quinta-feira, outubro 09, 2008

Sócrates e o neoliberalismo


Depois de nestes últimos dois anos e meio ter-mos assistido à mais agressiva e despodorada ofensiva neoliberal por parte do governo de Sócrates, no ataque aos Sindicatos através de uma nova Lei Laboral, na privatização da Saúde, com redução dos serviços prestados pelo Estado (encerramento de maternidades e centros de saúde) abrindo assim caminho para o privado ocupar com seus negócios tais espaços, com a aniquilação da Administração Publica através do PRACE, entregando sectores do Estado à gestão dos privados, com a Educação responsabilizando professores e alunos pelos insucessos escolares e atacando através de múltiplos diplomas os fundamentos do ensino público, com a privatização de sectores estratégicos da economia nacional como as energias e as águas, com toda uma linguagem neoliberal de “modernidade”e de “reformas”, aparece agora Sócrates na Assembleia da Republica a vestir a pele do antineoliberalismo, na mais despodurada hipocrisia politica, manipulando os recentes acontecimentos da crise financeira e procurando deste modo retirar dividendos políticos ao seu directo adversário politico, o PSD.
Como é evidente o PSD será tudo menos Social Democrata e não deixa de merecer umas valentes bordoadas no lombo pelo seu continuado neoliberalismo. Vindas de quem vem, é seguramente o cúmulo da ironia. E custará muito a engolir a António Borges, Ferreira Leite e companhia.

Acusa o primeiro-ministro que o PSD foi favorável à privatização da Caixa Geral dos Depósitos e que ele, como os recentes acontecimentos lhe dão razão, nunca apoiou uma tal medida.

Acontece que as verdadeiras razões porque Sócrates nunca apoiou a privatização da CGD, nada têm a ver com questões ideológicas como pretende fazer crer. Na verdade, os lugares de administração e gestão da CGD, são extremamente apetecíveis para o governo. Neles pode colocar a seu belo prazer, os mais dedicados e fiéis militantes, sustentando assim os apetites dos mais elevados quadros da sua clientela partidária e, desta maneira, poder manipular com a maior liberdade os créditos a conceder pela CGD aos “negócios” que o governo entenda. Não será de estranhar que a Mota Engil obtenha financiamento da CGD para os projectos do TGV e do novo aeroporto. Estas as verdadeiras razões porque Sócrates não apoia a privatização da CGD.

Por outro lado, em boa verdade, a CGD nunca funcionou nem funciona com características diferenciadas que poderiam advir da sua matriz Pública. Em todos os seus produtos, comporta-se como um qualquer outro banco privado. Não concede crédito mais favorável às pequenas e médias empresas de modo a regular o mercado do crédito bancário, por exemplo. Tal como a CGD existe hoje em dia, pouco importa se é privatizada ou do Estado. Para o cidadão comum tanto faz, ou melhor, seria preferível ser privatizada porque assim se evitaria a sua participação em negócios enviesados do poder político.

Demonstrou a crise financeira que as práticas neoliberais impostas tornam insustentável este regime capitalista neoliberal. E que só uma verdadeira politica Social Democrata poderá inverter este ciclo infernal de maiores desigualdades sociais, menor crescimento económico, maior desemprego, diminuição das funções sociais do Estado e perda de ética social. Com a nacionalização dos sectores estratégicos da economia nacional – Energias, Águas, Saúde, com um serviço de Saúde universal e gratuito, Educação gratuita e universal, prestigiando as organizações sindicais.
Mas, passados estes momentos de aflição, estamos certos, que tudo voltará a ser como dantes. A caminho de uma nova, mais rápida e profunda crise.

26 Comments:

Blogger José Lopes said...

Sócrates gosta sempre de andar na moda, nem que para isso tenha de fazer umas cambalhotas em que ninguém acredita. Quanto às privatizações que o 1º ministro tentou gozar, deve estar agora a ver como dar mais uma cambalhota à retaguarda, porque afinal até o (seu) chefe Bush já admite nacionalizar a banca dos EUA.
Cumps

8:08 PM  
Blogger JOY said...

