quarta-feira, junho 04, 2008

sem luta e sem honra

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reduziu a sua previsão de crescimento económico para Portugal, relativa a este ano, para 1,6%. A anterior previsão apontava para uma expansão de 2%.
O relatório da OCDE aponta ainda para uma redução da taxa de crescimento potencial de Portugal, de uma média de 1,7% (2005 a 2009) para 1,2% (2010 a 2014).
De acordo com este cenário, a OCDE perspectiva que a taxa de desemprego deverá permanecer ao nível actual, ou seja, nos 7,9% em 2008 e 2009. (portugaldiario)

Estes dados uma vez mais comprovam, o que alias temos vindo a alertar desde há muito tempo - o continuo e desastroso resvalar da nossa economia. Não é por acaso que tal acontece, antes o resultado e a consequência lógica da péssima governação e da corrupção política que nos envolve.
Por mais piruetas de Sócrates e Teixeira dos Santos, a que todos os dias assistimos, com pesar, tentando branquear o estado lastimável do nosso desenvolvimento económico e social, a verdade é que o País e os cidadãos, no pós 25 de Abril, nunca passaram por tantas dificuldades. E o mais lamentável é que não se vislumbram quaisquer alternativas consequentes dos partidos da oposição. Nem tão pouco da recente “união das esquerdas”. O discurso ficou-se pela constatação do óbvio, o que já não é mau, mas não chega.

É preciso objectivar as causas profundas deste nosso empobrecimento e apontar concretamente uma nova politica alternativa económica e social.
E não é verdade que os problemas porque passamos tenham, como causa primeira, origem na especulação e alta de preços do petróleo. A crise porque passamos vem de longe agravada agora com os preços do petróleo.
Os portugueses têm sido tratados pela classe política como gado amansado num curral. E, ou rompem de vez com as rédeas que lhe colocaram ou morrerá miseravelmente de fome, sem luta e sem honra.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger

Penso que esta sua última frase deverá ser guardada porque ficará para a História...tal o significado...a coragem e o realismo que encerra.

É a pura verdade!!!!!

11:58 PM  

Postar um comentário

<< Home