terça-feira, dezembro 18, 2012

a história da crise em vídeo animado


 
Muitos economistas e comentadores da nossa praça, defensores das políticas do governo e da ortodoxia austerista, pretendem desacreditar todos aqueles que imputam ao governo a prática de políticas neoliberais, uma vez que o governo vem aumentando os impostos o que é contrário à ortodoxia neoliberal.
Como considerar então o governo como um governo neoliberal se ele aumenta impostos em vez de os diminuir? De facto, reside aqui uma aparente contradição, que tem sido explorada pelos defensores das políticas do governo.
Torna-se necessário assim, desfazer essa aparente contradição. Sendo certo que os neoliberais são favoráveis a baixos impostos, isto é, são favoráveis a que o Estado não tenha recursos capazes de alimentar o estado social. Quanto menos impostos, menos estado social. Esta a razão porque os neoliberais pugnam por uma diminuição de impostos, mas, atente-se, em situações de desenvolvimento económico normal, não numa economia de um qualquer país resgatado ou em dificuldades orçamentais. É que, nestes casos, os impostos já não se dirigem ao estado social mas ao pagamento dos juros e amortizações dos credores de dívida pública. E assim, já podem existir impostos sem limite, sobretudo quando lançados sobre o trabalho, como está a acontecer entre nós. Nada de impostos sobre transacções financeiras.
Não existe assim contradição alguma. Quando os recursos dos impostos são dirigidos para o capital financeiro, tudo bem.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bem visto...caro Blogger...como sempre....!!!

1:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este Governo não é neo-liberal...nem liberal...nem socialista.... nem comunista....nem capitalista...nem feudalista...nem mercantilista...nem corporativista e muito menos cooperativista...nem federalista...nem centralista...nem racista....nem pacifista...nem trabalhista... nem republicano...nem xenofebo....nem fascista....nem urbanista...nem social democrata....nem democrata...nem cristão....nem ateu...nem .....bom... mas é uma coisa.....ora advinhe...!!!

Claro ...!..é isso mesmo...

1:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hoje ouvi um sèniôre dizer ...bom que a lei orçamental tem umas ilegalidades....mas o Tribunal Constitucional ...bom ....vamos ver...que diabo...tem que ter em conta o interesse nacional....e tal e coisa...porque no fim estamos a tratar da salvação nacional...

...Ora ...isto é que é lindo cá no PUTO...até nisto se quer meter cunha....

1:43 AM  
Anonymous Anônimo said...


Os reformados estão tramados...com esta malta...é ouvi-los ( à malta...claro )na TV ...até dá gosto....

Até parece que prá'i numa Central qualquer estão uns meninos todo o dia sentados ....à volta de uma mesa de doze ...a ver qual é que se lembra da melhor maneira de lixar a malta....nos impostos...nas coimas....nas reformas....nos remédios....nas urgências hospitalares...no IVA e no IRC...e no fim como é que havemos de lixar o A ...ou o B ...só porque são de outra geração...

Como é que esta brincadeira vai acabar é que eu não sei...mas cheira-me a esturro....

Porque a palhaçada...claro...cança-se de fazer de palhaço....e como já são tantos...e tão importantes...!!!

1:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger....aceito os seus altos e profundos conhecimentos...por isso estará disponível para me explicar o que é que os nossos líderes do Governo ( os dois....primeiros...) querem dizer que para o ano já podemos ir aos mercados...?? e... sobretudo...vamos aos mercados...para quê...??? Será para repôr os cortes já feitos nas pensões e salários dos funcionários públicos...??

Ou vamos lá ...aos mercados Privatizar a ADSE.... a Câmara Municipal de Lisboa...ou a Serra da Carregueira...os Tribunais...ou até mesmo á concessão do IMI... do IRS...ou do IUC ...a algum grupo Sul Americano ...ou mesmo do Corno de África...???


É que viver acima das possibilidades...( está como o fachismo...nunca mais!!..)...vender alguma coisa nos mercados...só se fôr ovos de Ferreira do Zêzere...confesso que não sei o que é vamos fazer aos mercados....

Se me pudesse esclarecer... ficava muito agradecido...já que pagar a consulta...já não posso porque pensão foi-se...

2:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Já agora...

...e se acabassem com todas as despesas sociais....para que é que o Governo queria os impostos....??? ...sem País...??

2:13 AM  

Postar um comentário

<< Home