Estou completamente de acordo com o que escreve neste seu post. È por isto que a classe politica está na cauda da lista quanto ao indice de confiança. Mais grave do que termos um governo que não nos convence é não termos uma oposição que nos dê esperança.

Joy

9:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro ....atão não se vê....que os Bancos .....cá do Burgo....pela política que estão a tomar sobre taxas de juro....estão mesmo a pedir a receita do Presidente Bush....?

10:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom atão e o Estado fica mesmo dono do capital dos Bancos....e assim sendo .....nomeia para as suas Adminitrações mais uma meia dúzia de gestores...? com a saída dos privados-amantes do mercado...?

10:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá...por isso eu vi aí uns catitas já a afiar o dente....sempre é mais um carrito....e gasolina....( não interessa o preço...)paga o Banco...!?

10:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tenho visto na TV ( quem paga é você....) excelentes explicações do pessoal do costume...( alguns que até pensam que não são responsáveis...) sobre a crise....se não fosse triste...daria para rir....!!!

10:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já agora que estamos em tempo de explicações.....se o Estado nacionalizar os Bancos a como irá pagar cada acção aos accionistas...


Claro..!!!.nada de alarmismos porque em Portugal está tudo bem....na América...Inglaterra e Europa..... é que está tudo mal....

10:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Será que afinal tudo estava mal por causa da Legislação Laboral....???....e falta de flexibilidade ....??...Outsorcing...e ...emagrecimento.....é que era bom ?????

10:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Presidente Francês da UE fez uma reunião dos europeus ( França, Inglaterra, Itália e Alemanha )...parece que para resolver a crise....os outros ficaram a ver.....

...agora vai convocar o G8...

.....não percebi a posição do Presidente da Comissão...nem aonde vai ser tirado o retrato de Família....!!?

Só para meu esclarecimento....caro Blogger...sabe alguma coisa sobre isso...?!!!!

10:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Governo mundial de tecnocratas...deu resultados que só os Académicos saberão estudar...por mim abria uma Faculdade só para eles poderem estudar .....com calma e sem intromissões do exterior.....

10:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas como será que se entra para gestor de Bancos...???

10:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Há por aí uns pindéricos que na Cantina só comiam yougurte e batata frita...não desistiram enquanto não apanharam cartão de sócio em club com cadeirão ( já velho....) de couro...e agora falam como se não tivessem andado por cá.....

10:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Afinal andam por aí a publicar relatórios sobre vôos de aviões...e niguém sabe nada...

Incompetência é linda....

10:41 PM  
Blogger Zé Povinho said...

Neoliberal o Sócrates? Não! Nós é que estamos a ver mal, o senhor é um ULTRA-HIPER-MEGA- LIBERAL, mas socialista, que é uma originalidade da qual se orgulha.
Bom domingo
Abraço do Zé

10:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parece que na Inglaterra vai grande confusão porque se nacionalizarem os bancos aí deixaria de haver independência na gestão privada e passaria a haver intromissão na política de rendimentos dos gestores e dos accionistas....

A gente já sabe que o inglês se fala de muita maneira....

...puxa que a desvergonha nunca morre....!?


..eu só não sei é como é que se vai para isso....de gestor de banco....

...será preciso saber ler e fazer contas....?!

5:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Há quem diga que a malta se habituou a viver acima das suas possibilidades.....

..ora.....já se sabe que malta imita tudo....


e hoje em dia não há nada que a malta não saiba logo.....

6:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por falar em crise...quando será que a gasolina desce lá no posto onde costumo abastecer-me??.....

E a taxa de juro que desce no BCE e sobe nos bancos retalhistas....?

....se calhar o melhor é fixar a taxa de juro máxima a cobrar pelos retalhistas....sobretudo para evitar a especulação...( actuando assim na vasta área da pedagogia da protecção social...)

9:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ora ainda bem...acabei de seguir um programa da TV...com os nossos banqueiros....

...e estou descansado...não há problemas por cá....podemos ir todos depositar o nosso dinheirito...que está seguro que nem aço....

...por mim o único problema é já antigo...é que capital é que não existe....

11:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Agora é que está uma grande chatice....já armada....

....quando a gasolina sobe....as acções descem e..... sobem e ......uns ganham ....( ou guardam...) dinheiro ( os gestores , claro....) .....e outros perdem dinheiro ( o pessoal....)...pois andamos muito preocupados em saber se o Governo entregou ou não o Orçamento a tempo...

Como se este Governo não entregasse tudo a tempo....


Ora veja ...há pensões que não serão actualizadas....claro que não falo da maioria de pensões mais ou menos apindericadas...do pessoal...nem daquelas que foram atribuidas com antiguidade mais ou menos de cino ou seis ou oito anos...ou mesmo daquelas que bastou estar lá .....mesmo só por uns seis meses.....

.......falo daquelas que foram constituidas com reservas matemáticas de 40 anos....mais não pode ser ....

...ora o dinheirito foi descontado e valorizado....se as pensões não são aumentadas em função dessas valorizações....quem fica com essa mais valia....???

....vou mas é aos serviços de emigração....

1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

......e..... de caminho vou ver se consigo dar umas valentes bordoadas no lombo dos tipos....

4:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Neoliberalismo, ou neosocialismo - os opostos tocam-se - dado que servem ambos os mesmos, os mais ricos, dando lugar à "previdência" pública, ou solidariedade invertida, quando o contributo comum vai directo para o privado (caso actual da "crise financeira"); anti social, porque o contributo de todos serve essencialmente as reformas astronómicas (e várias) de alguns que não foram obrigados ao mesmo período contributivo da maioria e por último é anti-desenvolvimento, pois não é fonte de investimento, antes de despesismo e desperdício.

4:03 PM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Subscrevo inteiramente o que aqui é dito. A credibilidade na classe política está moribunda e não há confiança que possa emergir das cinzas.
As medidas de recurso não parecem suficientes para travar este fim de ciclo do mercado entregue a si próprio e sujeito às flutuações da ganância, da corrupção e da especulação dos mercados financeiros.
Outra realidade há-de vir porque esta é insustentável.
Abraço

8:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Li num jornal que Portugal é o País que mais reduziu a pobreza....

....é obra.....como é tudo pobre.....qualquer coisita fica logo tudo reduzido....só que continuamos a ser os mais pobres.....não percebo nada destas estatísticas....

.....só espíritos superiores as entendem....!!!...tipo malta da banca.....condutores de BM ...tipos da gestão...ou da dança de cadeiras....etc....

7:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Flopes....sempre vai ser candidato à capital....só prejuízos....para o escritório....

7:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Finalmente.!!..

.......eu que andava hesitante quanto à próxima votação.....agora com o aumento dos funcionários públicos e respectivos aposentados...não tenho dúvida....vai direitinho....

...e os mal-dizentes e pessimistas que só falavam em crise ....que tínhamos que ...não sei quê....do déficit...e das contas e da responsabilidade e consciência cívicas....e....do aumento da produtividade...e da avaliação do mérito... e dos utentes ....e não sei que mais.....e que os funcionários ...uns burocras de primeira apanha....com assistência médica garantida.....afinal o que não queriam era trabalhar....tinham muitas férias....e pouca mobilidade...quando se alapavam nunca mais saíam do mesmo sítio....que estavam velhos e caducos.....tinham promoção certa....e reforma aos sessenta anos.... que não percebiam de nada comparados com os privados grandes gestores e cabecinhas inteligentes.....e entravam tarde e saiam cedo...que se retirem ràpidamente...porque....

.........VIVA A FUNÇÃO PÚBLICA....( sempre são uns bons milhares....com famílias...primos....amigos do lanche...colegas de supermercado....do ginásio...e do futebol..... do lar de terceira idade....e da viagem à Tunísia....e a Moscovo......vejam lá ......só isso tudo em votos....)

7:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu sempre ....mas sempre....tive a esperança que este Governo daria a volta à coisa.....

Nem podia ser de outro modo.....

...agora sim...sinto-me aliviado !!!!

1:33 AM  

Postar um comentário

<< Home