terça-feira, janeiro 22, 2013

O neoliberalismo está acabado? Pense bem antes de responder

No ano 2012, as cem pessoas mais ricas do mundo enriqueceram 241.000 milhões de dólares a mais [veja nota 1]. Sua riqueza se estima agora em 1,9 trilhões de dólares, só um pouco menos que o PIB do Reino Unido.
Isto não é consequência do azar. O aumento das fortunas dos super-ricos é resultado direto de medidas políticas. Aqui vão algumas: a redução das taxas de impostos e da ação fiscal; a negativa dos Estados em recuperar uma porção dos ingressos procedentes dos minerais e da terra; a privatização de ativos públicos e a criação de uma economia de cabines de pedágio; a liberalização salarial e a destruição da negociação coletiva.
As medidas políticas que fizeram tão ricos os monarcas globais são aquelas medidas que estão espremendo todos os demais. Não é isto o que a teoria previa. Friedrich Hayek, Milton Friedman e seus discípulos – em mil escolas de negócios, o FMI, o Banco Mundial, a OCDE e mais ou menos todos os governos modernos – argumentaram que quanto menos os Estados acionem fiscalmente os ricos, menos defendam os trabalhadores e redistribuam a riqueza, mais próspero será todo o mundo. Toda tentativa de reduzir a desigualdade iria ferir a eficiência do mercado, impedindo que a maré ascendente elevasse todos os barcos [2]. Seus apóstolos levaram a cabo uma experiência global durante 30 anos e os resultados estão hoje à vista. Fracasso total.
George Montbiot* – The Guardian
(continuar a ler em cartamaior)

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Esses mercadores deviam era ir à m....

Boa noite que amanhã tenho de ir ao mercado comprar uns grelos pá sopa...

2:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Antes que o neoliberalismo esteja acabado...ainda morremos todos...!!

2:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

E mais ...o neoliberalismo não acaba...nem com uma vacina antiliberalismo...

1:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pode ser que com alguma das medidas que esses neoliberais da porra andam para aí a pensar para acabar com os velhos e reformados....o neoliberalismo velho de podre ....vá também...de vez...

1:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

Enchem a boca de neoliberalismo mas o que está a acontecer, de facto, é a sovietização do mundo ocidental feita pela alta finança e os seus sicários.só não percebe quem não quer ou é pago para dizer o contrário. Se querem saber o que era o regime soviético e dos seus satélites é ler os arquivos, estão todos abertos. Depois comparem e não me venham com meias verdades e a demagogia do costume

8:42 PM  

Postar um comentário

<< Home