com a estratégia, de qualquer modo, dos possíveis candidatos ao lugar de presidente do PSD até agora de público conhecimento pouco haverá a esperar. Pelas entrevistas que deram não se vislumbra em qualquer delas uma única linha de força verdadeiramente alternativa e mobilizadora.

Com Luís Filipe Menezes e Santana Lopes, o PSD tem vivido em contra ciclo. Para eles, o PPD/PSD, como Santana Lopes não se cansa de afirmar, deve seguir uma política neoliberal em que “o Estado não pode ter o monopólio da Saúde, Educação e Segurança Social, em que o Estado deve sair do ambiente, das comunicações, dos transportes, dos portos, e na prestação do Estado Social deve contratualizar com os privados”, etc, como dizia Luís Filipe Menezes há bem pouco tempo. Ora, esta política não é outra senão a que Sócrates vem exercendo com alguma eficácia. É uma política cujos princípios são compartilhados não apenas por Santana Lopes, mas também por Ferreira Leite, António Borges e muitos outros. É o velho PPD, esgotado, estafado, vivendo com todos os seus fantasmas do passado, que nada de novo tem para oferecer ao eleitorado.

Se verdadeiramente o PSD quer conquistar o poder e fazer frente à governação Sócrates, terá que fazer jus ao seu próprio nome – partido social democrata – e propor aos portugueses uma verdadeira política social democrata. Uma política em que o acerto das contas públicas não se faça à custa do aumento de Impostos e cortes nas Funções Sociais do Estado, mas apenas com a redução da Despesa Pública. Terá que encontrar um líder capaz de romper com todos os privilégios criados por este “centrão” politico, romper com a promiscuidade reinante entre o poder politico e económico (com troca de cadeiras a toda a hora), romper com os privilégios das grandes empresas monopolistas nacionais, (que somam lucros escandalosos a cada ano), terá que encontrar um líder capaz de relançar o País para um verdadeiro e consolidado desenvolvimento económico, onde se atenuem progressivamente as desigualdades sociais que uma política neoliberal cega tem vindo a agravar.

Mas será que existe alguém no PSD capaz de responder ao chamamento deste Tempo?

12 Comments:

Blogger Pata Negra said...

Deixem-no andar, ele está a fazer um bom trabalho, está a dar cabo do PSD. Cabe-nos a nós dar cabo do Sócrates e da sua corja!

Um abraço e que se lixe

12:29 AM  
Blogger Rui Freitas said...

Caro Ruy,
Como sempre, análise acertadíssima e que subscrevo. Que saudades do PSD PSD...
Pelo qual valia a pena arregaçar as mangas e trabalhar... sim, trabalhar!
Entre os dois putativos candidatos,já dei a minha opinião de qual apoiaria... falta saber quem mais aparecerá.
Um abraço!

3:20 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Caro Rui Freitas, não sei o que virá por aí.
Contudo creio que Pedro Passos Coelho teria alguma oportunidade (apresenta-se hoje com alguma juventude e nao está conotado ainda (aos olhos do eleitorado)com os jogos de oportunismo partidario, se tivesse formação verdadeiramente social democrata e rompesse com todos os arranjinhos deste malévolo "centrão".Contudo a sua ligação a Angelo Correia não augura nada de bom.
Será(?)mais um, sem uma verdadeira motivação alternativa e motivadora e assim sem capacidade de levar o PSD ao poder.
Li agora os dados do Eurostat de 18 de Abril e neles se constata que o crescimento económico (em relação ao PIB) dos países da zona euro continua a ser comandado pelos países nórdicos, Finlandia (+5,3%), Dinamarca (+4,4%), Suécia (+3,5%), ficando-se a França pelos (-(-2,7%), a Alemanha (0,0%), a Irlanda (+0,3%). A politica social democrate efectiva, não é apenas mais justa na distribuição dos rendimentos nacionais como tem proporcionado um maior crescimento e desenvolvimento económico.Ao contrário as politicas neoliberais
têm demonstrado serem fontes do agravamento das desigualdades sociais e gerarem fracos desenvolvimentos económicos e retrocessos no desenvolvimento social.

2:58 PM  
Blogger joao marques de almeida said...

