segunda-feira, junho 02, 2008

Democracia Social


Ferreira Leite é o novo líder do PSD. Mais do que qualquer um dos outros, foi o candidato que melhores garantias oferecia de continuidade das políticas seguidas ao “centrão” politico à nossa classe política. Àqueles que foram membros do governo e que hoje se encontram nas empresas públicas, àqueles que estão nas empresas públicas e que amanhã serão do governo, àqueles que se encontram nos mais elevados cargos da Administração Pública, nas Agências, Autoridades, Comissões, Institutos, Gabinetes, Fundações, Centros, Fundos, Conselhos, Auditorias, Inspecções, Empresas Municipais e demais órgãos que vêm delapidando o erário publico.
Infelizmente para o PSD e para Portugal, perdeu-se uma oportunidade de renovar o partido com um candidato verdadeiramente social democrata. Uma candidatura que invertesse as politicas neoliberias de Sócrates, na Saúde, na Educação, na Segurança, na Justiça. Cujo equilíbrio das contas publicas não fosse alcançado à custa de cortes nas Funções Sociais do Estado ou do aumento dos Impostos dos trabalhadores e da classe média. Como se compreende que os iates de luxo estejam a pagar o gasóleo ao mesmo preço dos barcos de pesca?
Uma candidatura que acreditasse nos ideais da Social Democracia e colocasse em pratica os seus princípios e interrompesse desse modo o continuado agravamento económico e social do País.

Ferreira Leite revela uma grande pobreza de cultura política, histórica e ideológica, alias como qualquer um dos outros seus companheiros candidatos. Não se ouve em Ferreira Leite uma única palavra sobre a estratégia politica, sobre a economia politica dos nossos tempos, sobre as perspectivas do desenvolvimento do País e do mundo. Contenta-se com o que está, tal como está, como se a crise nacional caísse em nós por acaso. E, ainda assim, propõe-se aplicar as mesmas receitas económicas que os mais duros neoliberais. A sua intervenção relativamente ao Serviço Nacional de Saúde foi de uma infelicidade atroz. Mais infeliz ainda, a sua visão da precariedade no trabalho.
É preciso acertar os passos com a história. E a história diz-nos que o modelo neoliberal, adaptado e perfilhado pela “globalização”, demonstra hoje, não responder aos anseios de progresso das sociedades.

9 Comments:

Blogger José Lopes said...

Os políticos actuais não têm qualquer ideologia política, e o poder há muito que se baseia em interesses e sinecuras. Os nossos partidos não têm capacidade para se renovar, estão esgotados em ideologia e em jogos dos aparelhos.
Cumps

7:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estamos nessa...

Um abraço

JOSÉ

7:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Essa é que é a verdade...os Partidos estão mais velhos que um cabaço...no Verão...

Mas o que é que se há-de fazer.??..está na Constituição...por isso à portuguesa esperar...esperar...esperar...até rebentar....

7:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quanto ao gasóleo dos iates de luxo...eu bem me admirava ....também vão à pesca do espadarte....no fundo é tudo pesca....carago...!!

E se há subsídios de doença....de reinserção social...do desemprego e abono de família...porque é que não há-de haver para os iates de luxo...?

7:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se o bilhete Lisboa/Porto no TGV custar 20 euros...bolas lá está a maralha toda outra vez...o chão cheio de papéis...e cascas de amendoim....com garrafas de sagres nas janelas....que bagunça....

Mas afinal para que é que fizeram tantas estradas....??

8:03 PM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

É interessante que estes políticos que não se renovam, e que muito longe se encontram da social-democracia, referem-se frequentemente a este modelo quando aludem aos países do Norte da Europa e ao seu elevado desenvolvimento.
Porém, na prática, fazem tudo ao contrário. Neo-liberalismo puro e ainda por cima mal fardado.

Abraço

10:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

Neo-liberalismo...?!

Isso é que era bom...eu digo é que é a política do salve-se quem puder num mar de bagunça....

Ter uma política dá um trabalhão dos diabos...é preciso trabalhar....já viu que toda a gente diz o que lhe apetece em qualquer altura...?

Os políticos traçam destinos ....em simples respostas de ocasião nos debates em que eles se deleitam .....( porque passam a ser conhecidos na rua., ... e julgam-se por isso os eleitos...as elites....os cagões ou intelectuais...)...e nós feitos parvos a ouvir ....sentados no sofá em casa a resmoer carradas de colestrol...)

.....ainda a malta vai a Marte e volta e nós por cá na mesma...

1:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Na sequência do mercado global estive a ver o Prós e Contras e fiquei a saber o mesmo...para além de que o petróleo subiu....

...mas fiquei com a certeza de que sardinha no Santo António....ardeu....!!???

..e que o prêço na praça.... é coisa que se não discute nem se fala....aliás neste mundo global não há pessoas...é preciso é que haja consumidores....

1:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

É muito triste olharmos para o maior partido da opusição e ver completamente desgastado. De facto o salva-se quem puder é o que se tem aplicado nos ultoimos tempos. Mas o que nós porugueses temos feito para contrariar as actuais politicas concertadas da direita à esquerda? Como é possivelninguém procurar o pai da crise ou os vários pais (biologicos e adoptivos). Se eu no meu trabalho gerir mal o dinheiro do meu patrão ele põe um processo em tribunal e sou despedido e ainda tenho de pagar os prejuizos causados. Porqu~e ninguém exige responsabilidades. Nos casos de corrupção do passado alguém foi condenado exemplarmente? E aqueles politicos que geriram mal o nosso país onde é que eles estão? Pois é estão melhor que eu de certeza.
Os portugueses ainda estão a dormir? Ou estão com a cabeça enfiada na areia?
Não percebo...

Sérgio Sabino

11:31 PM  

Postar um comentário

<< Home