sexta-feira, dezembro 21, 2012

Ganancias e terrorismo

Passos Coelho governa para os “mercados”. Não governa para os portugueses.
Para os neoliberais, não é o modelo económico que deve adaptar-se às necessidades humanas, mas precisamente o inverso, é o homem que deve adaptar-se às necessidades do sistema económico.
A economia, para Passos Coelho e o seu governo, não está ao serviço dos portugueses mas antes ao serviço dos “mercados”.
É por esta razão que o desemprego, os baixos salários, os cortes sociais, os custos insuportáveis da saúde e a miséria já bem visível por esse país fora, não o preocupam. Para ele, uma tal situação não passa de custos colaterais no supremo desígnio da imposição do novo modelo económico e social. Neste novo modelo de sociedade que ele e o seu governo pretendem impor,” custe o que custar”, os cidadãos são meros utensílios ao serviço dos “mercados”, o mesmo é dizer são meros serviçais de uma nova elite constituída por banqueiros, altos gestores de grandes empresas, políticos antigos governantes e políticos ministeriáveis. Uma nova classe dominante, insaciável nas suas ganancias e terrorista no modo como as pretende alcançar.
Só que agora, a exploração recai não apenas sobre os proletários como no século XIX e primeiras décadas do século XX, mas sobre toda a sociedade – sobre os pequenos comerciantes e empresários obrigados a fechar os seus negócios e sobre os trabalhadores em geral, quer sejam funcionários do Estado ou não. Os velhos conceitos, que julgávamos já enterrados pela história, retornam de novo com total propriedade. Não se pode chamar outro nome senão exploração ao modo como esta nova classe dominante, constituída por uma minoria reduzidíssima da população, pretende apropriar-se da riqueza gerada no país.
Com o enterro anunciado do estado social ressuscita a luta de classes, seguramente com redobrada violência.   

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Numa das últimas entrevistas da vida o Dr. Álvaro cunhal, disse que a luta de classes regressaria se o capital neoliberal que parasse.
Está à vista de todos que vamos andar à porrada.

3:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Porrada e da grossa...

12:53 AM  
Anonymous Anônimo said...



Cá por mim ...sempre fui um scial democrata...mas nunca pensei assistir no séc XXI à comunização do País...a caminho da miséria geral e colectiva mais refinada da História....

... e que isso é feito agora ...sem necessidade de fabricas ..pescadores ou campos agrícolas...sendo os funcionários constituidos por aquela malta endinheirada e burocrata que como diz o Blogger sugam a sociedade sem qualquer remorso ou arrependimento...

1:02 AM  
Anonymous Anônimo said...


Agora vai por aí grande confusão sobre Autarquias Locais ....é que querem a nomeação de um " Gestor " com poderes de decisao sempre que a Autarquia escambe pró torto em termos de massas....

...só se perde tempo...antigamente era mais prático ...nomeava-se um Intendente ....sujeito ao Intendente - Geral...e pronto...!!...

Tanto paleio...carago...!!!

1:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ora...ora...é democrata...o sistema....como no outro ...lá havia os Comitês todos...( democratas que até chateava...)...mas com o Comissário a ver....e tudo tocava como uma Orquestra ao voltear da batuta do maestro...!!!

1:04 PM  
Anonymous Anônimo said...


Não há problema...amigo.!!!..enquanto houver reformados com pensão para pagar o festejo...!!!???

1:05 PM  

Postar um comentário

<< Home