domingo, outubro 19, 2008

um Orçamento com erros


Verifica-se no Orçamento de 2009, apresentado à pressa por Teixeira dos Santos e com erros inadmissíveis, que a Despesa Publica Corrente continua em crescimento, ao contrário do que o governo quer fazer crer.
Este aumento da Despesa Pública Corrente, ano após ano, é o resultado lógico, a consequência, do modo como os sucessivos governos têm gerido a Administração Pública. Este crescimento da despesa tem servido de argumento aos neoliberais para advogarem o “Estado mínimo”.
Não creio que seja esta a solução. Até porque atrás deste “Estado mínimo” vêm desde logo os cortes nas funções sociais do Estado e, como a história destes últimos 40 anos tem comprovado, acentua-se um continuado aprofundamento das desigualdades sociais.
Assim, será necessário averiguar antes de mais quais as verdadeiras causas deste irracional aumento de despesa corrente do Estado.
Uma Administração eficaz, coerente, racional, exigente, coisa de que estamos muito distantes, é perfeitamente compatível com um estado verdadeiramente Social Democrata.Sem dúvida que, para a qualidade e extensão dos serviços que o Estado presta aos cidadãos, as despesas públicas são mais do que exageradas. Onde se encontram então as causas de uma Despesa Publica exagerada, causa do nosso crónico Défice?Ao quadro de funcionários “naturais” necessários e indispensáveis da Função Pública, a classe politica portuguesa, os sucessivos governos pós 25 de Abril, criaram uma nova classe de funcionários públicos, funcionários de topo, nomeados politicamente, sem concursos públicos e sem qualificações ou experiência adequada. Nomeados apenas por favorecimento politico e não por qualquer exigência curricular.Simultaneamente, para albergar toda esta nova casta de funcionários, criaram-se serviços paralelos aos já existentes na Função Pública, sem qualquer racionalidade ou necessidade objectiva.Os múltiplos Institutos, Comissões, Entidades, Conselhos, Gabinetes, Centros, Auditorias, Órgãos, Empresas Municipais, etc, nasceram com esta mesma lógica e são disso exemplo.É este o “esquema”que a nossa classe politica tão bem soube erguer ao longo destes últimos anos. Um mundo de privilégios para várias dezenas ou mesmo centenas de milhares de indivíduos oriundos das clientelas partidárias.Os custos, (cerca de 3,75% do PIB anual, em termos financeiros), para o País desta irracionalidade funcional dos serviços do Estado, da sua distorcida organização, da incapacidade e falta de preparação destes “gestores” de nomeação politica, agravaram-se de tal modo que se tornaram insustentáveis.O PRACE ou o SIMPLEX, são apenas simulacros de uma verdadeira vontade e capacidade de alteração, reestruturação, reorganização e racionalidade da Função Pública.
Estas, as verdadeiras causas da asfixia económica do País.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

DE ACORDO !

JOSÉ

12:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Assim vai o Mundo pelas Ilhas...o Carlitos afinal vai jogar a bola com o filho...coisa que já não fazia há um montão de anos....

...Pois perdeu...

...se ganhasse ....lá se ia o futebol com o menino....e o menino pró ....

12:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

E nós governados por esta politicada...

...gaita ....que vou mas é à pesca....

12:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

Viva o Rapaz que está ufano porque .....como diz ganhou em TODAS as Ilhas.....

...que grande feito...!!....o Tonito já o tinha feito por várias vezes....e nunca andou a botar postas de pescada....ou de cachalote....nos telejornais.....

1:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Estou muito contente ...porque finalmente ....!!! temos um orçamento ...!

...em força para 2009!!!...
.....eu já advinhava ...eu sabia....eu sabia que tinha a certeza....que nós.... os pobres....empregados e funcionários públicos...não seríamos esquecidos pelo SENHOR....First....
(os reformados que se lixem....que não fazem barulho...! )

Muito obrigado..!!..que receba graças.....que a gente esquece tudo...até essas coisas dos casamentos....e não sei quê de facto e ....homos....e esquisitices do tipo.... a gente esquece tudo .....

Vou já a correr para a urna dos votos.....

...depois só espero que me digam como é que se vai para essas coisas de membro das regulações...mundiais....

1:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Vai por aí uma crise mundial..!?...não tarda ainda os States vêm para a Europa e a Russia para os States.....

1:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Agora os tipos das estatísticas descobriram que Portugal é o País da Europa onde menos se trabalha....

...Bom em primeiro lugar parece-me que não se pode trabalhar onde nada há para fazer....


...em segundo lugar estarão os estatísticos a comparar com quem....?!.....com os trabalhadores portugueses que trabalham nos outros Países da Europa...???

1:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger....

...poderá explicar a este modesto leitor...


as reformas não serão actualizadas....mas ....e também há reformas que escapam à Segurança Social...?....

e essas ...( se é que as há...??...) não têm qualquer limite máximo..??.e serão actualizadas.....??

Prá'i uns 2,9% ?...ou mais...?

Mas então que País é este ...tem reformados e reformadinhos...???


...e o dinheirito que a gente descontou está lá...? com que rentabilidade...?


Antecipadamente grato pelas explicações....

1:23 AM  
Blogger SM said...

Peço desculpa pelo tempo de antena. Foi-lhes deixado o desafio de colaboração para uma causa aqui. Provavelmente não deram conta. É uma causa de todos. Se puderem, colaborem.

10:57 PM  
Blogger José Lopes said...

Com rosas ou laranjas a coisa tem sido igual, só que os que mamam na gamela são cada vez mais, porque vão ficando todos encaixados à sombra do Estado transformando-se milagrosamente em funcionários sem nunca terem concorrido ou merecido verdadeiramente o tacho.
Cumps

11:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas ...como é que o rapaz ficou com os olhos em bico...???

11:50 PM  
Blogger C Valente said...

è só fogo de artificio e quem se trama é o zé povinho. sempre
Saudações amigas

9:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Os modelos de competência para dirigente e gestor passam, não pelo curriculum escolar e profissional e por exames públicos, mas sim pelo oportuno «perfil», algo muito lato,dependente dos clientelismos e lealdades face aos partidos e aos barões.E depende da capacidade de um dado candidato saber montar uma adequada imagem pessoal nos corredores, cafés e bastidores dos organismos públicos e das concelhias dos Partidos.O processo funciona em escada, e muito frequentemente cada baronete tem de ter o seu staff de «cães e lacaios»:secretariados protectores,olheiros,informadores,testas de ferro,que filtrem as «sabotagens» e cuidem da imagem do baronete,a troco de uns ossos, umas cunhas e de impunidades diversas.Aliás a corporação de certos secretariados,decisivamente influente,e que domina a agenda e os contactos dos patronos,tem sido curiosamente esquecida quando surgem certas abafadas confusões...E muitos secretariados, motoristas e telefonistas,que canalizam contra-informação, são frequentemente os verdadeiros «assessores» quando o patrono quer saber algo sobre o «perfil» de dado alto funcionário!

VL

11:15 PM  

Postar um comentário

<< Home