sexta-feira, janeiro 01, 2010

O político


O inquérito policial que investigou Ricardo Rodrigues por crimes de «viciação de cartas de crédito e branqueamento de capitais» remonta a 1997 (nº 433/97.8JAPDL), sendo que relatórios da PJ enfatizam a sua estreita ligação à principal arguida, Débora Maria Cabral Raposo, entretanto detida e em cumprimento de pena, depois de vários anos com mandados de captura internacionais, e classificada pela polícia como «burlona e traficante de estupefacientes». Ricardo Rodrigues foi sócio e advogado de Débora.
O estratagema encontrado para lesar a Caixa Geral de Depósitos foi gizado por Débora, ex-bancária e apontada como «cérebro da operação». Este expediente, permitiu à «associação criminosa» prejudicar o banco do Estado num valor aproximado de 1 milhão e meio de contos, utilizados em operações de «engenharia financeira» muito duvidosas e, segundo a PJ, com ligações a redes internacionais de tráfico de droga, com quem Débora Raposo teria estreitas relações. Um dos tentáculos destas operações era o Colégio Internacional, no Funchal, cujos sócios eram Débora, Ricardo Rodrigues e a sociedade offshore Hartland Holdings Limited, uma obscura empresa com sede num apartado da Ilha de Man, no Reino Unido.
As declarações nos autos do ex-gerente da CGD são esclarecedores: «Foi referido pelo arguido detido, Duarte Borges, na acareação (…), que tem consciência que enviou vários milhares de contos (da CGD, provenientes de empréstimos agrícolas) à Débora Raposo / colaboradores, tendo indicado, entre outros, o arguido Ricardo Rodrigues. Mais, referiu que a Débora e os colaboradores, onde se encontra o arguido Ricardo Rodrigues, negociavam Cartas de Crédito, com dinheiros dos empréstimos fraudulentos em vários países».

Como, em 2003, referia uma fonte policial, «os indícios e elementos probatórios fortes, nunca foram assim entendidos pelo Ministério Público, vá-se lá saber porquê». Seis anos depois, a Relação de Lisboa deu razão retroactiva ao agente policial estranhando não ter ele sido sujeito a julgamento.
Ricardo Rodrigues, de 51 anos, foi um dos homens-fortes do Governo dos Açores até 2004 e figura central na estratégia do líder socialista regional, Carlos César. Ocupou a pasta da secretaria regional da Agricultura e Pescas. Demitiu-se alegando uma "onda de boatos" que o envolvia num caso de pedofilia. Regressou à vida política como deputado em 2005. Hoje é vice-presidente da bancada parlamentar do PS.

jornalprivado.blogspot.com

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Puxa..vida que isto é muito pesado para a minha camioneta....!!!

Quem ouve o rapaz..até pensa que está a rebentar o vulcão dos Capelinhos....

11:07 PM  

Postar um comentário

<< Home