domingo, maio 04, 2008

todos iguais


De há muito que os dois principais partidos do poder, PS e PSD, deixaram de se distinguir politicamente. Hoje, é tão absurdo e caricato tratar o PS de partido de esquerda, como tratar o PSD como partido de direita. Pela simples razão de que “esquerda e direita” não existe na pratica destes partidos. São partidos que se encontram esvaziados ideologicamente e portanto, qualquer ideologia que se lhes atribua, não fará muito sentido. São partidos do poder e pelo poder, tão só, quanto isto. São partidos que mobilizam os seus militantes, não pela ideologia mas por interesses económicos de todas as espécies. São partidos que anseiam estar no poder, não para servir os cidadãos (veja-se como espezinham as promessas eleitorais logo que chegam ao poder), mas para ocuparem os cargos bem remunerados da Administração Pública.

Os ministros e os altos funcionários do Estado saem ou regressam às grandes empresas privadas quando entram ou saem dos governos. É por esta razão que as politicas dos governos não podem ser outras que as do interesse dos monopólios e das oligarquias financeiras. Em termos políticos, nunca como hoje as politicas dos governos se confundiram tanto com os interesses económicos destas empresas. Vivendo o País em crise, nunca como agora os lucros destas grandes empresas foram tão escandalosamente grandes. O governo actual executa as políticas que são do agrado de 5% da população; 5% da população que detém hoje 20% do rendimento nacional (quando em 1974 não detinha mais de 12%). É esta a realidade nacional. O governo já não defende os interesses dos pequenos comerciantes, das pequenas empresas, dos pequenos agricultores e muito menos dos trabalhadores. Porque na sociedade actual os interesses económicos destes são antagónicos com os interesses dos monopólios. O comércio das grandes superfícies que se multiplicam pelo País, podem criar umas centenas de postos de trabalho, mas arruínam seguramente dezenas ou centenas de pequenos comerciantes e lançam no desemprego um número superior de trabalhadores.

Na verdade, temos um governo que governa apenas para satisfazer os objectivos económicos de uma minoria da população. Pouco lhe importa que mais de 95% das empresas portuguesas sejam pequenas empresas que de dia para dia se vêem cada vez mais asfixiadas pelos preços da Galp, pelos juros bancários cada vez mais altos, pelos custos da energia da EDP, ou do Gaz, ou da Brisa. Pouco lhe importa que se acentue a crise económica e social do País desde que os lucros dos bancos e das grandes empresas continuem a aumentar nas percentagens de agora. Nunca as desigualdades sociais foram tão elevadas como hoje. Nunca a governação do País foi apenas e tão descaradamente favorável a uma minoria da população.

Nunca como agora o PS e o PSD se confundiram tanto. Não há um único candidato a presidente do PSD que se distinga entre si e se distinga das medidas governativas de Sócrates. Todos concordam com as medidas que o governo tem tomado, criticando Sócrates apenas pelas “hesitações” na aplicação dessas medidas. Não há um único candidato Social Democrata no PSD. Mesmo quando, por esse mundo fora, as velhas ideias liberais de há dois séculos atrás, agora com novas roupagens, já tivessem demonstrado que o novo liberalismo apenas acarreta maiores desigualdades sociais e menores índices de desenvolvimento económico e representem um retrocesso social, um passo atrás no desenvolvimento histórico.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Excelente.
Nada como sermos pacientes e aguardar.
Foi o que aconteceu. O meu caro Blogger andou por aí a pensar...a pensar...e saíu este magnífico artigo ....e já tínhamos saudades...

