quinta-feira, fevereiro 14, 2013

pós-crise

Passados cinco anos de implosão da ordem neoliberal, o sistema capitalista está longe de dizer “habemuspapam”.
Entre a austeridade imposta à Europa e a liquidez contra cíclica dos EUA seus cardeais ora parecem hesitar, ora ganhar tempo.
Nesta 4ª feira (13), os dois lados da crise transatlântica convergiram para um meio fio que os elucida mais que todas as palavras e aparências. A ideia é criar um grande “nafta” europeu/norte-americano, equivalente à metade da produção. Labirínticos acordos de eliminação recíproca de tarifas terão que ser vencidos para o desfecho da crise redundar nessa imensa “pátria grande dos livres mercados”.
A bandeira motivacional é defender ambas as margens do avanço implacável da concorrência chinesa.
Do ponto de vista social significa algo do tipo: façamos com o emprego, a indústria, agricultura e os serviços aquilo que a concorrência oriental faria de qualquer jeito.
 O relevante nesse aceno do consistório conservador é o fato de dobrar a aposta na mesma lógica que jogou a humanidade na pior crise desde os anos 30.
O papel reservado a governos e Estados no processo é o de sempre. E estrito: desregular, desbastar, escalpelar direitos, abrir espaços ao livre fluxo dos capitais e negócios.
E seja o que Deus quiser.
O combustível da corrida são as inovações tecnológicas assadas em fogo alto nos laboratórios das corporações globais, que tem escala e capital para isso.
De novo: "e seja o que Deus quiser".
Externalidades como o custo adicional em pobreza e desigualdade, ademais da soberania dos povos, ficam a cargo do poder de ajuste e convencimento dos respectivos centuriões locais.
Há poucos dias a banca europeia fechou a conta de seu desempenho em 2012: 55 mil demissões.
A pátria sem fronteiras dos accionistas aplaudiu.
Ajustes e aplausos equivalentes ocorrem em todas as áreas e nos diferentes pontos cardeais do planeta, mediante números equivalentes.

Saul Leblon
(continuar a Ler em Cartamaior)

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Já começo a ter o Sábado como o dia da azia....

...hoje lá li no Expresso que o "Governo quer corte permanente nas pensões....


e...lá por dentro do artigo ....a favor dos cortes argumento há que..." ou seja: para que os actuais reformados beneficiem do actual regime de pensões, é necessário que os trabalhadores hoje no ativo paguem mais - em contribuições, impostos e dívida- sendo certo que nunca irão receber, quando reformados, o mesmo que recebem os atuais pensionistas. "Se o princípio da confiança prevalecer sobre o da equidade, os futuros pensionistas são duplamente prejudicados" conclui fonte oficial...."

Caro Blogger...dispenso-me de comentar...tal a desgraça a que se chegou ...que originou esta mentalidade fraca...doentia e perigosa para o equilíbrio e sobrevivência da sociedade...

...mas olhando para experiências da História....receio que alguma coisa possa acontecer...face ao bolôr que se vai entranhando pelos entrestícios dos neurónios desta gente que arribou nem sei bem donde....

6:36 PM  
Anonymous Anônimo said...


Coisa importante que por aí preocupa as mentes políticas é a questão dos candidatos a eleições autárquicas para cargos que já exerceram por três mandatos....

podem ou não candidatar-se desde que seja para diferente autarquia...???


Pois toda a gente tem dúvidas.... mas ...giro...giro é ver as interpretações jurídicas das iminentes personalidades ...que variam conforme os respectivos Partidos têm ou não candidatos ansiosos por se candidatarem à autarquia vizinha....

...e assim poderem chegar à tal reformazita referida no comentário anterior....

Com tanto vento que tem assolado o País...cada vez mais o espírito...anda pela feira da ladra....ao sabor do melhor prêço em cada momento...

6:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...às vezes pergunto-me se certas cabecinhas que por aí andam...serão mesmo cabecinhas de vento...que dizem o que lhes mandam dizer hoje e o contrário logo a seguir...ou serão mesmo só ignorantes...?

Começo a pensar que são as duas coisas o que sempre é melhor que só uma coisa...


E ...pergunto ...não se importarão de ficar assim para a História...ou acham que tal coisa não existe...???

...e se alguma vez lhes forem pedir contas...???

7:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

É que isto está mais grave do que o outro pensa que os manda ..." tomar no cú ".....

7:03 PM  

Postar um comentário

<< Home