sexta-feira, setembro 04, 2009

Pressões? Hum! Será?


«Espero não ser prejudicado nas urnas e espero que toda a gente acredite no que estou a dizer. Eu não tenho nada a ver com o assunto. Tenho a certeza que nunca influenciei»

24.06.2009 - 14h19 PÚBLICO
O Ministério Público mandou arquivar a queixa do primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, contra João Miguel Tavares, colaborador do "Diário de Notícias", por considerar que o jornalista não ultrapassou os limites na crítica que fez a Sócrates, enquanto figura pública, revelou a TSF.

21.05.2008 - 18h12 Lusa
José Sócrates vai recorrer do acórdão da Relação de Lisboa que o condenou a pagar uma indemnização de 10 mil euros ao jornalista do PÚBLICO José António Cerejo, disse hoje à Lusa fonte próxima do dirigente socialista.
09 Abril 2007
E é uma pressão tonta, porque um primeiro--ministro não deve estar a telefonar quatro, cinco, seis vezes, para falar com um jornalista sobre uma informação que é pública, sobretudo quando ainda não falou publicamente dela. É tonto, porque não deve ter esses contactos. Mas objectivamente são pressão. Mesmo que na cabecinha dele não seja. Pressionou. E pressionou em privado antes de haver os esclarecimentos do gabinete em público.
21 Junho 2007
O primeiro-ministro apresentou uma queixa-crime contra o blogger António Balbino Caldeira por causa de vários escritos sobre a sua licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente (UnI). Segundo o Expresso Online, que cita fonte próxima do processo, esta informação explica o porquê do autor do blogue doportugalprofundo.blogspot.com ser ouvido no mesmo dia no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) em duas condições distintas.

12-04-2007 - 22:50h
O director do jornal Público, José Manuel Fernandes, e o responsável pela informação da Rádio Renascença (RR), Francisco Sarsfield Cabral, apontaram o dedo ao gabinete de José Sócrates, que acusam de ter exercido «pressões ilegítimas» sobre jornalistas dos dois meios de comunicação, relativamente à polémica das habilitações académicas do primeiro-ministro.

15 de Maio de 2009
Um primeiro-ministro é, antes de tudo, um cidadão. Logo, como qualquer outro, tem o direito de recorrer à justiça”. É este o comentário de Rui Hortelão ao facto do primeiro-ministro José Sócrates ter instaurado processos judiciais contra alguns jornalistas, uma opinião que vai ao encontro de 69 por cento dos inquiridos na Sonda Meios & Publicidade/Central de Informação. “Os tribunais decidirão se José Sócrates tem, ou não, razões juridicamente defensáveis para sustentar estes processos. Caso não as tenha, os órgãos de informação e os jornalistas visados, se assim o entenderem, têm igualmente o direito de acusar o primeiro-ministro de difamação ou má fé.
8 Out 08
Há duas semanas que corre uma polémica na imprensa e na blogosfera a propósito de uma conversa privada entre o primeiro-ministro e o director do Público, onde este último acusa José Sócrates de o ter pressionado com a nada velada ameaça: “fiquei com uma boa relação com o seu accionista e vamos ver se isso não se altera”.
05 Abril 2009 - 21h00
A reconstituição feita pelo CM junto de várias fontes aponta para quatro ‘recados’ sensíveis. O mais polémico estará na alusão explícita, feita por Lopes da Mota, a um pedido de Sócrates a Alberto Costa no sentido de levar o presidente do Eurojust a falar com os investigadores. 'Sócrates pediu a Alberto Costa para que eu vos transmitisse a sua enorme preocupação e que, se perdesse a maioria absoluta por causa deste processo, irá haver retaliações'. Esta será a frase mais complicada, a par de outras, em que Lopes da Mota terá falado do 'peso da responsabilidade que [os dois magistrados] tinham sobre os ombros'.
Abril 4, 2009
Para além de João Miguel Tavares, também José Manuel Fernandes, Paulo Ferreira, Cristina Ferreira e o jornal Público foram processados (notícia também aqui) por José Sócrates.
Não podendo, naturalmente, estar em causa o direito do cidadão José Sócrates processar civilmente quem considere estar a violar os seus direitos, a verdade é que ter o Primeiro-Ministro de um país a processar jornalistas e orgãos de comunicação social num contexto como este não é um cenário propriamente animador do ponto de vista do funcionamento do regime.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Neste País ...é assim...enquanto corre a sessão do croquete ...nos jardins do Palais...ou nas cavalariças do Convento....ihhh...rapaz é ver aquele que ....não há ninguém com tenha almoçado....e mais sabe de tudo...sabe-se lá do quê....!!!?

....acaba-se o croquete e .....vem a cachaporra...aí fica tudo amnésico e até...diga-se mesmo ....até nem nunca gostaram de croquete....e quanto a conhecimento...era com certeza...só alguém parecido....!

Haja vergonha !!!!...para não acontecer como no 26 do dito...era só listas....de croquetes !!!

10:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ólhó passarão...

12:33 AM  

Postar um comentário

<< Home