Chegàmos ao fim da picada.....esquerda e direita...já deram para o peditório....e o problema é que ficou tudo a pedir à mesma....


e no PSD não há margem para qualquer dos candidatos já que para implementar uma política que verdadeiramente sirva os interesses deste Povo português que é pobre de Job...não tem onde cair morto....que perdeu todos os seus espaços territoriais....as suas capacidades produtivas....dependente de tudo e de todos....e até o chão deixou de lavrar....e ainda por cima convencido de que é rico...e o maior do Mundo....dizia pois no PSD só um caminho é possíve: a defesa deste Povo...para isso há que definir políticas de desenvolvimento com apoio UE e bem integrado nela ( até que nos queiram....exigindo só porque estamos integrados....e políticas sociais que obviamente passam ao lado de idealismos liberais ou do tipo liberal....

entre dois carapaus....na falta de comida .....um vai morrer à fome....o outro vai morrer depois...porque não suportará a solidão....

daí que concorde que nenhum....vai lá chegar...

( repare que ainda ontem um anunciado candidato do PSD - ainda nem é candidato - e já diz que há que rescindir os contratos por acordo com um milhar de centenas de trabalhadores da função pública....

Acha que estamos no País ou esta malta anda na Lua....?

12:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Às vezes chego a imaginar se não haverá por aí uma qualquer central.... de outras estratoesferas ...empenhada em acabar com este rectângulozito....e para isso escolhem a dedo umas cabecitas que se prestam a isso.....!!

Ou será que pura e simplesmente somos mesmo imcompetentes ....???

12:42 PM  
Blogger Pata Negra said...

Ruy,
é chover no molhado, é fácil concordar contigo e saborear a tua reflexão limpa, deslizante, evidente e absolutamente verdadeira.
Preocupa-me que seja assim, preocupa-me que muitos não vejam que é assim mas preocupa-me, sobretudo, que muitos dos que veem que é assim não peguem nas armas! Só temos uma saída: a rua!
Um abraço anti PS(D)!

3:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

PATA NEGRA

Tem razão...realmente.... dentro de casa já começa a faltar o ar...!

6:22 PM  
Blogger Zé Povinho said...

Por isso temos uma das piores Democracias da Europa. Os políticos "governam-se", os partidos impedem a participação cívica, o povo, esse anda "muito distraído".
Um dia a casa vem abaixo, mas ontem já era tarde!
Abraço do Zé

10:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

GLOBALIZAÇÃO!!!!!!!!!!!!DAAAAAAAAAAAAA

10:51 PM  
Blogger joao marques de almeida said...

Que há mais a dizer sobre o tema deste texto? Nada, só variações, pois está lá tudo dito. O sistema bloqueou por completo e hoje é claro que qualquer alternativa para Portugal terá de vir de fora do actual sistema eleitoral. De resto, é o próprio modelo económico (neoliberalismo) que está a implodir por todo o lado, arrastando consigo o modelo social vigente e nem sei se ainda haverá tempo, ou sequer oportunidade, para converter o capitalismo financeiro, e portanto parasitário, em capitalismo industrial e de apoio à agricultura, ou seja, transformar Portugal num país de serviços em produtor.
Diz o pata negra, às armas, creio que em sentido figurado, sim, todos à rua fazer ouvir as nossas exigências, fazer agitação por toda a parte, como hoje vi fazer (e ajudei) num repartição de Finanças, pondo os funcionários do lado dos contribuintes. Como vi fazer no 1º de Maio com os polícias de serviço que já nem se sabia se estavam a vigiar se faziam parte da manifestação (bom trabalho).
Sente-se que os mais lúcidos de entre os da camarilha começam a ficar com medo.

12:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

Boa! Gostei bué :O) do texto.

Subscrevo-o, assim como subscrevo os comentários: à rua, sim! e "às armas", porque não? Pacíficas, é claro...:O):O):O), mas que esta gente está a precisar de umas traulitadas, lá isso está...:O):O):O))))))))

Bem (re)vindo à blogosfera.

Ana

8:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

PUXA..vida que isto começa a aquecer....

10:28 PM  
Blogger Efeitoplacebo said...

Olá a todos e calma que a guerra lá dentro vai culminar na paz cá fora, vamos ver as cenas dos próximos capitulos.

10:10 AM  

Postar um comentário

<< Home