quinta-feira, outubro 03, 2013

Os erros da Troika

As políticas de austeridade impostas pela Troika são não apenas erradas mas também imorais.
Erradas porque se basearam em duas premissas falsas.
A primeira premissa falsa resulta de uma má avaliação dos chamados multiplicadores fiscais. Na verdade os planos de austeridade da Troika estavam baseados num valor do multiplicador fiscal em torno de 0,5. Isto é, por cada euro de poupança na despesa pública, o impacto na economia só seria de meio euro. Admitia-se que a força do sector privado suplantaria com folga a saída do sector público da economia e a faria crescer, gerando mais emprego do aquele que se destruía. Contudo, não foi assim. Por cada euro retirado na despesa pública, há um impacto que chega aos 1,7. Este erro da Troika, ao subestimar os multiplicadores fiscais como reconheceu o chefe do FMI, Olivier Blanchard, é responsável pelos desastres económicos, financeiros e sociais dos países europeus.
A segunda premissa falsa diz respeito aos efeitos das dívidas públicas elevadas no crescimento económico. Baseada no Relatório de Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff, que foi o principal instrumento para elaborar os planos de austeridade que afundam a Europa, tinha-se por certo, que uma dívida pública acima dos 90% provocaria um descalabro na economia dos países. Os economistas, Herndon, Ash and Pollin vieram demonstrar o colossal erro de Reinhart e Rogoff.
Imorais, porque sacrificam os cidadãos e beneficiam o infractor, o capital financeiro, responsável directo da crise. Na verdade, oferecem-se estímulos monetários à banca, num suculento negócio, dado que recebem dinheiro a 1% de juros (agora 0,5%) e o colocam em títulos de dívida pública a 5%. É uma forma camuflada de subsídio à banca, à custa de todos os contribuintes, para que ela limpe os seus activos tóxicos e melhore os seus balaços. É um subsídio cujo custo é pago pelo contribuinte deixando-o mais pobre que antes e em muitos casos sem emprego. É também demonstrativo dos laços existentes entre o sistema financeiro e o poder político, uma vez que tal política (BCE) nada faz pela economia real e pela criação de emprego.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...


Oh!..Oh..!

Será engano..????

Estou a ler no Jornal " I " que o Banco de Portugal enviou uma carta a todas as instituições financeiras a pedir informação relativa a colaboradores que auferem remunerações elevadas - um montante igual ou superior a 1 milhão de euros/ano..."

....ou seja ...mais ou menos duzentos mil contos/ano ..... quase vinte mil contos por mês....

Bom não devo estar a ler bem...num País que não tem dinheiro para pagar a luz das casas de banho...não paga os ordenados aos funcionários...não tem dinheiro para pagar as pensões dos reformados ...que recalcula as pensões dos aposentados da função pública a 2005...( alguns até já morreram...)...que aplica impostos .....taxas e sobretaxas de solidariedade...que pôe as igrejas a acudir aos necessitados que precisam de comer porque perderam emprego...casa...família...e sei lá que mais....onde nos Bancos não há crédito nem para comprar um carrinho de linhas...quanto mais para a reparação da velha canalização da casa....onde o pessoal agora passa os dias à porta dos Centros de Emprego à espera de guia de marcha para emigrar para a Alemanha agora que o Inverno aí está....para fazer a limpeza da neve nas ruas que os alemães precisam de ter sempre bem limpinhas....num País em que andamos a pedir desculpa a estrangeiros por às vezes pôr-mos a Justiça a funcionar...onde o Fisco acha que...é rico .... quem ganhe cinquenta ou sessenta contos por mês....

..... e neste País.... agora o Banco de Portugal ...armado em curioso.... quer saber quem ganha vinte mil contos por mês nas instituições financeiras...???...

...Em Portugal...???!!


...Ora só pode ser engano...não pode ser cá....

..Não acha caro Blogger...???

Ora!!... vou mas é fazer Jogging ...eliminar um bocado de colestrol....e comer um Supermaxi....para recuperação do dito...

1:29 PM  
Anonymous Anônimo said...



Parece que ....ontem..alguém do Governo anunciou uma taxa sobre produtores de energia eléctrica...

..Pois alguém veio logo dizer...que... bom..sabe....os accionistas quando compraram aí uma certa empresa produtora foi com base no valor ...à data sem taxas....e assim ....isso se calhar não pode ser...e coisa e tal e tal e coisa...há uma frustração dos accionistas.....

..pois é...tal e qual cidadão que hoje acorda com uma taxa sobre o IRS que ainda ontem não existia...tudo frustrações...!!!!

Pontos de vista...não é ..??

Olhe ...vou mas é prá rua defender a democracia ...e participar no esforço de salvação nacional...

1:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom...e não se lembrou dos prémios de gestão...

Nahmmmm..não pode ser cá.....

12:22 AM  
Anonymous Anônimo said...


...E...pá malta esquecer a TSU e a convergência das pensões da CGA ( corte de 10% ...)

...lá vem mais uma fuga de informação....agora vão "ao ar" as pensões de sobrevivência ....ou seja como já se diz.... as pensões dos viúvos...

...só que estas pensões também se destinam aos filhos menores....

...bom... isso não interessa nada.... porque estes ainda têm muito tempo para emigrar...e aqueles estão à beira de tirar o passaporte....

...tudo bem !!!! e siga o baile...!!!

11:00 AM  
Anonymous Anônimo said...


Por falar em passaporte...

Caro Blogger...

