sexta-feira, junho 24, 2011

Comissários do capital financeiro

O papel dos governantes europeus actuais não é, como seria normal e desejável, atenuar as desigualdades sociais, proteger a sociedade dos ataques indiscriminados dos especuladores financeiros, o mesmo é dizer, do capital financeiro, dos mercados, mas ao contrário, consiste em convencer a população a aceitar pacificamente a miséria a que a querem sujeitar.
Desde 1980 que duplicou a riqueza no mundo. Na Alemanha, de 2000 a 2008, a riqueza produzida aumentou 30%, enquanto a massa salarial apenas aumentou 8%. Os países industrializados apresentam este mesmo padrão. O aumento da riqueza não corresponde em igual proporcionalidade aos rendimentos auferidos pela população, quer em salários, quer em quaisquer outros benefícios sociais. Os rendimentos provenientes do aumento da produtividade, os rendimentos provenientes do aumento da riqueza produzida, estão a ser canalizados para os mais ricos.
Será muito difícil convencer os cidadãos da bondade das novas radicais medidas neoliberais que se querem impor nos PIGS em especial na Grécia e em Portugal. Será muito difícil convencer a população a trabalhar para que 10% da população que acumula 90% da riqueza, se converta em 9% acumulando 91%.
A conversão massiva ao mercado e à globalização neoliberal, a renúncia à defesa dos pobres, do Estado de bem-estar e do sector público, a nova aliança com o capital financeiro e a banca, despojaram a social-democracia europeia dos principais traços de sua identidade. A cada dia fica mais difícil para os cidadãos distinguir entre uma política de direita e outra “de esquerda”, já que ambas respondem às exigências dos senhores financeiros do mundo. Daí o cansaço popular. E a indignação. O repúdio da falsa alternativa eleitoral entre os dois principais programas, na verdade gémeos. Daí os protestos nas praças: “Nossos sonhos não cabem em vossas urnas”. O despertar. O fim da inacção e da indiferença. E essa exigência central”: “O povo quer o fim do sistema”.

Marcadores: ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lá pelo centro da Europa ainda não perceberam que isto vai acabar tudo à porrada...? ...e é lá que ela vai doer...

Caramba...é preciso ser cego...ou então por lá anda tudo muito entretido a comer croissantes ou ....hamburguers...?

11:05 PM  

Postar um comentário

<< Home