sexta-feira, fevereiro 27, 2009

A "doutrina" da desresponsabilização


A facilidade, a ligeireza que o primeiro-ministro mostra ao descartar responsabilidades é deveras espantosa.
Quando agora, a CGD, numa operação financeira em que o Estado sai prejudicado em pelo menos 62 milhões de euros, antes do ministro das Finanças tentar demonstrar o indemonstrável, aparece Sócrates “sacudindo a água do capote” e responsabilizando unicamente a Administração da Caixa, por tal negociata.
Como antes, quando uma directora regional suspende de funções um professor por este ter ousado lançar uma piada que atingia Sócrates, o responsável não é a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério ou o governo, mas apenas e tão só a directora regional. Quando a PSP revista um Sindicato, em vésperas de uma manifestação, o responsável não é o ministério da Administração Interna mas os coitados dos polícias, ou mesmo quando a ASAE se excede em suas funções, o responsável nunca é o governo mas apenas os próprios órgãos da Administração Pública.

Mais grave talvez ainda, quando Sócrates e o seu governo, se desresponsabilizam, e lançam o ónus sobre as Autoridades de si dependentes, da ineficácia de combate à cartelização dos preços dos combustíveis ou aos exorbitantes preços das Auto-estradas, das telecomunicações, do gás ou da electricidade.

Todos sabemos no entanto, que as políticas são definidas pelo governo (e Sócrates com o seu feitiozinho nada deixa escapar) e que os directores e presidentes das Autoridades e demais órgãos do Estado, são escrupulosamente seleccionados politicamente e nomeados pelo governo.

Esta “doutrina” de desresponsabilização do governo, por tudo e por nada, revela, sem qualquer dúvida, um profundo desprezo pelas boas praticas democráticas, inaceitável em qualquer país democrático.
Como diz Vitorino Magalhães Godinho:
Sócrates não saberá, então, o que anda a fazer? «Sabe sim, infelizmente (...) Sabe pôr de parte todas as conquistas do mundo civilizado.»

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vamos lá a ver...

...e fazer pouco barulho...porque então .....agora que eu estou à espera que a dita Caixa me empreste umas massas...para comprar umas acções...

....a mim e ao resto do pessoal....

11:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Outro assunto...

.....Caro Blogger...já começo a perceber como é que se vai pr'a Deputado...de cá e da Europa...

11:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

E lembrar-me ...de alguns discursos logo a seguir ao 25A...


..Puxa !!!....que até me torcia todo ....

...Bom também é verdade que só os burros é que não mudam...


.....será por isso que está em vias de extinção...o burro...???

1:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nam....o burro anda é à procura da palha...

......por isso não se vê tanto....!?


....e vai...vai.... nem que seja por aí fora....

1:47 AM  

Postar um comentário

<< Home