.....agora que anda tudo numa roda viva porque os tachitos das autárquicas foram dar uma volta ....como é que se arranjará um lugarzito nas listas das europeias...???

...bastará falar espanholês ....ou o melhor será tirar umas liçõeszitas de inglês tipo turista de Oxford Street...???

11:05 AM  
Blogger menvp said...

A mama dos ravioli-mafiosi tem de acabar!!!
-> De facto, os políticos são eleitos é para gerir o bem público!...
-> Toda a gente pôde ver: políticos incompetentes (fazendo jeitinhos a certos lobbys) ao contraírem dívida... conduziram o país rumo a uma espirar espiral recessiva e rumo à falência!
-> Quando um qualquer ravioli-mafiosi começa a falar em deficit e dívida pública... a resposta do contribuinte deverá ser: «o quê!? o quê!? o quê!?... os políticos foram eleitos TÃO E SOMENTE para gerir o bem público!...»
Explicando melhor, quando um político quer contrair dívida... tal terá de passar por um outro 'crivo'!... Leia-se: o contribuinte terá de reconhecer que o político em causa possui competência para tal!!!
Ora, de facto, quando uma entidade qualquer contraí dívida das duas uma:
- ou vai recuperar o investimento... ou... vai afundar-se ainda mais!...
Resumindo: o Estado só poderá contrair dívida... mediante uma autorização expressa do contribuinte - obtida através da realização de um REFERENDO.
.
.
.
P.S.
-> O contribuinte não pode andar constantemente a correr atrás do prejuízo: BPN, PPP's, etc, etc, etc.
!!!...DEMOCRACIA SEMI-DIRECTA...!!!
-> Há que apoiar os 'Políticos Disponíveis para serem Fiscalizados' (pelo contribuinte): "O Direito ao Veto de quem paga".
.
---> É uma 'regra' da democracia:
- Um ministro das finanças que dê abébias a certos lobbys tem a vida facilitada... pelo contrário, um ministro das finanças que queira ser rigoroso, tem de enfrentar uma (constante) tempestade política.
---> Mesmo depois de já terem sido estoirados mais de 200 mil milhões em endividamento... os 'Políticos Carta Branca' querem estoirar mais: eles continuam a falar em mais e mais despesa... “não enquadrada” na riqueza produzida!?!?!
.
---> Por um sistema menos permeável a lobbys, os 'Políticos Disponíveis para serem Fiscalizados' (pelo contribuinte) deverão fazer uma gestão transparente para/perante cidadãos atentos... leia-se, são necessários melhores mecanismos de controlo... um exemplo: "O Direito ao Veto de quem paga" (vulgo contribuinte): ver blog 'fim-da-cidadania-infantil'.
.
O CONTRIBUINTE TEM QUE SE DAR AO TRABALHO!!!
-> Leia-se: o contribuinte tem de ajudar no combate aos lobbys que se consideram os donos da democracia!
.
.
.
Anexo:
LOBBYS PATRONAIS E LOBBYS SINDICAIS UNIDOS:
- ambos, nas suas negociações com os governos, QUEREM MANTER O CONTRIBUINTE DE FORA… de facto, os mafiosos dos lobbys patronais (e dos lobbys sindicais) não querem que QUEM PAGA (vulgo contribuinte) possua o Direito de Vetar negociatas…
[os lobbys poderão negociar normalmente com os governos… só que… depois… a coisa terá que passar pelo ‘CRIVO’ do contribuinte: "O Direito ao Veto de quem paga"]

1:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

No Jornal " I " de hoje, 7 de Outubro....

" Chineses da EDP avisam governo que nova taxa é desagradável."

Bom...mas mesmo ao lado.... no mesmo sítio....

... Ministro Mota Soares confirma corte das pensões de sobrevivência."

...bom ..digo eu...em boa verdade isto tudo é uma questão de perspectiva...

1:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger


O regime de pensão de sobrevivência do funcionalismo público foi instituido pelo Decreto-Lei n.º 24 046, de 21 de Junho de 1934....( sabe quem assinou..?....é fácil ...)

Mais tarde foi revisto e aperfeiçoado com a Aprovação do Estatuto das Pensões de Sobrevivência, pelo Decreto-Lei n.º 142/73, de 31 de Março...sabe quem assina...? Marcello Caetano. e...quem promulga...? ..Américo Thomaz...)- com h...!!..-

...e já aí se dizia que.... abandonando um sistema facultativo surge um esquema necessariamente obrigatório...assegurando a permanente cobertura de toda a população que se deseja abranger...
...e aí se fixando em 1% das remunerações auferidas a contribuição dos servidores ...para o sistema... ( na altura eram servidores...hoje são...???.... )

Pois ...e quem beneficiava... ..neste regime ...??..os herdeiros hábeis que eram ...os cônjuges sobrevivos e os divorciados, os filhos, incluindo os nascituros e os adoptados plenamente, os netos e os pais e avós....

...Ora como se vê um bocadinho mais que viúvos...!!!!

Nem o 25 A acabou com os resquícios do antigamente ....

....mas agora sim... parece que vai mesmo tudo .....!!!!

3:06 PM  
Anonymous Anônimo said...


Através das rádios e TVs tenho estado a ouvir as reacções do pessoal à questão dos cortes das pensões de sobrevivència....e...

......em geral...tudo bem ....desde que não me cortem a minha....!!

...está tudo adequado...

A Troika e seguidores perceberam...o tique...!!!

3:11 PM  

Postar um comentário

<< Home