segunda-feira, fevereiro 09, 2009

no lugar errado, na hora errada...


O mínimo que se exige a um líder partidário é que saiba fazer politica.
Saber fazer politica será estar atento, dia a dia, ao evoluir das condições económicas, sociais e políticas do País e intervir na hora, publicamente, sobre quaisquer factos ou novos acontecimentos económicos e sociais. Obrigatoriamente, sempre que os seus adversários políticos intervenham com comentários ou propostas divergentes. Nos últimos meses, todos os dias vêm surgindo novos acontecimentos - o encerramento temporário de muitas empresas, o encerramento definitivo de muitas fábricas, o despedimento de muitos trabalhadores numa escalada nunca antes vista, uma recessão galopante, um total desgoverno, com a manutenção de propostas de grandes empreendimentos totalmente deslocados da situação de grave crise económica em que o País vive, os casos de corrupção e o comportamento desleixado e servil do ministério público, a estatização de bancos, a fuga do investimento estrangeiro, a continuada cartelização dos combustíveis, enfim, um sem número de factos e acontecimentos económicos, sociais e políticos a que um partido líder da oposição não pode fugir. Pelo contrário, qualquer líder partidário minimamente capaz, de um qualquer partido da oposição, de um qualquer país, encontraria num clima politico semelhante a sua melhor oportunidade para manifestar com vigor as suas opções alternativas e desacreditar o governo.

Não é isto que se passa com o PSD. A líder do PSD, não sabe nem quer, porventura, fazer politica. Está no lugar errado na hora errada.
A política neoliberal de Sócrates esvaziou o PSD. E como a actual liderança do PSD não tem, convictamente, propostas alternativas às do governo socialista, refugia-se no silêncio e num vazio de propostas. Não é isto que o País esperaria de um partido Social- Democrata, de um partido com líderes como Sá Carneiro.

"A evolução da socialdemocracia a partir dos fins dos anos 50 foi nitidamente esta: a conciliação dos valores liberais fundamentais com um regime económico que rejeita o capitalismo liberal. Para que as liberdades sejam desenvolvidas e se dê satisfação à justiça social a social-democracia rejeitou, e bem, o capitalismo liberal e enveredou por outras formas económicas em que é mais importante uma política de preços de rendimentos, de salários, de justa distribuição de rendimentos, de participação dos trabalhadores nas empresas e nas próprias decisões conjunturais do que propriamente da propriedade dos meios de produção.

Numa social-democracia, o que é característico é o apoio dos trabalhadores industrializados: e esse apoio é tanto mais significativo quanto mais o País estiver industrializado. As sociais-democracias do Norte da Europa, por exemplo, nasceram com o apoio dos operários da indústria, mas também de agricultores, de pescadores e de pequenos comerciantes, tal como no nosso país. A nossa base social de apoio é tipicamente social-democrata. O nosso programa é um programa social democrático avançado, em relação, por exemplo, ao programa do S.P.D. alemão - e, portanto, isto afasta qualquer deturpação que se queira fazer no sentido de nos apresentar como partido liberal ou democrata-cristão, o que são puras especulaçõestendenciosas que não têm qualquer base.

É que a social-democracia, que defendemos, tem tradições antigas em Portugal. Desde Oliveira Martins a António Sérgio. É a via das reformas pacíficas, eficazes, a caminho duma sociedade livre igualitária e justa. Social-democracia que assegura sempre o respeito pleno das liberdades".
Francisco Sá Carneiro

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Excelente análise..!

Como .... aliás.... já nos habituou...

.....olhe e lhe digo..... eu sou social-democrata....!?

...de cartão e tudo...!!!

7:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quanto ao desenho...parece a Ti Maria .....há quarenta anos atrás ...à espera da carrera....pra Tomar

7:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Tonito....deixou um País cheio de ...descendentes...mesmo nos mais disfarçados basta observar os tiques...isto é os genes...e eles lá estão todos...

...os do Tonito....na atitude ...os do sucessor...Marcelo ....na concepção juridico-política....

...só que como nunca estudaram muito ...e pouco fizeram...são uns descendentes mal arrumados...


Mas...ora veja lá este tique...." aqui estou eu ...quem quiser que venha cá .....quem não vier é primário...não percebe nada ...de condição baixa....nem contas sabe fazer....próprio de lixo...!!!"

Como andaram ( todos...) nas barbas dos mestres...acham que só por isso...chegarão a mestres...

...Como se quarenta anos...fosse coisa de principiantes.....

7:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro amigo...

O Regime já deu o que tinha a dar...está só à espera da próxima novidade.....!!!!

...e todos apanham a camioneta.....( até os gágás...!? )

7:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vejo...o que já sabia...que quem faz análises destas sabe o que diz e estuda...leu ....e conhece doutrina política ...

...Só que hoje em dia ninguém lê...menos estuda e .....doutrina política pensa talvez que isso tem a ver com TV...e títulos de jornais....!?

Pelo que se vê e ouve...ninguém respeita ninguém...e opinião de alguém é coisa que nem se ouve...nem mesmo se percebe e cada um diz hoje o que não disse ontem....e esquece amanhã ....o que acabou de dizer....é um devario....abre-se a boca e vai disto....

.......é verdade que também tudo é ouvido enquanto se ataca o coelho frito da patuscada...com tinto da região ...se discute o fora de jogo que deu a vitória final....com ajuda do árbitro....ou se espera pela senha amarela na bicha para a urgência....no Hospital....

...Por isto...tudo está adequado.... e só assim se explica que pelo meio se vão alguns enchendo ...até ao máximo da rebentação....

7:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Diga-se de passagem ...

......há dias ouvi uma entrevista do Dr. Passos Coelho...na SIC...!!

Gostei....

7:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Virando o disco...

...agora que o petróleo está pelas ruas da amargura....quando será que baixa o prêço da gasolina....

7:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sempre apreciei o mercado....e a concorrência...( ou melhor ..o que alguns iluminados têm dito sobre o assunto...e outros têm feito à custa do assunto.....)....e no que toca a petróleo....ou é da minha vista..... ou há sempre a mesma voz a falar em nome de todos....?

Não deveria ser uma voz por cada concorrente...( em concorrência...)?

..isto de ver mal deve ser da idade....

8:04 PM  
Blogger Blogue de Júlio de Magalhães said...

Tendo o PS começado a fazer a política que seria a do PSD, este deixa de ter razão de existir por falta de espaço político e com uma liderança que nada ajuda. Como vão longe os tempos de Sá-Carneiro.

Aliás, a prática política, nesta Europa (comunitária?), já nada tem a ver com programas partidários, basta ver o exemplo de Tony Blair no Reino Unido! Esperemos por novos tempos.

6:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estou de acordo....a Europa só vale enquanto fôr "comoditária"...porque quando começar a apertar...é ver quem come mais e melhor.....

10:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Voltando ao PSD...ora toma e engole...com VINTE medidas....que até andas de lado.....

10:44 AM  

Postar um comentário

<< Home