Bem vindo, Ruy.
De acordo.
É esclarecedora esta catadupa de candidatos a papel químico, mas que outra coisa não poderiam ser, veiem todos do mesmo sítio e para o mesmo sítio querem ir.
O que se esta a passar é uma manifestação da crise geral do sistema, do seu bloqueio, que não tem só a ver com o PSD. Olhe-se para o PS e para o CDS.
Nada de novo aparecerá de dentro destes partidos, só gananciosos e corruptos.
Um OK para o pata negra.
Joao

11:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Finalmente....bom regresso às lides...e o resultado da ausência está à vista...desnorte total nas hostes...

Caro BLOGGER ...totalmente de acordo !!

...primeiro porque o PSD é uma coisa muito difícil...tão difícil como o País....porque o PSD é o País....

segundo cada vez mais só vemos mais do mesmo ...todos querem é aparecer na capa dos jornais..( e diga-se de passagem que cada vez mais qualquer um vai para lá...basta espirrar.!!!....)

...depois é como diz...hoje só temos duas categorias de artistas....uns que só andam pela sombra e tudo o que vem à rede é peixe....outros que só querem é painel ...para poderem pôr o tal quadro a óleo na parede da sala de jantar....


....enfim !! ....uma desgraça !!!!

e o pior é que todos pensam que são D. Sebastião...D. Carlos em caçada.....e outros três ou quatro mais modernos que pela Europa existiram durante os anos quarenta mais ou menos e um ou dois ....que semantiveram aí por alguns quarenta anos....e que deixaram imensos tiques.

Caro amigo... cada um faz os possíveis por deitar isto tudo abaixo...sempre foi assim no passado e há-de ser no futuro...logo se vê quem aparecerá...mas não será nenhum funcionário ... (e hoje não se vê ninguém que não seja funcionário...todos sentadinhos à mesa....do orçamento....cada um com fatiota própria....

Um abração JOÃO

JOSÉ

12:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lendo os jornais...é só desgraça...e cagança....

...mas o que eu mais gosto de ver é o tipo que muda de camisola..como quem muda de autocarro....

...ah !!!! e o tipo que está ....e não está.....

...e o mesmo que só faz é favores....

...e....o que só é convidado por todos e por tudo.....dá gosto ver....enfim há sempre novas formas de publicidade....

Um gostinho.....

12:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda dos jornais.....

Caro BLOGGER você que é trabalhador por conta de outrém...se o seu patrão que lhe paga mal e o trata como um principe...se o deixasse ir para a concorrencia ganhar um bocadito mais ....mas com uma bata nova.... em regime de licença sem vencimento....com direito a regressar ao seu originário lugarzito de Director ou de Chefe de qualquer coisa...e à reformazita.....você não ia ????

Ora diga lá se o seu patrão não é um gaijo porreiro...

.....e ainda dizem que não há concorrência.....


...um amigo meu que é um chato ( diga-se de passagem...) insistia comigo há dias que estamos é perante uma situação de incompetência ...do seu patrão...

...será ?? !!

12:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ohhhhh...já agora e o tipo que já não sabe quem há-de apoiar ....e por isso só vê é o quadro a óleo cada vez mais longe da parede....!!!!??

12:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

E o tipo que pensa que o PSD são meia dúzia de engravatados e sapato engraixado durante a semana...por um lado, e do outro, um povoléu que só serve para votar e berrar....?

12:40 AM  
Blogger Arrebenta said...

Sobre o que está a acontecer no "As Vicentinas de Braganza", agradecia que nos visitassem, e se pronunciassem, caso vos interesse o nosso novo dilema/problema

http://asvicentinasdebraganza.blogspot.com/2008/04/nota-constitucional.html#links

12:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

E agroa só para ir dormir...

....já viu que quase toda a gente diz o que lhe vem à cabeça e ninguém se chateia....??

...e a ignorância e incompetência dos políticos ( pelo menos dos que aparecem por aí...) que em geral sabem tudo ....e mostram uma total inépcia e incapacidade quando não sabem o que A disse...não ouviram ou não conhecem a notícia....nem a declaração de B....e depois desatam a comentar...tudo como se nada fora....

...bom e os que dizem .... sim senhor....é assim...e no dia seguinte ...pois claro não senhor...

12:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom...pelo que vi hoje no prós e contras...creio bem que vamos ter que continuar a escrever.....

...mas disse-se lá uma verdade...é que o problema não é PSD...

......o problema é que isto já deu o berro...!

Mas ....isso já eu, que não passo de uma base ranhosa, tinha dito lá atrás....

2:04 AM  

Postar um comentário

<< Home