domingo, junho 14, 2009

Neoliberalismo / Democracia Social


Na verdade, os actuais líderes europeus quer os das “esquerdas”, quer os das “direitas” vêm-se empenhando na construção e consolidação do modelo ideológico hegemónico neoliberal. Não existem quaisquer diferenças entre eles quando se trata de consolidar este pensamento único – o neoliberalismo. Alterar profundamente o papel do Estado, reduzindo drasticamente as suas Funções Sociais, privatizando múltiplos sectores e retirando-o das decisões económicas. Estas “reformas”, segundo os neoliberais, devolveriam aos cidadãos o poder das decisões económicas, garantia a eficácia da Administração Pública, diminuiria os custos do Estado e incentivaria a livre competição do mercado. E neste frenesim de pseudo-reformas, que consideram fundamentais e indispensáveis para o ingresso no novo mundo moderno, os líderes europeus não só transformam a realidade económica e social como também conseguem que tal transformação seja aceite e considerada a única saída para um maior desenvolvimento económico e social.
A realidade contudo mostra-se bem diferente. Desde a década de sessenta que nos países europeus o crescimento económico vem diminuindo, ano após ano, enquanto em paralelo vêm aumentando as desigualdades sociais.
Hoje, entramos na dinâmica do pensamento único, na ideia de que este modelo de sociedade neoliberal é o ideal. Como disse Fukuyama, guru do neoliberalismo, "a história acabou". Crer nisso é acreditar que não há futuro. O que há de grave, neste nosso momento histórico, é que não há uma proposta que se contraponha a esse modelo neoliberal de sociedade. (Frei Betto)
De facto, não parece ter surgido ainda uma doutrina, um novo projecto ideológico capaz de se contrapor à hegemonia do neoliberalismo. Quer os comunistas, defendendo a colectivização, a nacionalização dos bens de produção, não compreenderam ainda a caducidade histórica das suas propostas, quer as restantes forças partidárias da chamada “extrema-esquerda” que não nos apresentam um projecto ideológico fundamentado e mobilizador, funcionando apenas na lógica do contra poder, não se mostram como alternativas com construções ideológicas novas e mobilizadoras.
Mas os tempos reclamam uma nova doutrina, uma nova ideologia que dê corpo a uma nova forma de organização social, superior, “que contextualiza o dilema entre estatização versus privatização em novos patamares, de forma que a produção possa ser privada ou estatal, desde que submetida ao controle social. O mercado é uma força que deve ser usada, porém, desde que submetido a controles que minimizem seus excessos. A estatização total dos meios de produção se mostrou fonte de autoritarismo e estagnação cultural e tecnológica”.

Nos Posts deste Blog, que me perdoem a imodéstia, penso ter dado algum contributo nesta tarefa quando escrevi “Socialismo ou Social-Democracia? (11.12.07); Será Utopia? (12.12.07); Democracia Social (17.05.08); Partido da Democracia Social (02.06.08); A Derrota do Neoliberalismo (03.10.08); A Insustentabilidade do Capitalismo Neoliberal (07.10.08); Democracia Social I, II, III em 26 e 30 de Março e 25 Abril de 2009.

Marcadores: ,

6 Comments:

Blogger Sidharth Vemuri said...

What is the meaning of this???

6:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger

Já me habituei a ficar "derreado" com as suas análises que evidenciam um pensamento estruturado e coerente nos Posts referidos já há longo tempo...

Os meus respeitos e admiração!

Mas.... voltando...ao que vai ser o Mundo....nada de seguir a teoria do Sr....que entende que a História acabou....isso não é assim e são só tiradas de cientista que no silêncio da noite.... no seu gabinete de trabalho acaba por gritar uma verdade a que a realidade se há-de adaptar...mas não é assim....

...a realidade é que a malta continua a comer todos os dias ...ou .....pelo menos quer comer todos os dias....e alguém há-de vir e descobrir como é que isso se há-de resolver...e nessa altura lá virá alguém invocar a História e vai disto...até à próxima paragem....!!

6:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Isto quer dizer ...que hoje em dia só há burocratas ....funcionários sem rasgo para nada....

E...de tabuada só sabem a de ....somar

6:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já agora...por falar em grandes estratégias ....porquê não facultar a todas as estações de Rádio e TV...( quem paga é você...) a possibilidade de transmissão gratuita de todos os jogos de campeonatos nacionais e internacionais ...para o Povo poder ver ....????

Aliás antigamente era assim...

6:37 PM  
Blogger Pata Negra said...

Já aqui não vinha a algum tempo. Falha minha! Como diz o comentário precedente: pensamento estruturado e coerente.
Faltar o apontar dum caminho é faltar muito. Esgotou-se a receita neo-liberal e a esquerda marxista cala o que já não pode dizer. Organizarmo-nos em ideias, em organizações ou em frentes, eis a tarefa que nos cabe - tragicamente não temos líderes nem pensamentos estruturados e coerentes.
Um abraço a pensar de porta em porta

8:00 PM  
Blogger Blogue de Júlio de Magalhães said...

A aplicação generalizada do pensamento único só conduziria à tragédia planetária. Esperemos que os seus protagonistas tenham o destino que merecem.

É preciso que surjam alternativas credíveis e quem seja capaz de as incarnar.

E depressa, que o tempo urge...

8:47 PM  

Postar um comentário

<< Home