domingo, dezembro 13, 2020

A POLÉMICA DOS TESTES AO COVID-19

 A polémica dos testes ao Covid-19, introduzida pelos bastonários dos médicos e enfermeiros que em vez de vestirem as batas e auxiliarem no combate ao vírus preferem passear-se pelas televisões e lançarem veneno sobre tudo e sobre todos, percorre hoje todos os meios de comunicação social com o empolamento costumeiro.

Para os bastonários todos os médicos e enfermeiros e auxiliares que tivessem contacto com pessoas infectadas deveriam fazer teste.
Desde logo esquecem que tanto enfermeiros como médicos quando contactam com os doentes se encontram devidamente protegidos.
Por outro lado, não será muito lógico efectuar teste a uma pessoa sem sintomas uma vez que, dando o teste negativo num dia nada nos diz que no dia seguinte o teste não pudesse dar positivo. Seria necessário assim que a mesma pessoa fizesse testes todos os dias o que não parece fazer qualquer sentido. A medida de efectuar teste às pessoas que apresentem sintomas mesmo que ligeiros apresenta-se muito mais razoável e racional.
Sentido contudo faria a obrigatoriedade do uso da máscara a toda a gente, uma vez que os portadores infectados e sem sintomas, que circulam nos transportes públicos a caminho do trabalho ou os empregados das caixas dos supermercados, etc, onde nem sempre é possível manter o distanciamento necessário não contagiassem ninguém. (25.03.2020)